Pedalar aumenta sua capacidade cerebral, relacionamento interpessoal, saúde e felicidade.
Além de tudo ainda te ajuda a entrar e se manter em forma, saudável e com saldo bancário positivo - uma vez que é uma escolha sustentável. Sair com uma bike pode ser a melhor decisão que você pode tomar.
Ainda não está convencido? Então aqui estão 30 dos maiores benefícios de pedalar, que se espalham para sua saúde, felicidade e relacionamentos.
Pedale até o trabalho em grandes cidades e você vai chegar lá utilizando metade do tempo dos carros. Uma pesquisa da Citroen comprovou isso em grandes cidades do Reino Unido.
O jornalista e cicloativista Alexandre Nascimento conta ao blog Sou mais Bike da RPCTV que em percursos de até 8Km/h, a bike é mais rápida do que qualquer outro meio de transporte. Segundo o blog, “Diariamente, ele [Alexandre] faz o percurso de casa até o trabalho em aproximadamente 20min e esse tempo não muda nunca, pois não depende do trânsito ou do horário.”Conforme você vai ganhando preparo físico pode diminuir ainda mais o tempo, dando tchauzinho para os carros que ficam para trás - muitas vezes presos no engarrafamento.
E até em cidade que são menos congestionadas, ou possuem mais adeptos do ciclismo, você ainda consegue se locomover pelo centro ou locais de grande transitamento de forma mais rápida.
Um giro de bicicleta pela manhã pode te deixar sonolento no começo, mas sem dúvida vai te ajudar a pregar o olho quando voltar ao travesseiro.
Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, pediram para que pessoas sedentárias e com insônia pedalassem de 20 a 30min dia sim, dia não. O resultado? O tempo levado pelos insones para cair no sono reduziu pela metade, e o tempo de sono aumentou quase uma hora.
“Exercício fora de casa te expõe a luz do dia”, explica o Professor Jim Horne do Centro de pesquisa do Sono da Universidade de Loughborough. “Isso ajuda a colocar seu ciclo circadiano novamente em sincronia, e também livra seu corpo do cortisol, hormônio de stress que evita um sono profundo e regenerativo.”
O dermatologista Dr. Christopher Rowland Payne explica: “O aumento da circulação através do exercício entrega oxigênio e nutrientes às células da pele de forma mais eficaz, enquanto auxilia na eliminação das toxinas prejudiciais. Exercício também cria um ambiente ideal para otimizar a produção de colágeno dentro do corpo, ajudando a reduzir o aparecimento de rugas e acelerando o processo de cicatrização.”
Não se esqueça de passar protetor solar fator 30 antes de sair.
De acordo com especialistas da Universidade de Bristol, os benefícios de pedalar se estendem a outras partes do seu corpo.
“A atividade física ajuda a diminuir o tempo que a comida leva até chegar no intestino grosso, limitando a quantidade de água que é absorvida novamente pelo corpo e te deixando com fezes mais macias,” explica a gastroenterologista Dra. Ana Raimundo.
Além disso, o exercício aeróbico acelera sua respiração e ritmo cardíaco, o que ajuda a estimular a contração dos músculos intestinais. “Assim como te prevenir de ficar constipado, isso também te ajuda a se prevenir contra o câncer de intestino,” diz Dr. Raimundo.
A Universidade King’s College de Londres comparou cerca de 2400 gêmeos identificou que aqueles que fizeram o equivalente de apenas três giros de 45min por semana, eram 9 anos “Biologicamente mais novos” mesmo depois de descontar outras influências, como índice de massa corporal e tabagismo.
“Aqueles que se exercitavam regularmente tem um risco significantemente menor de ter doenças cardiovasculares, tipo dois de diabetes, todos os tipos de câncer, pressão alta e obesidade,” diz Dr. Lynn Cherkas, que conduziu a pesquisa. “O corpo se torna mais eficiente se defendendo e regenerando novas células.”
