Home > Curiosidades > 32 curiosidades sobre as bikes
32 curiosidades sobre as bikes
27/02/2018
Curiosidades

Você sabia que a primeira bike foi construída na frança e que eram feitas de madeira e sem pedal? Sabia que dá pra guardar 15 bicicletas no lugar de um carro? Pois é. Confira agora essas e outras curiosidades sobre as bikes e o mundo do ciclismo.

32 curiosidades sobre as bikes

1-  A mais antiga das bicicletas foi originada na França e ficou conhecida como “cavalinho – de – pau”. Este meio de transporte surgiu na cidade de Paris em 1818 e não possuía pedais, portanto, quem a utilizava vivia ofegante pelas estradas.

2 - Em 1840 o ferreiro escocês Kirkpatrick Macmillan construiu a primeira bicicleta moderna com pedivelas, e pedais, porém também tinha aros feitos de ferro. Este objeto deu a bicicleta mais rapidez e estabilidade, afinal de contas, antes disso, as pessoas literalmente corriam em cima das bicicletas.

3 – No século XIX apenas os cidadãos da classe social alta tinham acesso as bikes, porque o custo era extremamente alto.

4 - A primeira corrida de ciclismo documentada foi uma corrida de 1.200 metros ocorrida em 31 de Maio de 1868 no Parque de Saint-Cloud, Paris. As bikes pesavam 80 kg e tinha quadro de ferros.

5 - A corrida foi vencida pelo inglês expatriado Dr. James Moore que correu em uma bicicleta com pneus maciços de borracha.

6 – Em 1862, em Paris, foram criados caminhos especiais nos parques para os velocípedes, como eram chamadas as bicicletas daquela época; para não se misturarem as charretes e carroças, foi assim que surgiram as primeiras ciclovias.

7 - A primeira fábrica de bicicletas do mundo foi criada em 1875 e chamava-se Companhia Michaux - foi a primeira fábrica a produzir bicicletas em série.

8 - No final do século XIX, a bicicleta chegou ao Brasil vinda da Europa. Os primeiros relatos de sua existência em território brasileiro são no Paraná, mais precisamente em Curitiba, cidade que recebeu muitos imigrantes europeus desde a segunda metade do século XIX.

9 - Na década de 1880, o inventor inglês John Kemp Starley projetou uma bicicleta muito parecidas com as atuais. Elas possuíam guidão, rodas de borracha, quadro, pedais e correntes.

10 - Antes das bicicletas atuais, e antes da invenção do sistema de transmissão com corrente, o pedivela ficava na roda da frente. Para maximizar a velocidade, as rodas dianteiras incharam e ficaram com 64” (163cm) de diâmetro.

11 -  O crescimento da bicicleta declinou com a popularização dos automóveis – porque pilotar uma bicicleta no meio deles ficou mais perigoso.

12 – Hoje existem mais de 1 bilhão de bicicletas no mundo. Todo ano, entre 50-100 milhões de bikes são fabricadas.

13 – Manter uma bicicleta custa, em um ano, 20 vezes menos do que manter um carro.

14 – Utilizar a bicicleta como meio de transporte, para além de reduzir a poluição ambiental, contribui para a economia pessoal em cerca de 10 reais por dia em viagens. Manter uma bicicleta fica ainda 20 vezes mais barato do que um carro.

15 – A bicicleta é o meio de transporte mais eficiente, tanto ao nível de energia consumida por quilômetro, como no tempo despendido no trânsito. Nas grandes cidades, nas apelidadas “horas de pico”, está provado que a bicicleta é o meio de transporte mais rápido.

16 – Sabia que, se a bicicleta fosse o meio de transporte preferido dos cidadãos, seria possível economizar cerca de 238 milhões de litros de gasolina em alguns países?

17 – A maior bicicleta do mundo foi construída por um grupo de amigos holandeses, tem cerca de 35 metros de comprimento e consta no mais famoso livro de recordes do mundo: o Guinness World Records.

