Parece loucura, mas é verdade. Foi comprovado em um estudo realizado pela Universidade de Montreal no Canadá, que o exercício físico durante a gravidez pode estimular a atividade cerebral dos bebês.
Nós já mostramos para as nossas leitoras que o ciclismo durante a gravidez é super recomendado (com acompanhamento médico). Agora complementamos dizendo: além de ajudar a mãe a passar de forma mais tranquila pela fase da gravidez, o ciclismo também ajuda no desenvolvimento do seu bebê.
Saiba mais sobre Exercício físico para ciclistas grávidas.
O estudo foi feito da seguinte forma: cientistas conectaram mais de 100 eletrodos na cabeça dos bebês recém-nascidos, filhos de mulheres que eram fisicamente ativas durante a gestação. Enquanto eles dormiam, os cientistas analisaram como os seus cérebros reagiam a sons familiares. Os filhos das mães que se exercitavam tinham cérebros mais ativos do que outros nenéns com o mesmo tempo de vida. Eles possuíam uma melhor capacidade de processar sons repetidos, mostrando uma maturidade maior nas suas funções cerebrais.
Apesar da complexidade do estudo, explicação para o resultado é simples. Quando a mãe se exercita, libera na sua corrente sanguínea um hormônio chamado cortisol, que em sua função básica, serve para ajudar o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações, contribuir para o funcionamento do sistema imune e manter os níveis de açúcar no sangue constantes, assim como a pressão arterial. Quando lançado na corrente sanguínea da mãe pode promover o crescimento e desenvolvimento do cérebro do bebê.
Apesar de o estudo comprovar a influência do exercício físico para o desenvolvimento do bebê, os cientistas ainda não foram capazes de dizer a quantidade ideal ou qual a rotina de exercícios que uma mãe deve ter. Por ser um estudo recente, os pesquisadores também ainda não podem afirmar se o benefício do exercício físico durante a gravidez se estende durante os primeiros anos da criança.
Lembre-se que o ciclismo é uma atividade recomendada para as mamães, desde que com acompanhamento médico regular e sem nenhuma contra indicação. As vezes ele pode ser considerado uma atividade de risco, dependendo dos locais que você pedalar. Por exemplo, não é recomendado pedalar por estradas muito trepidosas, que te façam balançar ou forçar seu corpo para cima e para baixo.
O exercício físico durante a gravidez deve ser moderado e leve, quanto ao ciclismo, você pode pedalar por terrenos planos sem grandes subidas ou descidas íngremes. Seu objetivo será ter um giro constante com trabalho aeróbico, não força.
E você, está gravidinha e continua com o seu pedal? Já teve seu bebê e praticou atividades físicas? Conte para a gente sua experiência nos comentários abaixo.