A sapatilha de ciclismo é responsável por proteger o pé de quem está pedalando, além de promover estabilidade e aumentar o rendimento do ciclista. As sapatilhas para mountain bike possuem solado com cravos que auxiliam na aderência com o solo quando necessário - já que o ciclista de MTB precisa enfrentar lama, pedras, e terrenos bem instáveis.
Existem modelos que são parecidos com tênis casuais, mas com a presença dos tacos para clipagem com pedal. Só que é importante lembrar que as sapatilhas foram desenvolvidas para a prática de ciclismo, não para uso em atividades cotidianas. Claro que sair para almoçar depois do pedal, ir ao banco, ou qualquer situação que precise descer da bike para resolver não será um problema usar. Mas o seu solado rígido, geralmente em plástico ou fibra de carbono torna pouco confortável caminhar por muito tempo.
Geralmente as sapatilhas são feitas de couro sintético, com borracha, fibra de carbono e alguns outros elementos, de acordo com o modelo. Todas possuem tacos para serem presos aos pedais de clipagem na hora de pedalar.
Alguns modelos possuem sistema de fechamento com velcro, outros por cadarços semelhantes aos tênis casuais. Existem ainda modelos que são presos por tiras de ajuste, outros por discos que ficam firmes ao serem girados para o lado. Seja qual for o estilo de fechamento, todas são desenvolvidas para permanecerem firmes e bem presas ao pé do ciclista.
Os tamanhos são bem variados e escolher o melhor para você é simples: basta comprar o mesmo número de sapatos que você usa no dia a dia. Claro que é importante estar atento às variáveis: você é uma pessoa que costuma inchar durante os treinos? Caso a resposta seja sim, considere comprar um número maior do que o que está acostumado. Dessa forma você poderá curtir um pedal livre do desconforto de uma sapatilha apertada ou mal ajustada.
Conheça 5 modelos de sapatilha Shimano que vão fazer sua cabeça.
A sapatilha Shimano MTB MT34 é muito parecida com um tênis convencional. Ele é bem estilosa e ideal para quem costuma descer da bike para caminhar pela cidade sem se preocupar com trocar de sapato ou machucar seu pé ao fazer isso. Boa parte de tanto conforto ao caminhar se dá pelo seu solado emborrachado, e não tão rígido quanto alguns outros modelos feitos de fibra de carbono. Ainda no solado, esse modelo conta com lâmina entressola em poliamida reforçada com fibra de vidro.
Ela possui cadarços para fechamento e uma resina reforçada na região dos dedos, que oferece maior durabilidade e resistência para o produto. Além disso, um tecido de fibra sintética respirável (Mesh) faz com que seu pé não fique suado durante o pedal. Seu peso aproximado, no tamanho 40, é de 642g (o peso pode variar de acordo com o tamanho).
Esse modelo é compatível com os tacos Shimano SPD.
Ela é feita de malha fina respirável, com couro sintético flexível e resistente. Construída com uma única peça em TPU injetado, a sapatilha cria um cabedal com peso reduzido e maior resistência. Seu solado é feito de poliamida com reforço de fibra de vidro e borracha.
Seu fechamento é feito por cadarços, mas diferente dos convencionais, esse modelo possui uma peça de ajuste na parte de cima. Essa peça faz com que o fechamento seja rápido e preciso, além de travar o cordão para que não se solte ou fique frouxo durante o pedal.
Esse modelo pesa cerca de 755g e é compatível com os tacos Shimano SPD.
A sapatilha Shimano MTB M089L é um modelo bem versátil: apesar de ter sido feita para mountain bike, ela também vai ter um ótimo desempenho no road bike ou spinning.
Ela é feita de couro sintético e malha respirável, com solado de borracha resistente desenvolvido em parceria com a marca de pneus Michelin. A lâmina entressola é feita em composto de poliamida e fibra de vidro.
Mas o grande diferencial desse modelo está no seu fechamento, que conta com um sistema de catraca para melhor ajuste na parte de cima. Ele funciona com uma tira de plástico resistente e uma trava que ajusta o tamanho da tira para o seu pé e fecha de forma segura para não escapar durante a pedalada. Ainda no seu fechamento ela possui duas tiras de velcro que proporcionam agilidade na hora de colocar e tirar o equipamento.
Qualquer modelo de pedal para MTB se encaixa nessa sapatilha, e ela possui um peso aproximado de 692g.
O fechamento é feito por sistema de catraca com fivelas micro ajustáveis e velcros na parte de baixo, que permitem ajuste ágil e preciso.
Esse modelo possui peso aproximado de 692 no tamanho 42 e vem acompanhado dos tacos.
A sapatilha Shimano XC-51 é uma das mais tecnológicas da marca, tem sua parte de cima feita de couro sintético e selada para que não entre sujeira durante o pedal. Construída em couro sintético, tem uma ótima vida útil. Sua sola tem peso leve e muito rígida, feita de fibra de carbono. A entressola é feita de fibra de vidro, conferindo resistência ao equipamento.
Seu fechamento é feito por um sistema de catraca semelhante aos modelos anteriores, mas com a diferença de ser mais largo para distribuir a tensão de forma confortável aos pés. Ela também conta com dois velcros para melhor ajuste.
Ela tem um peso peso aproximado de 645g.