Manter o foco nos treinamentos durante o inverno nas regiões mais frias do Brasil é um pouco complicado devido ao clima mais ameno, que pode não só comprometer o ritmo como causar alguma doença, e ai, semanas sem treino complicam todo o seu rendimento. Em outros locais, a necessidade de utilizar um rolo de treino indoor se dá devido ao horário ou local de uso, afinal nem sempre é seguro sair para pedalar depois do trabalho à noite em determinadas regiões. Por isso, ter a opção de um rolo de treinamento é uma das principais preocupações de qualquer ciclista que não quer perder tempo em seus treinos em diversos aspectos, e disso a Tacx entende.
Dependendo do modelo do rolo de treino, é possível inclusive, realizar a troca de um treino as ruas por um treino indoor focado em uma situação que na rua pode não acontecer, como por exemplo manter uma determinada faixa de cadência, sprintar, entre outros fatores em treinos mais complexos. Com diversos modelos de rolos para treino, a Tacx oferece muito mais diversidade para os mais variados estilos de ciclistas, confira mais a seguir:
Independente do modelo, optar por um treino indoor nas mais variadas situações é uma excelente saída para não ficar parado.
Com tantos modelos à disposição, as vezes é necessário entender alguns pequenos pontos que podem ser fundamentais para que seu investimento seja o mais assertivo possível com um rolo de treinamento. Por isso, nesse pequeno guia, mostraremos as principais diferenças entre os modelos de rolos de treinamento Tacx, que são divididos pela própria marca, conforme a sequência:
Independente do estilo de treino indoor que seja realizado, os modelos de rolos de treinamento Tacx básicos possuem algumas características bem semelhantes entre si, o que basicamente é o que acontece na maioria dos rolos de treinamento de entrada de todas as marcas. Seja um rolo de treino livre, quanto um rolo de treino fixo, a funcionalidade difere em relação aos rolos de treino indoor livres oferecerem um melhor treino de equilíbrio para os ciclistas. Já os rolos fixos de treinamento são ligeiramente mais vantajosos em relação à capacidade de ocuparem menos espaço para serem acomodados, sendo a escolha da grande maioria dos moradores de apartamentos.
Formados por modelos de rolo fixo para treinamento, os rolos Tacx inteligentes oferecem uma maior praticidade para o uso, já que vários modelos conseguem evitar o uso de acessórios extras, como sensores de velocidade, cadência e potência, já que conseguem enviar esses dados diretamente do aparelho para o leitor ANT+. Outro detalhe que é atribuído aos rolos de treino inteligentes ou interativos, é a capacidade de simulação superior de entregar maior confiabilidade de dados e de simulação de situações mais reais encontradas nas ruas, como aumentar o peso exercido em uma subida com uma maior gradiente de elevação ou mesmo pela capacidade de reconhecer quando a cadência se mantém por muito tempo em uma mesma relação por muito tempo, o que quase não acontece na vida real.
Criados para elevar o nível atual dos tradicionais rolos de treinamento, os modelos Tacx Fitness podem ser considerados verdadeiras obras de arte para quem quer treinar em ritmos nunca vistos antes, afinal, são modelos tão completos quanto pedalar nas ruas. Os modelos de rolos interativos e inteligentes com a pegada mais profissional de academias Tacx permite que os treinos possam ser realizados com um equilíbrio muito maior do que em um rolo fixo tradicional, como por exemplo no modelo Magnum, onde o treino de equilíbrio dos rolos livres é aliado ao treino de coordenação e técnica dos rolos fixos de treinamento, tudo com alta conectividade aos mais variados simuladores e aplicativos de ciclismo.
Ideal para quem quer o máximo em qualidade em rolos de treino, a linha fitness oferece muito mais em fidelidade de dados e de simulação para seus treinos.
Para começar, é necessário entender qual o seu foco em realizar um treino indoor, assim já é possível determinar de quanto será o investimento e seguir adiante com a escolha do modelo. Por isso, responder à perguntas simples como: Quantas vezes por semana vou usar o rolo de treino?, Qual a intensidade de uso que farei do rolo de treinamento? ou Qual meu objetivo de exercício com um rolo de treino são fundamentais para determinar a sua escolha.
Se questionar e entender qual a sua necessidade vai facilitar muito a escolha do modelo que mais suprirá as suas necessidades.
Depois de analisar, é só seguir os passos que a própria Tacx recomenda, confira o passo a passo:
Necessidade de treinos mais completos com dados mais precisos, indicam que o caminho a seguir seja de um rolo inteligente. Para aquecimentos, pós treinos ou para apenas utilização sem muita preocupação com a performance, um rolo básico já é o suficiente.
Ao optar por um rolo inteligente, você ainda pode se deparar com outras questões, que levam à uma segunda escolha: interativo - com resistência controlada eletronicamente e ainda mais dados para maior aproveitamento da performance ou optar por um manual, onde a resistência é controlada pelo usuário.
Se sua escolha é de um rolo interativo, a linha Tacx ainda permite mais uma escolha, se o rolo utilizará a roda da bicicleta ou não.
Seguindo esses passos, é possível ter um direcionamento mais exato para o modelo que mais conseguirá chegar próximo daquilo que você busca em relação à necessidade e custo, já que a Tacx conta com modelos para todos os estilos, gostos e bolsos de ciclistas, e só na Mx Bikes você encontra toda a maior variedade de rolos de treinamento sempre com os melhores preços e condições.