Pedalar com proteção é um dos fatores que mais preocupa os ciclistas nos dias atuais, mas acrescentar à esse fator conforto e estilo é muito melhor, por isso, várias marcas de capacetes de ciclismo se preocupam em oferecer o máximo em tecnologias que viabilizam a somatória de todos esses conjuntos, fazendo com que assim, pedalar em qualquer modalidade e clima.
A grande maioria dos capacetes de ciclismo são produzidos com o intuito de oferecer proteção contra os mais diversos impactos para os ciclistas no caso de acidentes, sejam eles simples como uma queda quase parado ou em baixas velocidades, ou até mesmo em casos de quedas em maiores velocidades, e na pior das situações um atropelamento.
Normalmente são fabricados com dupla composição, envolvendo uma camada externa feita em diferentes tipos de plásticos, que na verdade são responsáveis por evitar que em uma queda, a parte interna raspe junto ao solo se esfarelando e uma interna que é a estrutura do capacete, fabricada em eps (poliestireno expansível) - uma espécie de isopor, que ajuda a absorver os impactos.
Ainda podem ser adicionadas outras tecnologias à isso, como eps de dupla densidade, dupla camada e até mesmo a tecnologia Mips®, que ajuda a dissipar os impactos multi direcionais minimizando os danos dos impactos repassados ao cérebro, claro que nessas condições, quanto mais tecnologia empregada na fabricação e proteção, maior também é o custo, e nesse caso, vale a pena cada centavo de investimento, afinal, antes investir em proteção do que em remédios, médicos, tratamentos e por ai vai.
Com o passar do anos, os capacetes para ciclismo passaram a ser obrigatórios em competições oficiais e consequentemente em diversas cidades do mundo. Mas pedalar com um capacete desconfortável não é nada bom, principalmente se você for pedalar por muito tempo ou ainda em um dia de muito sol. Por isso, os fabricantes investem pesado no conjunto performance aerodinâmica e ventilação. Isso faz com que os capacetes de ciclismo se tornem mais leves, tenham menor resistência ao arrasto do ar permitindo menos atrito e auxiliando na performance, além de realizar uma rápida troca do ar quente da parte interna pelo ar fresco que vem do exterior.
Além de sistemas com várias entradas e saídas de ar, os capacetes femininos de ciclismo ainda contam com tecidos tratados nas suas forrações, como por exemplo gerenciamento térmico e de umidade, que ajudam a dissipar o calor e a realizar a absorção e a liberação da umidade de maneira mais rápida e eficiente. Além disso, alguns forros ainda contam com tratamento anti microbiano, que evitam a multiplicação de microrganismos que podem causar doenças de pele e até mesmo mau cheiro.
Apesar de parecerem iguais, a maioria dos capacetes de ciclismo masculinos possuem diferenças consideráveis para os capacetes femininos. Isso ocorre porque na prática, a anatomia (mesmo que seja só na cabeça) entre os gêneros é distinta, e claro que na hora de pedalar tais diferenças ficam evidentes para quem está do outro lado. Ao pedalar por muito tempo com um capacete masculino de ciclismo, com certeza os ajustes e posicionamento do cage interno cedo ou tarde vai incomodar. Por isso, vários fabricantes tentam minimizar esses problemas lançando versões e modelos unissex, que visa um melhor ajuste sem levar em consideração se a pessoa é careca, ou se tem muito cabelo, se usa óculos ou não, e assim por diante.
Então qual a vantagem de escolher um modelo feminino? Simples. Os fabricantes que optam por desenvolver capacetes femininos para ciclismo procuram tornar o conforto e os mínimos detalhes razões para o máximo de conforto. A começar pelo sistema de estrutura interna (cage) que conta com regulam mais fina por giro de disco, e um formato ligeiramente menor. Outro detalhe é a posição do disco, que normalmente é mais baixa, permitindo que rabos de cavalo e tranças passem entre ele e o capacete, facilitando a acomodação dos cabelos.
Outros detalhes como ajustes nas cintas jugulares e até mesmo porta óculos facilitam ainda mais a vida das ciclistas e claro, a diferença mais considerável está no tamanho dos cascos (ligeiramente menores) e também nas cores e grafismos. Elas são desenvolvidas para combinar com camisas femininas de ciclismo e até mesmo luvas femininas de ciclismo, itens que acabam aparecendo mais junto aos capacetes, além de contrastarem até mesmo com brincos e colares, tudo para garantir o máximo em estilo durante seus pedais.
Só aqui na Mx Bikes a sua loja de ciclismo online você encontra a maior variedade de marcas e modelos de capacetes femininos de ciclismo com os melhores preços e condições, e de quebra ainda conta com ajuda especializada sempre que precisar. Confira!