Muitos praticantes do ciclismo iniciam suas atividades com o tradicional sistema de pedais de plataforma na bike. Para quem se empolga e começa a fazer do ciclismo um exercício regular, a necessidade de ampliar o desempenho ou ajudar na qualidade do treino, passeio e até mesmo nas provas, é natural, mesmo pela praticidade e benefícios que os produtos específicos para ciclismo oferecem. Em comparação com tênis, as sapatilhas de ciclismo oferecem uma maior durabilidade para o uso, bem como melhor posicionamento dos pés e automaticamente melhores desempenhos citam várias fontes de pesquisa.
A linha de pedais para bike Shimano, oferece muitas opções para os mais variados públicos e estilos de ciclistas, o que facilita muito a escolha e a melhor adequação de uso. Mas a quantidade de modelos de pedais para bike pode ser confusa para quem quer começar a utilizar o sistema de pedal clip em sua bike. Por isso, criamos esse mini guia para ajudar na hora da escolha do modelo que mais se encaixa nas suas necessidades, confira.
Os pedais Shimano para bike oferecem muito mais qualidade na hora de encarar as mais variadas modalidades, e estilos ou níveis de ciclistas.
Visualmente diferentes, os pedais Shimano para estrada (road/speed bikes) dos pedais de mtb, podem até ser utilizados em modalidades diferentes dos quais foram desenvolvidos. Isso pode até acontecer com frequência, já que muitos ciclistas possuem duas bicicletas diferentes e não vêem a necessidade de utilizar dois pedais e duas sapatilhas para bike diferenciadas, por isso, optam por um modelo de sapatilha de ciclismo e consequentemente um tipo de pedal (mtb ou speed) para as duas bicicletas. É muito comum ver essa prática em em relação ao pedais de mtb que são colocados nas road bikes, até mesmo por uma série de condições que estes oferecem em razão aos modelos de pedais para speed.
Dificilmente utilizados por quem possui uma mtb, são ligeiramente maiores que os pedais de mountain bike. São voltados especificamente para o máximo em performance, já que até mesmo seu sistema de encaixe é um pouco mais complexo que nos pedais de mountain bike. Com três pontos de fixação, os pedais de speed permitem que os pés fiquem melhor fixados junto aos pedais, o que para iniciantes pode ser um pouco incômodo e inseguro, dai, muito ciclistas que iniciam o uso utilizarem pedais de mountain bike. Mesmo assim, os pedais Shimano para speed possuem uma série de diversidades para que cada nível de ciclista possa utilizá-los de acordo com a necessidade.
Os pedais de mountain bike possuem uma diferenciação visual em relação aos de speed, já que o design mais compacto é ideal para minimizar o acúmulo de barro s sujeiras, além disso, os pontos de encaixe são relativamente menores que nos pedais e tacos para road bikes, facilitando o encaixe, o desencaixe e também o menor acúmulo de sujeira, favorecendo a performance, mas ao mesmo tempo permitindo que a praticidade de utilização desse sistema tecnicamente mais simplificado seja melhor utilizado pelos ciclistas iniciantes também. Para os ciclistas que preferem pedais maiores e não estão preocupados com a performance, modelos com extensões como plataformas auxiliam no conforto e apoio, garantindo mais qualidade para os mais diversos gostos.
Diferentes modelos exigem diferentes tecnologias para que cada ciclista possa adequar ainda mais a sapatilha de ciclismo à sua necessidade de uso. Por isso, é comum vários pedais da linha Shimano possuírem características diferenciadas. No MTB, o tradicional sistema SPD (Shimano Pedallng Dynamics®) oferece diversos níveis de uso para cada ciclista.
Vários modelos com plataforma como o M424 contam com características como o sistema Pop-Up, onde o eixo do clip é móvel ao contrário da plataforma, que se mantém fixa, ideal para menor acúmulo de sujeira e mais estabilidade para o uso, até mesmo nas horas sem o uso do clip. Outros modelos como o M324 combinam a performance à praticidade, sendo um dos lados totalmente plataforma, sem clip, ideal para o uso em modalidades como trekking ou ainda para maior versatilidade de uso no dia a dia, mas ao mesmo tempo permitindo uso de clip nos momentos de maior performance.
Modelos como o A520 são ideais para quem faz uso combinado da sapatilha de ciclismo ou taco de mountain bike, ideal para quem anda de gravel ou para quem pedala na estrada também, já que a plataforma em formato semelhante aos pedais das speed bikes, já oferece uma excelente capacidade de adaptação para quem pretende começar a utilizar o sistema original em sua road bike, favorecendo ainda mais a qualidade ao andar de bicicleta.
Alguns modelos com a tecnologia Click R são indicados para o uso urbano ou ainda permitem que iniciantes possam aprender de forma ainda mais fácil a utilizar o sistema de pedal clip, já que possuem regulagens diferenciadas em seus sistemas de encaixe e desencaixe, que possibilitam diferentes ângulos para o uso, garantindo soltura e encaixe mais rápidos nos casos de maior urgência.
Diferentes modelos de pedais para os mais variados estilos de ciclistas - uma característica da marca para as mais variadas peças.