Se escolher o sistema de marchas e quantidade de Coroas na bike já é difícil para quem está descolado no ciclismo, imagine para quem está começando. A verdade é que algumas informações podem te ajudar nessa missão, além de tirar dúvidas que parecem cabeludas, mas são bem simples.
Entre número de dentes, diâmetro da coroa, tamanho da corrente, marca e finalidade, é bem fácil de se perder montando seu próprio sistema. E por incrível que pareça, várias dúvidas surgem quando o assunto é coroa: “Qual a quantidade ideal de coroas para minha bike?”, “Se eu diminuir as coroas, vai faltar marcha para subida ou descida?”, “o que a coroa influencia na vida útil do meu sistema?”.
A MXBikes está aqui para tirar essas dúvidas. Confira agora as respostas para as dúvidas frequentes sobre a coroa.
Para começo de conversa, você precisa pensar em qual a funcionalidade que vai dar para sua bike, ou seja, quais modalidades se interessa mais em praticar? Isso vai fazer diferença na hora de escolher a quantidade de coroas para sua bike.
Atualmente os fabricantes estão diminuindo o número de coroas nas bikes e existem alguns motivos bem plausíveis para isso.
Um deles é o cruzamento da corrente. Mesmo em uma bicicleta que tenha várias opções de marchas, é difícil você usar todas de fato. O motivo é conhecido: o cruzamento da corrente pode diminuir a vida útil do sistema. Sendo assim, os fabricantes resolveram diminuir o risco de acontecer esse problema, tirando uma ou duas coroas dos seus modelos de bike.
Além do cruzamento da corrente, outro motivo bem óbvio para diminuir a quantidade de coroas está no peso. Com apenas uma coroa, não há necessidade de passador no câmbio dianteiro e o peso da bike diminui - isso faz diferença na hora de adquirir velocidade.
Levando em consideração essas informações, junto com a modalidade que pratica, junte os pontos: Se você participa de trilhas e competições altamente técnicas que precisam de bastante agilidade para troca de marchas, você deveria pensar em adotar uma coroa.
Se você é um ciclista versátil, que curte mesclar longos treinos em estradões de mais de 100km e também pedalar nas trilhas, é aconselhável usar duas coroas.
Se você gosta de passear, realizar cicloviagens longas e com pouca técnica, passa a maior parte no estradão, o ideal pode ser um sistema tradicional de três coroas.
Você pode fazer um teste calculando as velocidades máximas e mínimas que pode alcançar usando cada uma das quantidades de coroas, dessa forma vai ter certeza de não precisar usar a expressão “vai faltar marcha”.
O redator Fernando do blog Aventrilha explica como isso funciona de uma forma bem simples e didática, como veremos a seguir. Basicamente, disse que algumas calculadoras na internet podem calcular o máximo e mínimo de velocidade de acordo com seu sistema de marcha, mas com alguns exemplos simples é mais fácil de entender.
Considerando uma rotação de 90rpm e um Cassete de 11-42, de acordo com a quantidade de coroas, sua velocidade ficaria assim:
Uma corrente menor pode torcer demais, tensionar e ficar sob mais pressão do que foi feita para aguentar. Assim pode arrebentar e causar um transtorno na hora do seu treino, portanto tome cuidado na hora de comprar as peças de bike para o seu sistema.
Para ter uma ideia melhor se você está ou não tensionando demais sua corrente, dê uma olhada na imagem ao lado. Ela mostra as formas corretas e incorretas de combinações de marchas de acordo com a Coroa e Cassete.