O mundo do comércio virtual cresce a cada dia, e muita gente já sacou que comprar online é prático, rápido e seguro. Claro, existem vários aspectos a serem observados, mas quando você percebe já era: também virou fã das plataformas de compra online.
A explicação é simples: praticidade. Com fácil acesso à informação e programas que ligam você e seu eletrônico ao banco e as lojas, não é preciso nem levantar da cadeira para comprar qualquer coisa que deseja - basta um clique. Adeus horas nas filas de caixa - e horas analisando um letreiro com números para chegar sua vez de ser atendido. Adeus vendedores invasivos, que mais atrapalham do que ajudam na compra.
Nós vamos te convencer com fatos bem sólidos a ser um cliente do comércio online - e você vai ver que nem vai ser difícil acreditar nisso. Na verdade o contrário: vai perceber o quanto vai se sentir mais seguro, tendo inclusive a opinião de outros compradores para se certificar de que está tomando uma boa decisão.
Nesse post vamos falar sobre o que é e-commerce, os benefícios de comprar online e como efetuar uma compra eficaz e segura.
O termo em inglês “e-commerce” está aparecendo mais e mais em todos os lugares. Em linhas gerais, comércio online se aplica para qualquer troca comercial que envolva internet: através de sites, aplicativos e programas online. Ou seja, quando você compra em um site como a Mx Bikes, ou pede pizza por um aplicativo de celular, também está utilizando desse meio.
Ao analisarmos dados do relatório Webshoppers 36, divulgado pela Ebit (Relatórios para inteligência de negócios), vemos que no primeiro semestre de 2017 o e-commerce faturou R$21 bilhões. Crescimento de 7,5% sob o mesmo período em 2016, onde foram registrados R$19,6 bilhões. Segundo o site Profissional de e-commerce, baseado na mesma pesquisa, “O número de pedidos aumentou 3,9%, de 48,5 milhões para 50,3 milhões, e o tíquete médio registrou expansão de 3,5%, passando de R$403 para R$418”. Para o segundo semestre de 2017, estima-se um aumento de 12% a 15% nesses números.
Mas na prática, o que isso quer dizer?
Quer dizer que o mercado está em plena expansão e as pessoas estão optando cada vez mais por esse tipo de compra e venda. Sim, isso se aplica tanto a parte do consumidor quanto do comerciante: uma coisa leva a outra.
É fácil de ver que não existe comércio de sucesso sem uma boa base e cuidados com comunicação e marketing digital - voltamos ao meio online. A preocupação com redes sociais e o constante tempo que o consumidor passa navegando em tais plataformas também facilitam a venda: enquanto rola sua página do facebook, recebe anúncios de remarketing que possivelmente se tornam compras efetivadas.
Assim o crescimento do mercado se explica ainda mais: pessoas passando mais tempo online, formas inovadoras de venda online, facilidade, praticidade e porque não, segurança - como veremos a seguir.
Apesar do crescimento claro do mercado online, é fácil ver que o que ainda segura o consumidor é o medo de ser lesado durante a compra. A sensação de insegurança por não ter um local físico de reclamações, por exemplo, ou até a incerteza de saber se irá mesmo receber o produto que comprou.
Dentre os principais motivos pelo receio da compra online, ainda estão a preocupação com a privacidade e segurança, pois é preciso fornecer informações pessoais para efetuar a compra. Isso está ligado ao histórico também crescente de crimes virtuais e fraudes presentes no mercado. Mas é aí que entra um ponto importantíssimo da venda online: é preciso estar atento às dicas de segurança, reputação da loja e por que não, layout do site que está comprando.
Existem passos que geralmente são seguidos para comprar online. O primeiro deles, naturalmente, é pesquisar dentre os sites para achar o produto que mais te agrada - e ao seu bolso. Depois de achar o produto ideal é hora de se certificar da idoneidade da empresa que está fornecendo, bem como checar a veracidade do site e sua reputação online.
