Seguir um canal que você goste no YouTube é tudo de bom. A informação é rápida, dinâmica e o melhor de tudo é que você pode ver os vídeos em qualquer momento do seu dia, pois são bem curtos em sua maioria. Mesmo os mais compridos valem a pena quando a informação é envolvente né? Como se você estivesse vendo um filme ou série e não pudesse perder de jeito nenhum o próximo capítulo.
Assim os canais vão nos cativando. Os criadores de conteúdo estão dando importância pra essa plataforma de vídeo e os benefícios que ela trás para o expectador. Sendo assim, de cerca de dez anos pra cá, os canais no YouTube cresceram drasticamente em número e, aqueles que conseguiram se adaptar e levar conteúdo de qualidade, também adquiriram vários seguidores.
A gente pode ir além: é só digitar “como montar uma bicicleta” na barra de pesquisa, e lá estão vários vídeos dispostos a te mostrar o passo a passo da montagem. Nesse caso basta você ter tempo livre e vontade de colocar a mão na massa, a parte difícil o canal te ensina.
Sendo assim pensamos em reunir alguns dos maiores canais sobre bike no YouTube e mostrá-los para você leitor. Acompanhando alguns deles você vai tirar milhares de dúvidas, e também encontrar outras pessoas que assim como você, também são apaixonados por ciclismo.
Antes de te mostrar esses 5 incríveis canais, precisamos dizer que todos tem um nível muito bom de conteúdo. Justamente por isso, são parecidos em algumas estruturas. Um exemplo disso é a divisão de temas que geralmente se apresenta como dicas, reviews de equipamentos, acessórios ou bicicletas, curiosidades sobre o mundo da bike e algumas vezes opiniões sobre temas públicos que envolvem o assunto.
O que vai diferenciar esses canais é a sua percepção sobre o conteúdo e apresentadores, sempre tem alguém que você se identifica mais e por isso ver o vídeo se torna leve de ver.
O canal Ride Bike surgiu a partir do blog que leva o mesmo nome. Nascido em 2014, é o mais jovem do nosso ranking. Rafael, que toca o projeto e entra em cena como vlogger e apresentador, tem uma linguagem bem tranquila e fácil para qualquer um entender. O canal tem hoje mais de 35 mil inscritos, e os vídeos são basicamente do Rafael e alguns convidados fazendo reviews de produtos e bikes, mostrando seu treino, dando dicas e falando curiosidades para todos que se interessam por bicicletas.
Para ter uma noção de como funciona esse canal, trouxemos um dos vídeos onde eles mostram como limpar um óculos de ciclismo modelo 100% Speedcraft Short lens.
O canal Bike é Legal é divertido e cheio de conteúdo de qualidade - Não é à toa que eles tem mais de 51 mil seguidores no YouTube. Apresentado pela simpática Renata Falzoni, o canal nos traz uma equipe de peso com Murilo Azevedo e Thiago Maihara responsáveis pelo roteiro, filmagem e edição. Além disso, tem apoio do banco Itaú.
Em terceiro lugar trouxemos o canal Onde Pedalar, uma referência de conteúdo para o Brasil inteiro. Se você pesquisar nos comentários dos vídeos, vai ver milhares de pessoas elogiando e constatando: “canal simples e direto”. De fato O apresentador Marcelo Rudini não tem firulas: usa o espaço de casa para fazer um canal totalmente independente.
O canal nasceu em 2010, e nele são mostrados treinos de dia, a noite, opiniões sobre equipamentos, acessórios, roupas de ciclismo, dicas para pedalar e principalmente, notícias do mundo do ciclismo internacional.
Separamos abaixo um vídeo que se chama “A arte de desmontar e limpar a suspensão de uma mountain bike” - aproveite.
Enfim chegamos no queridíssimo canal Pedaleria. Feito com capricho e bom humor, o Pedaleria traz temas que interessam desde aos ciclistas menos inexperientes, até aos que sempre estão girando por ai.
Com quase 430 mil inscritos no canal, eles são um sucesso de visualizações. Grande parte também se dá pelo carisma e competência do Edu Capivara, que apresenta a maioria dos vídeos e usa seus quase 30 anos de experiência para dividir boas histórias com o espectador.
Eles tem um leque imenso de temas e assunto, todos dizem respeito à bike, ciclismo, atleta, equipamentos, hábitos e dicas para pedalar. Confira abaixo um exemplo, com o vídeo “Fita antifuro caseira, eficiente e barata”.
Se você entende bem inglês, não precisa se prender apenas aos canais brasileiros. Existem outros canais internacionais que são incrivelmente bons, saca só:
Sim O canal Global cycling network foi criado em 2012 e com mais de um milhão de inscritos tem a missão de levar informações e dicas para os ciclistas de todas as modalidades. Eles visitam e rodam em lugares incríveis como por exemplo, Alpe D’Huez - palco da Volta à França, Mont Ventoux entre outros. Segunda a própria descrição do canal:
“Nós te mostramos como ser um ciclista melhor com os nossos vídeos de manutenção para bike, dicas para melhorar a habilidade, top 10 do ciclismo, sem esquecer do nosso show semanal GCN.”
Confira abaixo um vídeo do canal.
Vertente do Cycling Network, o Global Mountain bike network foi criado em 2014 e tem mais de 600 mil inscritos no canal. Ele é um canal feito para os amantes de MTB, ou seja, você vai ver muita trilha, downhill, cross country e claro, lama.
O canal conta com profissionais e ex profissionais para informar, entreter e inspirar seus espectadores a serem melhores mountain bikers. Isso inclui vídeos como:
- Como pedalar mais rápido com conhecimento especialista;
- Conserte qualquer coisa com o conhecimento profissional;
- Pedale qualquer modalidade com a habilidade de um ganhador de Copa do Mundo;
Entre outros assuntos. Veja abaixo um vídeo do canal:
Além desses dois principais, confira esses outros canais que podem te agradar muito:
- Seth’s bike hacks (Foco em BMX e freeride)
- Chris Carter Live - MTBtips