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Rolos de treino turbo: inteligentes e tradicionais para ajudar no treino indoor
29/08/2017
Equipamentos
  • Simulando a corrida, mas longe do frio ou escuro, o rolo de treino te ajuda a ficar em forma quando é muito desagradável andar de bike na rua.

  • Os rolos ‘inteligentes’ incorporam eletrônicos para medir sua potência e controlar sua resistência durante o treino. Eles oferecem um treino muito mais preciso e possibilitam corridas online com realidade virtual.

  • Os rolos de treino melhoram o equilíbrio e suavidade do ciclista. Além disso são parecidos com a estrada, mas geralmente não possuem resistência além do necessário para girar os pneus.

  • Muitos ciclistas usam os rolos de treino durante o ano todo para ter o máximo de aproveitamento em casa, fugindo do trânsito.

Essencial para uns, um instrumento de tortura para outros, o rolo de treino fixo pode ser extremamente útil para realizar seu treino sem precisar ir pra fora em dias trovejantes ou cheios de neve.

É fato, não existe nada comparado a efetivamente colocar os pneus para fora em uma estrada de verdade, mas as vezes isso pode ser traiçoeiro. Um rolo de treino turbo permite você focar nos seus treinos durante todo o inverno sem perder nenhuma corrida ou pedal. Se você está competindo ou pretendendo competir, um turbo é um jeito perfeito de fazer treinos com bastante esforço.

Se você está decidido sobre treinar e correr competitivamente, ou só planejando isso, um rolo de treino turbo é um excelente modo de fazer treinos bem específicos e direcionados. Com o medidor de batimentos cardíacos e medidor de potência para te ajudar, é possível ter um treino bem eficaz em um turbo.

Rolos de treino turbo não são apenas para o inverno. Muitos ciclistas usam ele para fazer um aquecimento antes das competições, mas eles também podem ser usados durante o ano para manter seu preparo físico sem se preocupar com o trânsito caótico no meio do caminho.

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Além disso, recursos online de treino com aplicativos como Zwift e TrainerRoad adicionaram novas dimensões ao treino indoor. Você pode andar em paisagens virtuais, seguindo os treinos pré programados ou programar seus próprios treinos personalizados. Lá existem grupos de corrida e ciclistas que podem te ajudar com motivação. Os rolos de treino turbo mais novos vão funcionar perfeitamente, mas para conseguir a maior parte desses aplicativos, você precisa de um turbo inteligente que possa ser controlado pelo app, de modo que a sua resistência muda conforme você inclina durante a corrida.  

Unidade de resistência


Um rolo turbo é um dispositivo relativamente simples. A roda traseira é suspensa em um quadro A, e o pneu gira em uma unidade de resistência. Esse é o coração do rolo de treino turbo e é aí que seu dinheiro está indo - quanto mais caro o rolo, mais avançada a tecnologia da unidade de resistência. Se você vai usá-lo com muita frequência vale a pena pagar um pouco mais para isso, mas dito isso, também é possível achar rolos simples para uso ocasional.

As unidades de resistência vem em três variedades principais: ar, fluído e magnética. Rolos turbo de resistência a ar geralmente são mais baratos devido a sua simplicidade, enquanto os de fluído oferecem uma sensação mais suave e realista durante o pedal. Abaixo uma breve explicação sobre cada um.  

Resistencia a ar: um ventilador gera resistência ao vento. Eles não são a opção mais silenciosa, também não a melhor experiência para correr, mas são baratos. Eles não são ajustáveis, então o único jeito de mudar a resistência é trocando a marca da sua bike.

Resistência magnética: são muito populares em preços baixos e médios. Uma placa de metal gira dentro de um campo magnético, então eles são simples de produzir. Você pode comprar o rolo com resistência magnética com resistência ajustável para que você possa ajustar seu treino indoor. Gaste um pouco mais e as unidade eletro-magnéticas vão oferecer mais controle.

Resistência de fluído: Geralmente são mais caras pela complexidade das suas peças internas, que oferecem uma corrida muito mais suave. Dentro da unidade de resistência um impulsor gira em óleo e pode oferecer uma grande quantidade de ajuste através de alavancas montadas no guidão.

Ajustando a resistência


Os rolos mais baratos não oferecem ajuste para resistência, deixando você para usar as marchas da sua bike para fazer qualquer ajuste. Geralmente isso pode ser mais do que suficiente, mas se você quer um turbo com resistência ajustável, você vai pagar um pouco mais por ele.  

Rolos de treino turbo básicos possuem uma alavanca na unidade de resistência, mas se torna difícil ajustá-la durante a sessão, então procure um com uma barra montada no guidão para fazer mudanças enquanto pedala.

