Ideais para as ciclistas que buscam maior conforto e que sempre estão de olho na performance, as sapatilhas de ciclismo femininas são excelentes opções em diversos aspectos para encarar qualquer modalidade. Com diferentes tecnologias que agregam muito mais conforto aos pés, as sapatilhas de ciclismo femininas permitem que os ajustes aos pés sejam maiores, sempre cuidando pra não perder o estilo enquanto se pedala.
Ao longo dos anos, as sapatilhas de ciclismo evoluíram bastante quanto à performance, tanto que em todas as competições oficiais, nenhum atleta deixa de utilizá-las. Isso porque ao pedalar com pedais clip, a força empregada no ciclo de pedaladas é maior, já que nos dois principais movimentos (chute e retomada), os pés e pernas acabam fazendo força e auxiliando na rotação, imprimindo assim a todo o momento das movimentações força para pedalar, o que não ocorre quando se usa um pedal plataforma, onde a força aplicada é feita somente no chute ao empurrar os pedais para a frente, como em um relógio - funcionando apenas das 12 às 6, enquanto no pedal clip, esse ciclo é total.
Outro fator em que as sapatilhas de ciclismo contribuem bastante está relacionado à técnica. Já que ao estar com o pé 100% ligado ao pedal o tempo todo, a relação entre os tacos, pés e pedais se torna única, favorecendo uma movimentação mais "redonda", o que ajuda a economizar energia enquanto se pedala, maior capacidade de dissipar energia para os pedais, e claro - maior ergonomia e conforto.
Não se preocupe, mesmo sem clip a situação da foto à esquerda acontece, mas a segurança e a melhoria técnica e de performance oferecida pelos pedais clip auxiliam seus pedais em diversos aspectos.
Ao contrário do que parece, as cores e estilos não são as únicas diferenças entre as sapatilhas femininas e as sapatilhas masculinas de ciclismo. O que realmente difere entre elas está ligado ao design geral devido à anatomia do corpo feminino, já que as mulheres possuem em sua grande maioria pés menores, mais finos na largura, além das diferenças na altura do peito do pé. Portanto, o design de fabricação das sapatilhas femininas levam em consideração esses fatores, que possibilitam um ajuste mais preciso para as ciclistas, garantindo muito mais qualidade durante os pedais.
Com formatos de pés diferentes, as sapatilhas fabricadas especialmente para as mulheres gera uma grande diferença ao pedalar em diversos sentidos.
As sapatilhas para ciclismo femininas e masculinas apresentam diferentes composições de fabricação, afinal cada modalidade exige diferentes necessidades, tanto na performance quanto no conforto. Basicamente, os fabricantes se preocupam em oferecer resistência, flexibilidade e respiração para a pele na parte superior, contando com tecidos sintéticos como couro micro fibra ou ainda diferentes misturas.
A maior variação se encontra mesmo nos solados, que são os responsáveis por transmitirem a energia repassada dos pés aos pedais de maneira otimizada, sem desperdício de força. Por isso, diversos materiais são utilizados, desde a borracha com diferentes densidades, até fibra de carbono que oferece maior rigidez e menos perda de energia, mas em contrapartida, o caminhar se torna mais desconfortável - se bem que as sapatilhas não foram feitas para caminhar, mas enfim, caso seja necessário, é sempre bom saber que não é uma das melhores sensações caminhar muito tempo com uma sapatilha mais rígida nos pés.
É muito comum ter receio de começar a usar uma sapatilha para ciclismo - "e se eu cair? a bike vai se arrastar comigo?" "dá tempo de desclipar ao precisar parar repentinamente?" Essas e outras tantas dúvidas sempre surgem, mas pedalar clipado não é tão assustador assim, afinal, usar o pedal clip está ligado à uma questão de treino e prática, mas é sempre bom algumas dicas para facilitar o uso e início nesse mundo.
Para começar, é preciso saber que existem diferenças entre os tipos de tacos e pedais. Basicamente eles são de dois tipos - de mountain bike e speed (road bikes), onde os pedais de mtb possuem dois pontos de fixação dos tacos. Eles são ligeiramente mais fáceis de se adaptarem devido à apenas esses dois pontos de fixação, serem menores e já feitos com a intenção de facilitarem o clipe e o desclipe, já que nas provas de mtb, é comum os atletas descerem do selim da bike para empurrar/erguer a bicicleta em trechos mais difíceis. Outro fator interessante sobre esse sistema é que são utilizados na maioria das sapatilhas urbanas justamente por esses pontos.
Já os pedais e tacos para speed são um pouco mais exigentes quanto à prática, afinal com três pontos de fixação no taco, o ajuste é menor, aumentando a dificuldade na desclipagem, o que pode causar alguns incômodos (e tombos) no início do uso. Mas mesmo nesse caso, treinar e se adaptar à eles não é tão difícil. Vale ressaltar que é possível utilizar tacos e pedais de mtb com as sapatilhas de speed, mas o inverso não acontece. Tanto que é comum ver ciclistas de estrada com pedais de mtb, justamente pela praticidade de uso e garantindo praticidade ao utilizar a mesma sapatilha nas duas modalidades.
Sapatilhas de speed (road - primeira foto à esquerda) possuem 3 pontos para fixação do taquinho, enquanto de mtb (segunda foto da esquerda para direita) apenas dois, mas a principal relação de compatibilidade deve ser feita entre o taco e o pedal.
Só aqui na Mx Bikes a maior loja online de acessórios, peças, equipamentos e vestuário de ciclismo do Brasil, você encontra uma grande variedade de sapatilhas de ciclismo femininas, sempre com as melhores condições e preços. Você ainda conta com um atendimento especializado para te ajudar sempre que necessário, confira.