Que a bike é uma paixão explícita, todo mundo sabe. Mas muitos ciclistas deixam de lado a vontade de pedalar por conta das ruas perigosas. Na hora de viajar nada muda: a segurança no cicloturismo é imprescindível e por vezes, precária.
Mas existem coisas que você pode fazer para ter uma viagem segura e livre de dores de cabeça. Neste post você vai conferir nossa lista com 8 dicas de segurança no cicloturismo para você sair despreocupado e aproveitar ao máximo sua aventura.
Será que viajar de bicicleta pode mesmo ser seguro?
Sim. Você pode ter uma viagem segura, mas antes é preciso observar alguns pontos importantes:
1) Seu nível de experiência: Um ciclista que já fez algumas viagens de bike certamente vai ter uma percepção diferente daquele que está iniciando, justamente por ter vivido diversas situações durante os pedais. Mas isso não é motivo para desistir Se você for um novato no mundo das cicloviagens, procure se informar e planejar sua viagem em detalhes para evitar surpresas.
2) Nível de preparo físico para uma cicloviagem: Você sabe que vai passar várias horas pedalando e seu corpo precisa aguentar isso. Dessa forma, é imprescindível ter um bom condicionamento físico e escolher rotas que você vai dar conta, ao invés de se arriscar em lugares que vão além da sua capacidade física e podem te render lesões, dores, ou uma bela exaustão.
3) Nível de planejamento para uma cicloviagem: Uma viagem bem planejada tem pouquíssimas chances de dar errado, ou achar imprevistos no caminho. Procure ter bem definidos os lugares por onde vai passar, se hospedar ou visitar, as datas previstas e melhores trajetos.
4) Pesquisar opiniões sobre os lugares que vai se hospedar e estradas por onde irá passar: A internet é uma ferramenta poderosa - use ela a seu favor Pesquise opiniões sobre a segurança dos locais onde irá passar ou se hospedar.
Agora que você já tem um bom preparo e planejamento, saiba as dicas de segurança no cicloturismo para quando estiver durante a sua viagem.
Escolher um trajeto seguro faz parte da preparação para a viagem, mas é um item de extrema importância. Procure evitar estradas de trânsito caótico, perigosas, mal iluminadas ou com altos índices de assalto. Todo cuidado é pouco, afinal, sua bike estará levando todas as suas coisas importantes junto dela.
Depois de deixar tudo planejado e preparado, deixe com algum amigo próximo ou parente o seu planejamento de viagem. Dessa forma eles saberão por onde você vai passar e em quais dias, caso precisem manter contato.
Além do trajeto, deixe com seu contato o telefone e endereço das pousadas/hotéis em que irá se hospedar. Caso você use algum aplicativo ou GPS, pode compartilhar com as pessoas para terem notícias de você e souberem sua localização.
É importante levar consigo um celular pra contato. Hoje a maioria dos lugares por onde os ciclistas passam possuem 3G/4G ou sinal para ligações, o que facilita muito a comunicação. Você não precisa levar um celular de última geração, apenas algum que supra a necessidade de dar notícias aos seus amigos e familiares.
Lembre-se que mesmo que você esteja tendo dias maravilhosos na sua viagem e apenas curtindo e deixando de lado a tecnologia, quem está em casa não sabe disso. Um ligação ou mensagem é sempre importante.
Nunca viaje apenas com cartão. Lembre-se que você pode encontrar diversas situações, lojas e transportes que não aceitam esse tipo de pagamento. Além disso você pode não ter um banco próximo para sacar dinheiro. Portanto, leve sempre com você dinheiro em espécie.