Vinte bicicletas podem ser estacionadas no mesmo espaço de um carro. É necessário cerca de 5% dos materiais e energia usada para fazer um carro, para construir uma bike - e ela produz zero poluição.
Bikes são eficientes também - você pedala por aí três vezes mais rápido do que faria a pé, usando a mesma quantidade de energia corporal.
Estar mais fisicamente ativo vai melhorar sua saúde vascular, o que tem efeito de impulsionar seu desejo sexual, de acordo com especialistas em saúde dos EUA. Um estudo da Universidade de Cornell também concluiu que atletas homens tem o desempenho sexual de homens que são de 2 a 5 anos mais jovens, nas mulheres fisicamente ativas, a menopausa é atrasada por um período semelhante.
Enquanto isso, as pesquisas realizadas na Universidade de Harvard descobriu que homens com mais de 50 anos que pedalam por pelo menos três horas por semana tem 30% menos riscos de impotência do que aqueles que fazem pouco exercício.
Se você está gerando um bebêzinho, pedalar pode ser extremamente benéfico. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Michigan nos Estados Unidos, mulheres gravidas que fazem exercícios regularmente se recuperam mais rápido e melhoram o humor geral durante os 9 meses de gestação.
Ainda existe 50% de chance a menos da mãe se tornar obesa e proporciona um melhor desenvolvimento neurológico dentro do útero.
“Não há dúvidas de que um exercício moderado como ciclismo durante a gravidez ajuda na condição da mãe e protege o feto,” diz Patrick O’Brien, porta voz da Universidade de Obstetrícia e Ginecologia Royal College.
Veja ainda:
Estudos realizados pela Universidade de Purdue nos Estados Unidos mostraram que pedalar regularmente pode cortar o risco de ter doenças cardíacas em 50%. E de acordo com a Fundação Britânica do Coração, cerca de 10 mil ataques cardíacos fatais poderiam ter sido evitados por ano se as pessoas se mantivessem em forma.
Pedalar apenas 30km por semana reduz o risco de doenças cardíacas a menos de metade daqueles que não fazem exercício.
Não, a gente não quis dizer que seu bumbum dentro da bermuda de ciclismo vai seduzir seus superiores, mas sim que eles vão apreciar o que o ciclismo faz pela sua utilidade na empresa.
Um de 200 pessoas realizado pela Universidade de Bristol, mostrou que empregados que se exercitavam antes do trabalho ou na hora do almoço melhoraram o tempo de trabalho e gerenciamento de carga de trabalho, e isso aumentava sua motivação e habilidade de lidar com stress.
Existem milhares de provas de que qualquer exercício físico é útil para prevenir o câncer, mas alguns estudos mostraram que o ciclismo é especificamente bom para manter as células funcionando bem.
Um estudo de longo prazo realizado por cientistas finlandeses descobriu que homens que se exercitavam em um nível moderado por pelo menos 30min por dia estavam 50% menos propensos a desenvolver câncer do que os que não se exercitavam.
Uma das formas de se exercitar de forma moderada? Pedalar até o trabalho. Outros estudos revelaram que mulheres que pedalam com frequência reduzem o risco de câncer de mama em 34%.
Várias pessoas que querem mudar alguns pensamentos acham que sair para correr é a melhor maneira de perder peso. Mas enquanto correr queima muita gordura, não é muito gentil com você - que é bem maior do que gostaria de ser.
Pense nisso: de duas a três vezes do seu peso corporal entram em contato com seu corpo quando seu pé pisa no chão. Se você pesa 100kg, é muita força pressionando suas articulações e ossos.
Ao invés disso comece com uma bike - a maior parte do seu peso é depositada no Selim, então seu esqueleto não sofre o golpe. A corrida pode esperar…
Se você está pedalando para perder peso então pode entrar na fila para uma riqueza inesperada… bem, tipo isso. O pesquisador Jay Zagorsky, da Universidade do Estado de Ohio, analisou dados de 7300 pessoas que eram regularmente entrevistadas entre 1985 e 2000 - tudo para ver como sua obesidade e saldo bancário mudaram nesse período.
