Independente se você está competindo, treinando ou pedalando sua bike apenas por lazer, o ciclista que pratica mountain bike - MTB precisa de performance, conforto e versatilidade durante suas aventuras. Um dos maiores diferenciais das sapatilhas para Mountain Bike é que foram concebidas pensando nas dificuldades dos atletas nos ambientes úmidos e recheados de barro, por este motivo, a grande maioria dos modelos possuem cravos na sua parte inferior e até mesmo modelos com menos rigidez do solado, permitindo que você seja capaz de descer e empurrar a bicicleta com conforto em locais como rios ou até mesmo nas ruas, o que além do uso comum na prática do MTB, também acaba tornando-as um dos modelos preferidos para quem gosta de pedalar clipado enquanto curte a cidade e até mesmo nos treinos indoor.
As maiores marcas que estão no ramo de sapatilhas desenvolvem modelos cada vez mais bem preparados para as situações mais adversas de uso para as sapatilhas de ciclismo, tornando-as cada vez mais bem ventiladas, confortáveis e duráveis, com ajustes precisos para proporcionar máxima potência às suas pedaladas em qualquer situação e garantindo também proteção contra impactos e segurança no caminhar em terrenos mais difíceis.
As sapatilhas de ciclismo podem ser utilizadas com um par de pedais clip, garantindo a fixação do pé no pedal com conforto e sem perder a potência da pedalada.
Inserir uma sapatilha de ciclismo para seus treinos e provas pode parecer meio complicado no início devido à insegurança de não desclipar, mas com um pouco de treino e prática a evolução e o conforto são muito maiores do que se imagina
Confira aqui tudo sobre as sapatilhas de MTB e escolha a sua
As sapatilhas para Mountain Bike são desenvolvidas para obter o máximo de versatilidade e performance ao pedalar a bicicleta. Leves e com solados menos rígidos quando em comparação com as Sapatilhas para Speed, transferem a força dos seus pés para os pedais de forma excepcional. Com design aerodinâmico e durável, cortam o vento e mantém os pés sempre resfriados, seus mais variados tipos de sistemas de fechos encaixam nos pés de forma precisa, confortável e segura, evitando desconfortos no uso por longos períodos de tempo.
Devido ao tipo de ambiente no qual o mtb é realizado, não somente o design externo da sapatilha para pedalar é levado em consideração, onde os materiais utilizados muitas vezes são ligeiramente mais resistentes aos impactos que os utilizados nas sapatilhas de speed. Além da composição superior, o formato e a forma com que o taquinho da sapatilha são posicionados também mudam, a fim de tornar mais fácil o encaixe e o desencaixe da sapatilha para mountain bike mais prático, além de acumularem pouca sujeira, favorecendo os processos de clipe e desclipe rápidos sempre que necessário.
Inserir uma sapatilha de ciclismo para seus treinos e provas pode parecer meio complicado no início devido à insegurança de não desclipar, mas com um pouco de treino e prática a evolução e o conforto são muito maiores do que se imagina
Basicamente existem quatro tipos de fechos para apertar as sapatilhas de Mountain Bike: Velcro, catraca, cordão/cadarço e disco.
Escolha já o seu
Quase que todas os modelos de entrada utilizam exclusivamente o sistema de tiras de velcro®, pois são mais baratos e fáceis de ajustar ao pé, oferecendo um ajuste firme no pé, mas podem ser difíceis de ajustar enquanto pedala, caso seja necessário e não oferecem um ajuste preciso. Outra vantagem do sistema de fechos em velcro® é que são leves, por isso que também podem ser encontrados em alguns modelos top de linha.
O fecho com catraca oferece um ajuste mais preciso que o velcro, oferece maior segurança para não abrir ao pedalar caso ocorra o contato com outro ciclista ou algo assim e são mais fáceis de ajustar enquanto pedala. Por outro lado para soltar a catraca é um pouco mais complicado, sendo necessário o uso das duas mãos. As sapatilhas com catraca são geralmente os modelos intermediários e geralmente são combinados com tiras de velcro® ou duas catracas mais para baixo do calçado.
Uma opção que é utilizada em várias sapatilhas top de linha, até como uma tendência retrô, é o cordão ou cadarço. Este oferece ótima aerodinâmica, alto conforto e um ajuste perfeito, tendo como ponto negativo ser impossível ajustar enquanto pedala a bicicleta, devido a necessidade de utilizar as duas mãos para o ajuste.
O fecho com disco é o modelo mais almejado pelos ciclistas e utilizados nas melhores sapatilhas do mercado por serem seguros, fáceis de ajustar e a facilidade de mexer enquanto pedala. Portanto ainda existe uma diferença entre alguns modelos, onde os mais simples não soltam a sapatilha tão fácil.
Como os ciclistas de MTB pedalam em ambientes que vão desde estradas de chão à travessia de córregos, locais onde o barro é tão espesso ou quem sabe você pode encontrar aquelas subidas tão íngremes e cheias de armadilhas, onde não é possível pedalar, sendo única opção restante empurrar a bicicleta, pensando nisso, possuem travas feitas para aumentar a aderência permitindo sua locomoção fora da bike.
Também existem sapatilhas para mountain bike - mtb com solados mais rígidos que se equiparam aos modelos para estrada, porém estas, também podem ter em sua estrutura travas na parte dianteira por serem essenciais para quem costuma praticar modalidades como cyclocross e outras provas. Sempre verifique se o solado é o que irá lhe proporcionar conforto ideal para o seu uso.
Um dos principais pontos da sola é a rigidez, quanto maior for a rigidez do solado, melhor será a transferência da força gerada pelos músculos da sua perna, passando-a diretamente aos pedais. A flexibilidade acaba reduzindo a rigidez e, portanto, reduz a transferência de força. O segundo detalhe, é a questão de peso, que quanto mais elevado o valor do equipamento, menor será o seu peso, e consequentemente, menor será a carga de peso sobre seus músculos.
Os modelos de entrada normalmente possuem um solado em plástico, o que é mais que adequado, mas se preferir mais qualidade pode investir um valor maior e adquirir um modelo com solado que possui composição de fibra de vidro ou carbono, que é uma mistura de carbono e plástico ou fibra de vidro e poliamida e com certeza irá começar a sentir a diferença para um solado de qualidade maior. Enquanto os modelos top de linha possuem o solado todo de carbono, garantindo um solado ultra rígido, mas que para algumas pessoas pode causar um desconforto em pedais mais longos, além disso, também será difícil de caminhar com uma sola tão dura.