Muita gente volta dos treinos com a sensação de que foi atropelado por um caminhão. Parece que as horas na bike não fazem tão bem quanto deveriam e faltam explicações para aquilo - já que você segue uma boa alimentação e prática musculação para fortalecer seus músculos nas horas vagas. Muitas podem ser as causas do seu desconforto no pedal, mas poucos sabem que às vezes o problema não está nos músculos, alimentação, tamanho da bicicleta: e sim na sua postura, equilíbrio, estabilidade e flexibilidade.
A ciência vem provando os benefícios de praticar yoga - e ela faz bem tanto para o corpo quanto alma. Se engana quem pensa que as aulas são tranquilas, regadas a incensos e música relaxante. Ok, você pode até encontrar esse tipo de coisa, mas na realidade muitas das posições de yoga exigem força e elevam seu batimento cardíaco, melhorando inclusive sua circulação sanguínea.
A prática de yoga pode ajudar você a melhorar - e muito - seu ciclismo. É o que relata o ciclista James Herrera para a revista Bicycling Brasil: “No último ano a yoga melhorou meu controle sobre a mente e o corpo, além do equilíbrio e flexibilidade. Reduziu meu estresse e me ajudou a virar uma pessoa mais focada no momento presente.”
James relutou muito para começar com a prática, mesmo com a insistência dos seus colegas. “Para aliviar uma dor chata em um dos músculos da perna, tentei me alongar. Quando me curvei para frente, percebi que tinha perdido mais que só um pouquinho da minha flexibilidade com o passar dos anos… Eu estava todo travado.” Depois disso começou com a aula para iniciantes e nunca mais parou.
Quem leva a sério a yoga sabe dos benefícios que ela trás na diminuição das dores em geral, e até prevenção de doenças. Segundo Timothy McCall, médico e editor do Jornal Yoga, existem comprovações científicas dos benefícios da yoga mundo a fora e ele mesmo testou e tratou de mostrá-los ao público.
Você pode conferir uma lista com 42 benefícios aqui no site Minha Yoga, mas nós enumeramos os principais que podem ajudar a melhorar o seu ciclismo. São eles:
Aumenta a flexibilidade do corpo
Constrói e fortalece seus músculos
Emagrece
Melhora a postura
Previne dores nas articulações
Melhora a saúde dos ossos
Protege a coluna
Melhora a circulação sanguínea
Mantém você focado
Melhora o equilíbrio
Melhora a tensão nos membros
Diminui suas dores
Promove um melhor autoconhecimento corporal
Esses benefícios já são motivos o suficiente para incluir a yoga na sua rotina, certo? Então não desista de primeira e comece as aulas (podem ser inclusive pelo youtube, já que existem ótimos canais sobre o assunto hoje em dia).
Confira abaixo algumas posições que nós selecionamos para ajudar a melhorar o seu ciclismo.
Algumas áreas do corpo são mais forçadas na hora de pedalar. Portanto você pode focar nelas para fazer alguns exercícios e otimizar seu ciclismo. Essas áreas são: coxas, quadris e ombros - você pode fazer as posturas que vamos citar abaixo para aumentar a força e flexibilidade dessas áreas. A dica é fazer antes de sair de casa e novamente ao voltar.
A postura do arco trás vários benefícios para o corpo. Entre eles:
Alonga o Tórax e os pulmões
Fortalece os braços e pulsos, pernas, nádegas, abdome e coluna
Estimula a tireoide e a hipófise
Aumenta a energia e neutraliza a depressão
É terapêutica para asma, dor nas costas, infertilidade e osteoporose
Conforme a imagem, deite de barriga no chão e segure seus pés com as suas mãos, dobrando os joelhos para cima. Você vai ficar curvado como se fosse um arco e manterá a postura por 30 segundos - ela vai relaxar os seus ombros.
O foco dessa postura é a flexibilidade, ela trabalha os quadris e as costelas. Não é indicada para quem tem problemas no quadril, joelhos, ossos e tornozelos.
Comece apoiado sobre as mãos e os joelhos, com a palma da mão logo abaixo dos ombros. Puxe o joelho para entre as mãos e, aos poucos, incline a perna para a direita, aproximando o tornozelo do pulso esquerdo. A parte de fora da panturrilha deve ficar estendida (ou quase) sobre o chão. Estenda a perna esquerda para trás, de modo que o peito do pé fique virado para o chão. Use as pontas dos dedos para pressionar o solo até deixar as costas eretas. Alinhe o tronco e os quadris. Se possível, vá colocando as mãos para frente até encostar o peito no chão. Mantenha a postura de 30 a 60 segundos, depois repita para o outro lado.
Confira abaixo o vídeo do canal Yoga com Gabi Dias que ensina como fazer a postura do pombo com a perna esticada, passo a passo.
Benefícios:
Fortalece e alonga as pernas e coluna vertebral;
Tonifica os órgãos abdominais;
Acalma o cérebro;
Alivia a dor leve nas costas.
Contra-indicações:
Pessoas com problemas lombares: Evitar a curva para a frente completa.
Para realizar a postura Prasarita fique de pé, com os pés bem afastados (cerca de duas vezes a largura dos seus ombros, ou se você tiver um tapete de yoga, a distância entre as duas extremidades). Com os pés paralelos, incline-se para frente e deixe a cabeça cair entre as pernas. Com os cotovelos relaxados e os joelhos levemente dobrados conforme necessário, ponha as mãos no chão entre as pernas e arraste-as para trás dos calcanhares - ou tão para trás quanto você conseguir. Mantenha a pose por 30 a 60 segundos.
Ainda no canal Sikana, aprenda como realizar corretamente a postura.