As sapatilhas são equipamentos indispensáveis para qualquer um que pratica ciclismo. Elas oferecem melhor desempenho durante o pedal, além de segurança e conforto para os pés.
Elas possuem presilhas nas solas, que junto com os pedais de clip da bicicleta permitem que o pé fique fixo, sem escorregar como poderia nos pedais convencionais. O sistema de clipagem também permite que o ciclista se sinta seguro durante uma prova ou trilha, pois seus pés estão presos aos pedais, estáveis e firmes.
Mas a maior vantagem de ter uma sapatilha de ciclismo é aproveitar todos os estágios da pedalada. Em uma bike com pedais convencionais, sem sistema de clipagem, quem pedala joga a força da sua perna apenas para baixo enquanto anda. Já nas bikes adaptadas, usadas com a sapatilha própria, o ciclista não faz força apenas para baixo, mas também enquanto sobe o pedal para completar mais uma volta.
Existem diversas marcas de sapatilhas no mercado. Os valores são bem variados: é possível encontrar modelos que vão de R$150 a R$9 mil reais. Dessa forma é preciso pesquisar para achar o modelo que mais vai atender às suas necessidades, levando em consideração qual o objetivo que você vai dar pra ela. Se você estiver acostumado com pedais leves e esporádicos certamente não vai precisar de um modelo de sapatilha que custe caro. O contrário também vale: não adianta querer melhorar sua performance em competições usando um equipamento de baixo custo, com pouco conforto e proteção.
Existem dois tipos básicos de sapatilhas: sapatilhas de speed, mountain bike. A Mx Bikes é uma loja especializada em equipamentos e peças para bicicleta, trazendo aos seus clientes os melhores lançamentos - inclusive de sapatilhas.
Os modelos de sapatilhas para MTB são feitas especialmente para serem usadas em trilhas e lugares off road. Por isso possuem um solado com gomos, parecidos com travas de chuteiras de futebol. Assim permitem uma melhor fixação no pedal e em percursos onde o solo é úmido, com lama, pedras, água ou areia.
Já os modelos de speed são direcionados para o ciclismo de estrada, com solado liso e rígido. Costumam ser bem leves e aerodinâmicos. Tanto os modelos Speed quanto MTB foram feitos para manter os pés seguros e bem encaixados nos pedais, com diferentes tipos de fechamentos, que podem ser por Velcro, cordão ou disco, como veremos em alguns modelos SIDI a seguir.
Antes de tudo, lembre-se de que todos os modelos abaixo possuem tecnologia de ponta quando se trata de sapatilhas para mountain bike. Assim abrimos nosso top 5 com um desses modelos queridinhos dos atletas que buscam alto conforto: a Sapatilha SIDI Buvel.
Ela é fabricada em PVC compacto, com várias camadas sobrepostas e propriedades físico-mecânicas que garantem segurança, durabilidade e conforto. A parte de fora possui um sistema de resistência a água, com tratamento vinil no couro sintético, que não deixa o pé molhado em caso de garoa ou chuva fina.
O solado é de Nylon, com fibra de carbono para melhor amortecimento contra impactos. No calcanhar existe um sistema chamado Tallone®, que é um reforço na sua forração para que não deforme com o uso.
Seu fechamento é feito por duas tiras de Velcro + um Caliper Buckle®, que é uma faixa plástica bem resistente, ajustável, com sistema de trava para que não se solte do pé. Ao mesmo tempo é fácil de colocar e tirar, basta apenas abrir a trava acima.
A Sapatilha Sidi Eagle 7 é construída em Microfibra Microtech, que garante maior rigidez e durabilidade. Ela, assim como o modelo Buvel, também possui tratamento de resistência a umidade e água.
O solado é feito em Nylon® com fibra de carbono, com reforço em poliuretano na parte do calcanhar para garantir maior durabilidade ao produto.
O fechamento é feito por tiras de velcro aliados ao seu maior diferencial: o Sistema Instep® macio. Ele nada mais é do que uma alça forrada de EVA que distribui melhor a pressão no peito do pé do ciclista e proporciona mais conforto. Esse sistema pode ser ajustado milimetricamente para se ajustar melhor ao pé e a meia do ciclista.
A SIDI Dragon 4 veio para revolucionar o mundo das sapatilhas de mountain bike. Isso por sua tecnologia avançada e cuidado extremo com conforto e proteção. Um dos diferenciais desse modelo está no solado (em Nylon® com fibra de carbono), que possui um sistema de substituição SOLE® (SRS) permitindo remover e parafusar facilmente suas travas.
Essa sapatilha é feita com tecnologia Microfibra Techpro® e couro sintético com resistência à água. Ela possui um novo sistema de fechamento chamado Techno-3® com três tipos de ajuste personalizado. A primeira, na parte de cima é semelhante ao modelo Eagle 7, o Sistema Instep® com uma alça forrada em EVA.
O segundo fecho possui uma nova tecnologia de discos, que são girados para o lado para se prenderem e ajustarem perfeitamente ao pé. Esse tipo de fecho da segurança para o ciclista, que sabe que será impossível de se abrir sozinho. O terceiro fecho é feito por uma tira de Velcro semelhante aos outros modelos citados acima.
Outro diferencial desse modelo é o ajuste na parte traseira do calcanhar, deixando-o firme, sem sair do lugar. Por fim, ela possui uma biqueira reforçada, que aumenta a segurança e proteção para a ponta dos pés.
A sapatilha SIDI Dragon 4 Mega é um upgrade do modelo Dragon 4. Possui as mesmas características, exceto um diferencial especial: o Sistema Calzata Mega®. Esse sistema deixa a forma com 4mm a mais nas laterais, proporcionando mais espaço para os pés respirarem.
Esse sistema também adicionou mais forração na parte do peito do pé e no calcanhar, deixando os pés extremamente protegidos e confortáveis.
Fechando com chave de ouro nosso top 5, temos a sapatilha SIDI Tiger: sonho de qualquer atleta que busca alta performance e conforto.
Ela é feita de Microfibra Techpro®, com corpo externo em couro sintético ecologicamente correto chamado Oeko-Tex®. Possui tratamento de resistência contra água e umidade. Seu solado é feito em carbono Drako SRS®, leve, aerodinâmico e com uma ótima durabilidade. O solado ainda é totalmente desmontável, com peças que podem ser trocadas em caso de desgaste.
Os pontos que se assemelham com os outros modelos top são:
Regulagem traseira na parte do calcanhar para melhor ajuste com o pé;
Biqueira integrada na parte frontal;
Sistema Calzata Mega®, que deixa a forma com 4mm a mais nas laterais, proporcionando mais espaço para os pés respirarem;
Os pontos que diferenciam esse modelo são:
Suola Mtb SRS®: garantindo um solado totalmente desmontável, e não apenas partes dele como em outros modelos;
Tecnologia Tallone Sidi® que deixa o pé mais firme, reduzindo a movimentação indesejada;
Tallone Tecnico Regolabile Reflex®: nesse modelo o sistema de ajuste traseiro do calcanhar possui uma faixa refletiva para maior segurança do ciclista em período noturno.
Fotoluminescência que faz com que a sapatilha capte a luz natural do dia e converta em luz artificial para ambientes de baixa luminosidade.
Fechamento com sistema Tecno 3® duplo, onde 3 fechos de disco ajustam de cima à ponta dos pés, deixando a sapatilha extremamente firme nos pés do ciclista.