A estação do inverno também é a estação da gripe, e estar doente é sempre um atraso nos treinos. Leva tempo e energia para se recuperar de um resfriado ou gripe, então a melhor coisa que nós podemos fazer é ficar trancado em casa ou evitar ficar perto de qualquer pessoa. No entanto, nós não vivemos em uma bolha e isso quer dizer que estamos sim expostos à infecções. Nós não podemos evitar o contato com outras pessoas no dia a dia da nossa rotina de vida.
Nosso sistema imune está aqui para nos proteger de ficarmos doentes. No entanto, depois de um treino intenso, nosso sistema imunológico está estressado e não pode nos proteger tão bem quanto normalmente - efeito se chama “janela aberta”. Esse efeito Janela Aberta tem duração de 3 a 72h e é quando nosso corpo está mais suscetível a infecções e doenças. Por isso é muito importante ter uma boa recuperação e cuidado com seu corpo, especialmente depois de um treino pesado.
Aqui estão algumas dicas e regras que podem te ajudar a diminuir os riscos de ter um resfriado, doença ou gripe:
Tenha uma alimentação balanceada e com alimentos nutritivos - evite comida processada;
Mantenha uma boa hidratação;
Mantenha bons níveis de vitaminas e minerais (especialmente vitamina C, D e Zinco. Tomar algum multivitamínico também é uma boa ideia).
Descansar bem e se recuperar após um treino pesado.
Dormir bem - pelo menos de 7 a 8h por noite.
Mantenha seu stress diário no mínimo. Stress é tão prejudicial ao sistema imune quanto dias de treino pesado.
Não compartilhe comida ou bebidas com ninguém.
Minimize o contato com pessoas doentes.
Fique longe de pessoas que estão tossindo ou espirrando.
Evite tocar seus olhos, nariz e boca com as mãos.
Leve um álcool gel para manter suas mãos limpas.
Lave suas mãos antes de comer ou depois de ter contato com outras pessoas, banheiros ou lugares públicos.
Mucosas secas (como nariz e garganta) também facilitam a penetração de bactérias e vírus no nosso sistema imune - mais uma razão para se manter sempre bem hidratado. Você também pode usar um spray ou creme para o nariz, especialmente nos climas secos e frios.
Evite treinar excessivamente e ter fadiga crônica. Siga seu planejamento de treino ou fale com o seu treinador nos primeiros sinais de fadiga ou doença.
Use roupas apropriadas para manter a temperatura do corpo quente e evitar ficar com muito frio.
Se mesmo assim você ficar doente, aqui vão outras dicas:
Manter sua rotina de treino enquanto você está lutando contra um resfriado é um conselho muito ruim. Descanse e coloque seu foco em ficar saudável o quanto antes. Não pedale de forma alguma se estiver com febre.
Cuidado quando comprar remédios para resfriado, gripe ou tosse, eles podem conter substâncias proibidas em sua composição. Cheque com seu médico antes de comprar ou tomar qualquer medicação.
Quando você estiver se sentindo bem novamente, você por começar com um pedal leve. Você só deve retornar aos treinos se estiver se sentindo 100% e seus níveis de energia estiverem de volta ao normal. Você pode voltar gradativamente ao seu ritmo de treino normal. A regra mais importante é sempre contar ao seu treinador o quanto antes, quando não estiver se sentindo bem ou saudável