Antes de ser ciclista, umas das principais características que chamam a atenção dos curiosos é com certeza a roupa utilizada pelos ciclistas, aliás, para quem não pedala ou que está começando nesse extenso e prazeroso universo, o estilo das roupas, os termos utilizados e alguns conhecimentos específicos acabam passando desapercebidos por algum tempo. Mas basta pegar gosto por encarar cada vez mais quilômetros que a coisa muda, e cada vez mais o assunto é aprofundado. Na hora de ver como os grandes ciclistas e as grandes equipes funcionam é natural escolher uma equipe ou atleta favorito e, assim como uma camisa de futebol, porque não pedalar como eles?
Grandes marcas que patrocinam as equipes ou os atletas lançam as suas linhas para a venda. O que se utiliza nos campeonatos nada mais é do que um grande desfile de moda para os ciclistas. Isso porque as novidades chegam antes para os atletas. O ponto principal disso? Já tem alguém de alto nível testando o produto para você - simples assim. Se um profissional utiliza, significa que o produto é bom e garante no mínimo alta performance, o resto é só descobrir.
Quando o assunto é performance, ciclistas profissionais ou de alto rendimento, tendem a esquecer um pouco do conforto. Isso porque para otimizar tempo e garantir posições, é necessário reduzir peso e melhorar a aerodinâmica, bem como a absorção de impactos, a posição de se pedalar, entre tantos outros fatores, que em muitos casos não permitem que o conforto seja colocado em primeiro lugar. Para ter uma ideia desse fator, é só olhar os selins dos ciclistas de estrada. Para qualquer ciclista iniciante um selim igual ao dos profissionais é completamente inviável de ser utilizado, isso sem falar do condicionamento físico que auxilia a passar mais de 6 horas em cima da bike sem acordar todo quebrado no outro dia.
Em contrapartida se tudo fosse igual aos materiais dos grandes ciclistas, não teríamos tanta gente pedalando, afinal a alta qualidade dos materiais empregados nos equipamentos e acessórios também influenciam nos preços. Nesse sentido, a qualidade também pode cair um pouco ou muito, mas pelo menos permitem que as bicicletas possam rodar por ai, seja por esporte ou hobby, seja por necessidade de deslocamento. E isso não funciona somente com as peças e componentes, mas com o vestuário também. Os uniformes de ciclismo possuem variações em relação aos materiais utilizados, licenças, e até mesmo modalidades para que foram desenvolvidos. Seja para atender inciantes, ciclistas mais experientes ou fãs das grandes equipes, os uniformes de ciclismo buscam oferecer algo a mais que as roupas tradicionais - a capacidade de demonstrar por quem você torce ou pedala.
Pedalar com cores mais básicas e sem estar cheio de patrocinadores é uma opção bacana para quem prefere ficar mais discreto no meio do pelotão ou nas ruas do dia a dia. Mas roupas com muitas cores ou com cores mais vivas e vibrantes, são recomendadas pela maioria das autoridades. Isso porque auxiliam na sua visibilidade e identificação. Para quem pedala em locais de maior movimentação sabe que a necessidade de ser visto é de extrema importância, e uma das funções dos uniformes é manter você em destaque sempre.
Para quem pedala, a camisa é uma das primeiras peças do vestuário a ser vista. Mas para um entusiasta, pedalar somente com a camisa é pouco. As grandes equipes sempre lançam suas linhas completas, permitindo que quem pedale nas ruas possa demonstrar todo o apreço, dos pés à cabeça.
Quais as principais tecnologias que os profissionais utilizam e que chegam até nós? Só aqui na Mx Bikes você descobre o que as roupas de ciclismo possuem de diferencial em relação às roupas casuais. Confira:
O item que mais chama a atenção, é um dos que mais necessitam de atenção na hora da compra. As camisas de ciclismo precisam ser leves, afinal em dias mais quentes ou para pedais mais longos, dependendo da intensidade do seu pedal, o suor pode incomodar. Por isso, as camisas dos uniformes também possuem controles térmico e de umidade, além de tratamentos anti bacterianos e contra raios UV, garantindo proteção e segurança para a pele.
Assim como as camisas, os controles térmico e de umidade são de extrema importância nesses itens. Mas a principal preocupação é o forro. Isso porque uma das regiões que mais sofrem durante os pedais são o períneo e os ísqueos, então é necessário uma proteção extra para minimizar danos e desconfortos nessas regiões. Forrações ruins ou com encaixe errado podem causar machucados na pele e incomodar muito no restante do pedal.
Assim como as camisas, estes dois itens auxiliam os ciclistas de forma simples e prática a pedalar em dias mais amenos ou se proteger dos raios UV. Basicamente contam com os mesmos tratamentos das camisas, mas contam com a praticidade de poderem ser removidos facilmente durante os pedais e ocuparem pouco espaço.
Dois itens mais esquecidos pelos ciclistas, mas com uma importância fundamental. As meias específicas para ciclismo são importantes para o conforto e para a performance, já que contam com confecção diferente das meias tradicionais, absorvendo e liberando a umidade mais rapidamente e com costuras que encaixam melhor nas sapatilhas. Já os bonés podem ser utilizados para auxiliar os ciclistas nos dias de maior claridade, além de protegerem contra raios rolares que entram pelo sistema de ventilação do capacete.
Só aqui na Mx Bikes, a sua loja de ciclismo online, você encontra os melhores uniformes de ciclismo, das maiores equipes e das melhores marcas com excelente qualidade e ótimos preços. Confira.