Ao contrário do que muitos ciclistas pensam, as camisas de ciclismo de mangas longas não são itens que podem ser utilizados somente naqueles pedais de inverno, nos dias em que o pedal é à noite ou que se vai chegar em casa antes do sol forte bater. Dificilmente esse tipo de roupa vai ser felpada ou com forrações, já que o contato direto com a pele vai molhar com o suor e gerar aquele desconforto conhecido por muitos ciclistas, aquele pedaço de tecido gelado encostando na pele quente, que dá um arrepio até na alma.
Diferente do que se pensa, as camisas de mangas longas não são fabricadas apenas para quem pensa em pedalar nos dias frios.
Ao longo dos anos, as camisas de mangas longas passaram a ter uma relevância grande no ciclismo, já que com o avanço da tecnologia utilizada nos tecidos, elas passaram a ser leves como as camisas de mangas curtas, só que com o detalhe extra das mangas compridas, contando com os mesmos tipos de tratamentos, que buscam gerar conforto e manter a performance dos ciclistas em qualquer situação, sendo muito utilizadas até mesmo por ciclistas profissionais.
Excelentes opções para qualquer clima e modalidade, as camisas de mangas compridas ajudam em diversos aspectos.
Normalmente confeccionadas em poliéster, que é um tecido leve e que permite melhor respiração para a pele, as camisas de ciclismo possibilitam que o conforto, a performance e a praticidade para pedalar seja muito maior que com as camisas casuais, isso porque em sua grande maioria contam com outras tecnologias que permitem que ao pedalar, a camisa não fique grudada junto ao corpo devido à grande quantidade de suor do exercício, protegendo a pele e também não causando incômodos durante os pedais.
Além da confecção, outras tecnologias podem ser utilizadas na confecção das camisas de ciclismo, como tratamentos que auxiliam a controlar a temperatura, impedindo calor excessivo durante os pedais nos dias mais quentes, mas mantendo calor suficiente para manter o corpo aquecido nos dias mais frios. Outro fator muito utilizado é o controle de umidade, que acelera o processo de absorção e liberação do suor produzido durante os pedais ou ainda após passar uma chuva, rio ou qualquer situação com umidade, ajudando a secar rapidamente a camisa para ciclismo.
Quando existentes, esses fatores trabalham em conjunto para garantir conforto durante os pedais, o que também ajuda na proteção para a pele, já que o excesso de calor e umidade são fundamentais para a formação de microrganismos causadores de doenças de pele e maus odores, daí a necessidade de alguns fabricantes implementarem tratamento anti bacteriano, com isso, a proteção se torna muito maior.
Tratamentos que ajudam no conforto e na proteção para a pele.
Mas um dos fatores que levam muitos ciclistas a escolherem uma camisa de manga longa não é a preocupação com passar calor, já que com tecido leve e tratamentos que permitem que a pele respire melhor, é a proteção para a pele que vira o ponto principal. E nesse caso, a maioria das camisas de ciclismo femininas e masculinas contam com o fator de filtro solar. Assim, não somente o a caixa torácica e abdômen ficam protegidos do sol, mas também os braços, garantindo que se pedale em qualquer horário, e se esquentar de mais é só arregaçar as mangas.
Outro detalhe que chama bastante a atenção, principalmente para as ciclistas está nas cores e desenhos estampados nas camisas para pedalar. E sempre surge a dúvida, "se comprar branca vai manchar com o sol, barro e assim por diante, e se for preta ou muito colorida vai desbotar". Esse fato há mudou há alguns anos com a chegada dos processos de sublimação nas cores, que é um processo de tingimento do tecido em um nível quase que microscópico, que basicamente fusiona o pigmento da cor junto á fibra do tecido, mantendo esse pigmento extremamente difícil de ser removido ou ainda de outra cor se sobrepor à ela, garantindo muito mais durabilidade, e sem a preocupação de suas estampas e cores saírem depois do uso.
O tratamento anti raios uv utilizado, permite pedalar nos dias mais quentes com menos chances de se queimar, e com sublimação, a durabilidade é muito maior.
Pode parecer que as diferenças entre uma camisa de ciclismo masculina de uma feminina está somente no grafismo delas. Mas no ciclismo cor não é uma regra, afinal, mesmo grandes equipes masculinas de ciclismo utilizam desenhos e cores vibrantes e chamativas para mostrar patrocinadores e se destacar no meio dos pelotões. E aí há um outro detalhe, a mistura de cores e grafismos de camisas de ciclismo com bermudas de ciclismo, calças para ciclismo e bretelles fazem do ciclismo um esporte sem distinção de gêneros quanto à cores, mas com capacidade de gerar liberdade para cada ciclista montar e mostrar seu estilo favorito.
O que se diferencia mesmo é o padrão de design e o ajuste anatômico que cada gênero possui, daí a necessidade de separar os estilos de camisas de ciclismo. Os modelos femininos normalmente possuem uma modelagem mais acinturada e maior na linha do busto, além de painéis e tecidos com diferentes gramaturas ou micro perfurações em áreas de maior respiração ou necessidade do corpo feminino frente ao masculino, garantindo assim, muito mais conforto para as ciclistas.
Cores e desenhos não são um diferencial no mundo do ciclismo, o detalhe que conta aqui é o estilo da modelagem e a diferença anatômica que exige diferentes cuidados.
Só aqui na Mx Bikes você encontra as maiores marcas de camisas femininas de mangas longas para ciclismo, com excelentes preços e condições, além de um atendimento especializado, confira.