Os rolos mais caros possuem um controle eletrônico complexo que se encaixam no guidão e entregam todo os tipos informações. Muitos dos rolos mais caros vão oferecer um ajuste de potência. Alguns deles também podem ser até plugados ao seu computador.

Houve uma explosão nos últimos anos dos rolos ‘inteligentes’ que ligam ao seu computador ou televisão e exibem vídeos 3D ou vídeos reais do mundo, para você poder correr na sua montanha favorita. Eles ajustam automaticamente a resistência de acordo com o terreno virtual e fazem seu tempo de treino ser bem mais divertido.

Quadro


Um rolo de treino turbo precisa de um quadro resistente, que não se flexione ou dobre durante a corrida. Um quadro mais pesado vai garantir mais estabilidade, o que você certamente vai querer, ainda mais se estiver fazendo seus exercícios de máximo esforço na sua cozinha.

Espaço pode ser um plus em muitas casas e vários tubos se dobram e são fáceis de guardar, mas quanto espaço eles irão ocupar, mesmo dobrados, difere de marca para marca.

A maioria dos rolos turbo possuem pés ajustáveis, assim você pode garantir um treino perfeitamente nivelado mesmo em pisos desregulados.


Montagem da roda


O rolo se fixa ao engate rápido da roda traseira, e normalmente o engate é fornecido junto com o rolo, sendo compatível com aquele modelo. Um sistema ajusta duas travas nas laterais do eixo. 

Os melhores modelos tem alavancas ergométricas que criam uma briza. A maioria dos rolos também acomoda vários tamanhos de pneus, e alguns apresentam um trinco para trazer o rolo até o pneu, evitando que você tenha que arrumar sempre que começar a sessão.

Barulho


Talvez o aspecto menos atrativo de um rolo de treino turbo é o barulho que ele faz. Ele pode soar como uma avião decolando e isso pode te causar problemas se você mora muito perto dos seus vizinhos.
Mora no primeiro ou segundo andar de um apartamento? Não espere que seus vizinhos fiquem felizes enquanto você atinge os estágios do seu treino. Alguns pneus feitos especialmente para o treino nos rolos turbo possuem um composto de borracha mais grosso, e isso pode diminuir o barulho (e desgastar mais devagar). Mas você também pode colocar esteiras ou tapete sob o rolo para diminuir o barulho.

Acessórios


Além do rolo de treino existem alguns outros acessórios que você pode considerar, mas não são essenciais. Um deles é o suporte para a roda da frente. Como o rolo segura o roda traseira no ar, vale a pena apoiar a roda dianteira. Um livro do tamanho adequado faz o truque, mas você pode comprar um bloco feito especialmente para isso, colocando a roda dianteira no ar.  

Um tapete de rolo de treino turbo foi planejado para proteger o chão das gotas de suor, o que pode ser muito útil se você pretende montar seu rolo de treino dentro de casa e está preocupado em limpar o chão depois. Eles podem ser bem úteis em apartamentos, pois também dão uma amenizada no barulho. Mas claro que você pode usar uma tira de um tapete antigo qualquer - ele vai fazer um trabalho bem parecido.

O rolo geralmente é feito de metal, e o calor gerado pela fricção dele com o pneu pode acelerar o desgaste do pneu e eventualmente deixá-lo achatado. Por isso não use seus melhores pneus se pretende fazer muitas horas de treino no seu rolo. É uma boa ideia encaixar um pneu antigo, um pneu de treino ou melhor ainda, uma roda sobressalente. Uma roda específica para rolos de treino parece um gasto desnecessário, mas os pneus para esse fim possuem um componente mais duro, de modo que não se desgastam tão fácil - e também podem diminuir um pouco o ruído.

Direção direta


Os problemas de desgaste do pneu, e até certo ponto o barulho, são evitados ou reduzidos com um capacitor de direção direta.  Você simplesmente remove a roda traseira e engata a corrente no próprio rolo. A unidade de resistência é muitas vezes fechada em uma caixa que ajuda a manter o ruído baixo.

A escolha do rolo de treino turbo


Então o quanto você deve estar preparado para gastar? Quanto usar seu dinheiro em um rolo indoor é uma pergunta difícil de responder. Você precisa ser honesto com você mesmo sobre quanto você acha que vai usar o rolo. Existem vários rolos escondidos e empoeirados nas garagens por aí.

Se for apenas um uso ocasional então um dos rolos mais baratos podem ser ótimos, mas se você pretender ficar muitas horas por semana em um rolo de treino, então você vai melhor qualidade de passeio, estabilidade e resistência em um rolo mais caro. Geralmente quanto mais caros, mais silenciosos e portanto mais adequados para usar em casa ou apartamento - isso se você estiver preocupado em incomodar seus vizinhos.


Texto original site road.cc, traduzido e complementado pelo blog Mx Bikes.

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