Para os ciclistas o cuidado aumenta: são horas de exposição durante os treinos, viagens e passeios de bike. E a pele é só um dos pontos: ainda é preciso dar uma atenção especial para os olhos, cabeça e principalmente, hidratação do corpo - por isso todos sempre levam nos pedais suas caramanholas ou mochilas de hidratação.
O fato é que se cuidar nunca é demais. Se você é um ciclista consciente, provavelmente já segue muitas das dicas que a gente vai mostrar hoje. Se não, já está na hora de começar a dar uma atenção especial para o seu corpo, afinal, ele é a ferramenta que propulsiona seu exercício e nós já te mostramos vários benefícios de pedalar.
Assim, saiba que o sol pode não ser um grande problema se você usar algumas táticas para se proteger. Conheça agora dicas e produtos e hábitos que vão te ajudar nessa tarefa e de deixar de bem com os dias de verão.
É claro que o primeiro item da nossa lista de cuidados seria o protetor solar. O protetor, seja spray ou creme, vai te proteger dos raios UV, que são nocivos à pele e podem manchar, marcar e causar doenças sérias como o câncer de pele.
Cada filtro solar possui um fator de proteção (FPS) diferente. Segundo especialistas, quanto mais alto o FPS, mais tempo o protetor fica na pele. Por exemplo, um filtro com FPS 40 ou mais, filtra cerca de 98% da radiação solar, além de ter uma fórmula mais estável, chamada fotoestabilidade.
Normalmente o filtro solar deve ser reaplicado a cada duas horas. Mas, se você está pedalando no sol, se lembre de fazer pausas de hora em hora para se hidratar e passar novamente seu protetor solar no corpo e rosto.
Confira abaixo um vídeo do dermatologista Dr. Paulo Muller, que explica como utilizar corretamente o protetor solar.
A tecnologia em roupas de ciclismo permite que a maioria delas hoje, tenha tratamento UV em seu tecido. Dessa forma, diminuem a incidência da radiação na pele, mas é importantíssimo salientar que a roupa não atua sozinha - ainda é preciso passar filtro solar.
As roupas técnicas, além de proteção UV, geralmente são feitas de poliamida e elastano, que conferem uma grande elasticidade e melhor caimento com o corpo, tanto nas roupas femininas quanto masculinas.
Para encontrar um produto que tenha a proteção necessária para os dias de sol, basta ler nas especificações da descrição (caso seja uma compra online), ou analisar a etiqueta.
Não dá para esquecer da nossa cabeça exposta aos raios solares. Itens como óculos de ciclismo e capacete também podem te ajudar a se proteger do sol.
O capacete de ciclismo é rígido, geralmente feito com um policarbonato resistente, que além de proteger a cabeça de impactos e também cria uma barreira que não deixa a cabeça diretamente exposta ao sol. Quem nunca ficou com a cabeça vermelha ou dolorida depois de algumas horas no sol intenso? Por isso aposte no capacete e correndo o risco de ser repetitiva, de protetor solar - sim, na cabeça também.
E então chegamos nos óculos. Primeiro de tudo é preciso saber os danos que o sol pode causar aos seus olhos, e eles não são poucos. O excesso de luminosidade pode causar catarata, queimadura córnea e até câncer de pele nas pálpebras. Por isso bons filtros com proteção UVA/UVB fazem toda a diferença quando o assunto é proteção aos seus olhos.
Mas amigo ciclista, você você relaxar Os óculos de ciclismo estão preparados para isso e a maioria deles, mesmo quando suas lentes não são totalmente escuras, possuem proteção solar. Certifique-se de comprar um produto com qualidade e procedência, mesmo que possa ser um pouco mais caro do que o esperado. Você está investindo na sua saúde e bem estar, para uma vida longa e cheia de aventuras no pedal.
Por fim, fique atento ainda aos dias de sol e calor. Você pode pedalar utilizando todas as dicas de proteções, mas ainda assim evite longos pedais nos horários de sol forte, entre 10h e 16h. Você pode aproveitar essas horas para descansar, se alimentar e se hidratar.
Além disso consulte anualmente seu dermatologista e tenha uma rotina de cuidados com a sua pele, a mantendo bonita e saudável durante todo o ano.