18 – Em 2014, o suíço Francois Gissy registrou um novo recorde mundial de velocidade com 333 km/h numa bicicleta equipada com 3 foguetes acoplados no quadro. O “homem foguete” percorreu uma distância de 400 metros em menos de 4.8 segundos, superando um Ferrari F430.

19 - Na Holanda de 7 entre 8 homens adultos possuem uma bicicleta. Bem que aqui no Brasil também poderia ser assim, não é?

20 - Pedalar durante 25 minutos ou então por um percurso de 4,2 quilômetros todo dia, diminui em 50% o risco de ter doenças cardiovasculares.

Veja ainda:

21 - 25% das pedaladas diárias no mundo percorrem cerca de até 2km longe de casa, 50% são abaixo de 5km de distância total e mais de 90% de todas as pedaladas são abaixo de 15km.

22 - Manter uma bicicleta em um ano, o seu custo equivale a 20 vezes menos do que manter um carro, então vamos apostar nossa ficha em bicicletas, pessoal.

23 - Estudos apontam que existem em média 1 bilhão de bicicletas espalhadas ao redor mundo todo, sendo que deste total, 500 milhões aproximadamente estão na China.

24 - Triplicar a quantidade de ciclistas nas ruas diminuiria o número de ciclistas atropelados ao meio, uma vez que a quantidade de veículos iria diminuir.

25 - O Atual Código de Trânsito Brasileiro reconhece a bicicleta como veículo, por isso estabeleceu normas de comportamento ao ciclista. Instituindo direitos e deveres ao mesmo.

26 – Você pode estacionar 15 bicicletas no mesmo espaço utilizado por um carro.

27 – Pedalar 3 horas ou 30 quilômetros por semana diminui o risco de doenças e paradas cardíacas.

28 – Manter uma bicicleta custa, em um ano, 20 vezes menos do que manter um carro.

29 – A bicicleta é o veículo mais eficiente já criado. Um humano a bordo de uma bicicleta é mais eficiente (em energia consumida por quilômetro) do que trens, caminhões, aviões, barcos, carros e motos.

30 - Em 26 de novembro de 2017  o ciclista profissional Evandro Portela entrou para a história alcançando 202km/h uma bicicleta convencional e usando apenas a força das próprias pernas.

31 - Pedalar ajuda na fertilidade feminina.

Veja ainda:

32 - pedalar te ajuda a ter menos chances de desenvolver câncer.


E você, curtiu as curiosidades sobre bike?

Deixe seu comentário abaixo.


Referências:

http://blog.gobybike.eu
http://bikeloko.com.br
http://www.revistabicicleta.com.br

Posts Relacionados
Curiosidades
Melhores canais de bike no youtube
16/01/2018
Conheça os 5 melhores canais de bike no youtube e aproveite para acompanhar suas postagens e receber dicas para melhorar seu ciclismo.
ver mais
Dicas
Como pedalar com chuva na cidade?
15/02/2018
Aprenda a ser cuidadoso e prestar atenção em alguns detalhes que podem dificultar o pedal na cidade quando chove.
ver mais
Equipamentos
Sahmurai Sword: a ferramenta segura de reparo para pneus tubeless
15/03/2018
Conheça a Sahmurai Sword, uma ferramenta segura e pática para consertar pneus tubeless nas mais diversas situações.
ver mais
Dicas
O que NÃO comer antes do pedal
20/03/2018
Descubra os alimentos que você não pode consumir antes do pedal, e aqueles que são recomendados para o exercício.
ver mais
Promoções MX
REDES SOCIAIS
Informe seu e-mail e receba notícias e novidades
MX Bikes Comercio Artigos Esportivos Eireli - ME | CNPJ: 08.933.109/0001-93 | Rua Sem Denominação 210 - Contenda São José dos Pinhais - PR CEP. 83115-970
Copyright 2007-2015 mxparts.com.br. Todos os direitos reservados.