Não é errado desconfiar de um site só de olhar para a “cara” que ele tem. Já aconteceu com você de entrar em um site e logo desconfiar das informações dele? Pois então, você pode estar certo.
Você pode prestar atenção a elementos como logo da loja, cores, formas que parecem estranhas. Mas não se prenda a isso: muitos sites falsos são cópias fiéis dos sites originais, então apenas leve o layout como primeiro sinal de alerta.
Ok, parece que está tudo certo com o layout, hora de analisar a URL (link de acesso que fica no topo da página). Existem alguns aspectos que podem ser analisados nessa hora e o primeiro deles é o cadeado ao lado do link. Verifique se existe um ícone no formato de cadeado fechado na barra, isso significa que o site está seguro para uso. Confira um exemplo do nosso site:
Outro ponto importante: o HTTPS. Sites que possuem essas letras antes do link são confiáveis, uma vez que o último “S” é de segurança e significa que os dados trocados entre a página e o servidor são criptografados.
Além disso repare em como o link está escrito depois do HTTPS. Sites de compra confiáveis geralmente possuem links diretos e com as palavras escritas corretamente, sem muitos números e letras em sequência.
Vale a pena pontuar que é possível saber o nível de segurança do site de cada loja antes mesmo de acessá-lo. Um endereço chamado A Safe Site? avalia a página e trazem informações referentes à segurança, seja com relação à hospedagem de malwares até a sua privacidade.
Layout parece ok, link parece ok: agora use a internet ao seu favor. Pesquise a reputação da loja e os comentários de outros clientes que já compraram nela. Existem várias formas de fazer isso, você pode dar preferência para outras páginas que saiam do site da compra para ter opiniões mais sinceras.
Uma boa forma é pesquisar a loja no site Reclame Aqui. Esse site permite que os compradores reclamem de um produto, loja ou serviço, apenas colocando o nome dela na busca. Ele ainda calcula a reputação da loja e mostra ao usuário se as reclamações foram resolvidas ou não - assim é possível ver também a importância que a empresa dá as suas reclamações.
Procure a loja online nas redes sociais e confira o que as pessoas andam falando dela por lá. Lembre-se que no meio online tudo vale para conseguir informação, e geralmente as pessoas usam muito as redes sociais para fazer críticas e elogios às marcas da sua preferência.
Depois disso vale a pena ver os comentários na página do produto que você quer comprar. Ali também se encontram os comentários de pessoas que compraram o mesmo produto e avaliaram a loja, entrega, atendimento, etc.
Depois de estar seguro de que a loja é um bom lugar pra comprar, verifique a segurança do site. Não se deixe levar pela ideia de que “se tem boleto, é seguro”. Assim como existem fraudes para pegar os dados do cartão, também podem ser gerados boletos que não são verdadeiros nem destinados para efetivar a compra. Isso porque pessoas físicas também podem gerar boletos, então você pode estar pagando um boleto que direciona seu dinheiro para uma conta fraudulenta.
Para estar seguro quanto ao pagamento verifique alguns aspectos. O primeiro deles são os selos de segurança que precisam estar presentes em algum local do site, como na foto:
Depois de encontrar os selos de segurança, repare quais são as formas de pagamento disponíveis pela empresa e se ela possui a opção de serviços como PayPal e PagSeguro. Essas empresas mediam o pagamento e só liberam o dinheiro ao vendedor caso o produto seja entregue ao consumidor. Assim você pode cancelar a compra a qualquer hora e as chances de ser lesado são mínimas.
Lembre-se de manter sempre seus programas de anti-virus atualizados e funcionando. Eles podem ser o primeiro filtro para te proteger das pegadinhas na hora de uma compra online. Além disso não clique em links suspeitos que você recebe por e-mail ou spam. Busque sempre digitar o nome da loja ou procurar no google o endereço de e-mail direto do site que deseja.