Você já pensou em ensinar alguém a pedalar? As crianças têm mais facilidade de aprender: seu filho, sobrinho, filho de um amigo. Mas e se for um adulto ou um idoso? Muita gente não teve a oportunidade de aprender enquanto era mais novo, mas ainda dá tempo.
Por isso viemos dar três dicas importantes, dadas pelo canal Pedaleria no YouTube, para facilitar o aprendizado.
Segurança em primeiro lugar, então um capacete, luvas e um bom tênis são imprescindíveis. Por enquanto, esqueça aquela regra de altura ideal do Selim - nesse momento isso só atrapalha. Quem está aprendendo sente insegurança, portanto o Selim deve estar ajustado para que o ciclista sentado, consiga colocar os dois pés no chão a qualquer momento.
Oriente para que esse aprendiz mantenha pelo menos dois dedos nas manetes de freios. Nesse momento, como a velocidade é baixa, pode ser apenas o freio traseiro, pois o freio dianteiro pode assustar um pouco - principalmente se ele aplicar muita força na manete.
Para quem nunca pedalou, é muita coisa para cuidar ao mesmo tempo: o guidão, as manoplas, os pedais, o equilíbrio. Então é melhor separar as coisas: as crianças aprender melhor e mais rápidas com as bicicletas de impulso, usando suas pernas para impulsionar e seguir em frente. Isso também pode ser feito com os adultos, basta tirar os pedais da bike. Dessa forma fica mais fácil acostumar com o movimento lateral e você não tem os pedais para se enroscar.
No começo é só uma caminhada com a bicicleta entre as pernas, depois o impulso aumenta e a velocidade tende a crescer. Lembrando que quanto mais lento, mais difícil é, porque o conjunto bicicleta + ciclista se estabiliza a partir de uma certa velocidade.
O local para aprender tem que ser tranquilo e seguro. Evite locais com muito tráfego de pedestres e carros. Se escolher um parque público, prefira os dias mais vazios - nos finais de semana eles estão sempre lotados e isso aumenta os riscos de acidentes.
No início, para trabalhar melhor a questão dos impulsos, procure um espaço onde o piso tenha uma pequena inclinação. Assim você tem que se focar apenas no guidão e no equilíbrio, a bike vai andar sozinha. Quanto menos coisas para você prestar atenção, mais fácil de aprender.
Assim que você começar a ganhar mais confiança e equilíbrio já pode usar os pedais, mas mantenha em uma rua com pequena inclinação ou bem plana. Lembrando que o ato de pedalar inclina a bike para o lado em que você estiver aplicando força no pedal, então fique bem relaxado e tranquilo em cima da bicicleta, pois se tentar ficar duro, impedindo os movimentos naturais dela, vai prejudicar seu equilíbrio.
Se você for ajudar alguém com um impulso, faça isso com a mão aberta, apoiada nas costas. Jamais segure atrás do Selim como muita gente faz, isso tira o equilíbrio do ciclista.
Outro ponto importante: nunca coloque as mãos no guidão da pessoa que está aprendendo. Isso acaba com o equilíbrio por completo e cria uma dependência enorme de quem está ajudando.
Esperamos que essas dicas te ajudem a começar a pedalar, ou ajudar alguém que está precisando no início. Continue acompanhando nosso blog para novas dicas e sugestões.