Zagorsky concluiu que o aumento de um ponto no índice de massa corporal correspondeu a um índice de £800 (cerca de R$3.500,00), a menos na riqueza, ou seja, 8% da riqueza total. Então derrame alguns pontos de IMC e comece a ganhar dinheiro.
Você pensaria que um ciclista na cidade inala muito mais poluição do que os motoristas e passageiros que estão dentro dos veículos que expelem os gases nocivos. Não é assim, de acordo com um estudo realizado pelo Imperial College em Londres.
Pesquisadores descobriram que passageiros em ônibus, táxis e carros inalam substancialmente mais poluição do que os ciclistas e pedestres.
Em média, os passageiros de táxi foram expostos a mais de 100.000 partículas ultrafinas - que podem se instalar nos pulmões e danificar as células - por centímetro cúbico. Os passageiros de ônibus ficaram um pouco abaixo dos 100 mil, e pessoas nos carros inalam cerca de 40 mil dessas partículas.
Os ciclistas, por outro lado, foram expostos a apenas 8 mil partículas ultrafinas por centímetro cúbico. É pensado que os ciclistas inalam menos partículas pois pedalam nas laterais da pista e não estão diretamente na linha da fumaça de escape dos carros.
Aumentar a ingestão de sal raramente é aconselhável pelo seu médico, mas nos poucos dias que antecedem uma grande corrida ou treino, é exatamente o que você deve fazer. Isso te dá uma desculpa perfeita para comer umas batatas fritas e outras comidas salgadas que você geralmente procura evitar.
O sódio presente nesses alimentos ajuda a proteger seu corpo contra a hiponatremia, uma condição causada por beber muita água sem ter sódio o suficiente no corpo, que pode levar a desorientação, doenças e até coisas bem piores.
Pedalar é uma atividade que toda família pode praticar junto. Um bebê ou criança pode utilizar um assento para bike ou um carrinho de reboque, e por ser uma atividade tranquila para as juntas, até os avós podem se juntar.
Além disso, seus hábitos de ciclismo podem plantar sementes para sua próxima geração. Estudos confirmam que crianças são influenciadas pela escolha de exercício dos pais.
Simplificando, se seus filhos vêem você pedalando frequentemente, eles acham que isso é norma e vão querer seguir seu exemplo. Não fique surpreso, no entanto, se eles ficarem envergonhados pela sua tendência em usar roupas de ciclismo fluorescentes quando se tornarem adolescentes.
Escritores, músicos, artistas, top executivos e todos os tipos de profissionais usam o exercício físico para resolver bloqueios mentais e tomar decisões.
Um estudo mostrou que apenas 25min de treino aeróbico aumenta significantemente o pensamento criativo. O crédito vai para o fluxo de oxigênio para a massa cinzenta do cérebro, provocando seus neurônios e te dando espaço para respirar longe da confusão e das pressões da “vida real”.
Um ciclismo diário e regular traz grandes benefícios que podem aposentar sua carteirinha de membro na academia.
De acordo com o Fórum Nacional para a Fundação de Doenças Coronárias nos Estados Unidos, ciclistas que pedalam regularmente aproveitam de um nível físico que se iguala ao de uma pessoa que é 10 anos mais jovem.
Sem prêmios por adivinhar que os pulmões melhoram consideravelmente melhor do que o normal quando você pedala. Um adulto pedalando, geralmente usa 10 vezes o oxigênio que você precisa para sentar em frente a TV durante o mesmo período.
Melhor ainda, pedalar regularmente vai ajudar a fortalecer seu sistema cardiovascular ao longo do tempo, permitindo que seu coração e pulmões trabalhem de forma mais eficaz e obtenham mais oxigênio rapidamente quando necessário. Isso significa que você pode se exercitar mais com menos esforço. Isso não soa muito bem?
Fisiologistas esportivos descobriram que a taxa metabólica do corpo - a eficiência com que se queima calorias e gordura - não é apenas aumentada durante o ciclismo, mas se mantém alta durante várias horas depois.
“Mesmo depois de pedalar por 30min, você pode estar queimando um grande total de calorias depois de algumas horas parado,” diz o fisiologista Mark Simpson da Universidade Loughborough.
E quanto mais você fica em forma, os benefícios são mais profundos. Um estudo recente mostrou que ciclistas que incorporaram intervalos rápidos no seu giro queimaram 3,5 vezes mais gordura corporal do que aqueles que pedalam constantemente em um ritmo mais lento.
Substitua uma dependência prejudicial - como cigarro, álcool ou comer chocolate demais - por uma positiva, diz William Glasser, autor de Positive Addiction.
O resultado? Você será uma pessoa mais feliz, saudável, com hábitos que trazem boas coisas para a sua vida.
Antes era tido como mito, mas a infame “pira do corredor” foi provada real por cientistas alemãs. No entanto, apesar do nome, essa “pira” é aplicada a todos os atletas.
Os neurologistas da Universidade de Bonn visualizaram a endorfina no cérebro de 10 voluntários antes e depois de duas horas de exercício cardio, usando uma técnica chamada de tomografia de emissão positiva. Comparando os resultados antes e depois, encontraram a evidência de hormônios da felicidade nas regiões frontais e límbica do cérebro - áreas conhecidas por estarem envolvidas no processamento emocional e administração do stress.
O lado social de pedalar pode fazer tão bem quando o exercício físico em si, trazendo benefícios para a saúde. Pesquisadores da Universidade da Califórnia provaram que socializar aumenta o hormônio Ocitocina, que pondera a resposta “brigar ou relevar”.
Outro estudo de nove anos da Harvard Medical School encontrou que as pessoas que tem mais amigos cortam o risco de uma morte prematura em mais de 60%, reduzindo a pressão sanguínea e fortalecendo o sistema imunológico. Os resultados foram tão importantes que os pesquisadores concluíram que não ter amigos próximos ou pessoas que você possa confiar é tão prejudicial a saúde quanto fumar ou ter peso excessivo. Adicione o fato de você estar em forma por praticar ciclismo e você será um vencedor.
Mesmo se você estiver triste ou cansado quando começar o pedal, vai reparar que ao passar dos quilômetros seu estado de espírito vai melhorar muito.
“Qualquer exercício de leve a moderado libera endorfina, que gera uma sensação natural de bem estar, te ajudando a conter o stress e te deixando feliz,” explica Andre McCulloch, chefe executivo da Fundação de Saúde Mental (Mental Health Foundation).
É provavelmente por isso que hoje quatro vezes mais psicólogos prescrevem exercício físico como terapia e tratamento para depressão, comparado com três anos atrás.
“Uma sessão de apenas 30min por semana pode ser o suficiente para dar às pessoas o ‘up’ que elas precisam,” diz McCulloch.Parece não intuitivo, mas se você se sente muito cansado para pedalar, a melhor coisa que você pode fazer é sair para pedalar.
A atividade física, mesmo que por poucos minutos, é um despertador surpreendentemente efetivo. Um revisão de 12 estudos que ligam o exercício a fadiga, realizada entre 1945 e 2005, revelou que o exercício reduz diretamente os níveis de fadiga.
Não importa se os seus ritmos não são perfeitamente iguais, apenas desacelere e curta a companhia do seu amor. Muitos casais tem um ou dois “encontros” por semana.
E isso faz sentido: o exercício ajuda a aumentar os hormônios do bem estar, então depois de pedalar você vai sentir as coisas esquentarem um pouco mais - mesmo que ele não levante a tampa do vaso sanitário e o cabelo dela esteja bloqueando o ralo mais uma vez.