Independente da modalidade praticada de ciclismo, estar bem equipado é garantia de performance e proteção. Mas ao longo dos anos, tanto as equipes profissionais quanto os grandes fabricantes iniciaram projetos que cada vez mais desenvolvem e aprimoram as tecnologias das roupas de ciclismo. Com isso, a cada nova coleção, pelo menos uma tecnologia diferente é apresentada, acrescentada ou modificada, afim de otimizar a performance e o conforto para os ciclistas.
Na hora da escolha, o fator modalidade de ciclismo deve ser levado em consideração. Isso porque os diferentes materiais empregados para cada modalidade interferem na performance, proteção e no próprio estilo do atleta. Aqui na Mx Bikes a sua loja de ciclismo online, você escolhe entre as melhores marca, confira:
Apesar da inúmera quantidade de modalidades, as roupas para Mtb, mesclam o casual ao ciclismo de estrada. Isso porque as tecnologias do ciclismo de estrada se encaixam muito bem para o Mountain bike, mas no geral quem pratica XC ou XCO também precisa de conforto, não somente da performance visada pelos atletas de estrada. Por isso, as roupas são igualmente leves, mas na grande maioria das vezes utilizam o padrão regular, ou o intermediário. Contudo, alguns ciclistas preferem utilizar as camisas de estrada, já que em ambos os estilos, as tecnologias empregadas são as mesmas. Acrescente nas duas modalidades forros mais grossos ou tecnológicos e tratamento UV e o Mountain Biker tem a fórmula perfeita para encarar grandes montanhas mesmo debaixo de sol forte.
Leves e com design slim fit, esses modelos são ajustados para ficarem colados junto ao corpo afim de minimizar o atrito com o ar e garantir maior aerodinâmica, otimizando o ganho de velocidade e diminuindo o tempo e o cansaço após longos pedais. Essas roupas são desenvolvidas com materiais leves e com controles térmico, de umidade e anti bacteriano, que com maior fluxo de ar, absorvem e liberam a umidade rapidamente, impedindo superaquecimentos, formação de microrganismos e de mau cheiro. Os tecidos mais leves e de compressão, permitem passar horas em cima do selim, graças ao aumento do fluxo sanguíneo e otimização da respiração celular, impedindo fadiga precoce e até lesões.
Vestuário mais leve e mais solto. Essas duas características tornam o vestuário para Downhill e Enduro diferentes dos demais visualmente. Isso porque nessas modalidades o uso de proteções é indispensável, e por isso, usar roupas um pouco mais largas auxilia a manter as proteções no lugar, garante mobilidade e auxilia na hora de vestir a roupa. Existem ainda alguns ciclistas de Mountain Bike que utilizam esses modelos devido ao conforto que proporcionam por ficarem mais soltos no corpo, além disso, os materiais empregados possuem uma certa resistência devido aos impactos causados por quedas, galhos ou mato que possa bater contra o corpo durante descidas mais rápidas em single tracks mais fechados.
Uma das modalidades que mais crescem no ciclismo atual, o Enduro ganhou personalidade rapidamente, tendo inclusive as roupas adaptadas para encarar terrenos mais difíceis e em locais mais afastados. Com tecnologias das roupas de ciclismo de estrada e de Mountain Bike, os conjunto são compostos pelas bermudas e camisas, além de agregar camisas de mangas longas ou manguitos, além das tradicionais jaquetas e mochilas. Isso porque quem pratica Enduro, passa praticamente o dia fora, por isso os conjuntos devem ser leves e resistentes, além de possuírem tratamentos que aguentem muitas horas de uso contínuo.
Os mais versáteis. Essa definição cabe muito bem para esse estilo. Na verdade, o estilo aqui gira em torno da proteção e do conforto, além de demonstrar o estilo próprio de cada modalidade. Para os ciclistas urbanos, o uso de materiais mais leves sem a necessidade de tanta tecnologia e mais soltos, permitem transitar pelos grandes centros de forma mais discreta e confortável, já que a preocupação é ir e vir ao invés de ser um pedal específico de treino. Já para o BMX as roupas devem ser mais leves, beirando a roupa casual devido à grande mobilidade de que necessitam para executar as manobras, e também para utilizarem proteções, diferente do Street BMX, o BMX profissional utiliza roupas específicas com proteções, muito semelhantes ao motocross .
Escolhido o tipo que mais se encaixa no seu perfil, vale lembrar que a modalidade deve influenciar a escolha, mas quem define o que usar é única e exclusivamente o ciclista. Isso porque para os amadores, a performance não deve ser o primeiro fator para o pedal, e sim a diversão e a satisfação em vencer uma subida, pedalar uns quilômetros a mais e assim por diante. Portanto, o conforto deve vir em primeiro lugar, e no ciclismo não há regras. Pode pedalar com camisa rosa e bretelle verde sem problemas. E se não combinar, lembre-se que os grandes Tours do ciclismo de estrada tem as camisas mais chamativas e diferentes por um grande motivo - Identificação.
A questão de identificação e visibilidade é muito importante. Não somente para os ciclistas urbanos. Quem pedala na estrada precisa estar bem visível. Pedalar monocromático é desfavorável para uma série de fatores, e, no caso de ter o conjunto inteiro preto, à noite ou em dias de maior sol, a visibilidade é menor e mesmo com roupas com proteção UV, o calor absorvido é muito maior e pode gerar cansaço precoce. No Mountain Bike, Quanto mais cores, melhor, já que rodar por estradas de chão ou no meio do mato é preciso estar bem visível. Mas lembre-se, monte seu conjunto com estilo, por mais que não há regras que ditem a moda do ciclismo, o bom senso deve imperar.
Só aqui na Mx Bikes, a sua loja de ciclismo online, você escolhe e monta o seu conjunto de ciclismo, com as melhores marcas, as melhores condições e preços. Clique aqui e complete seu conjunto de roupas com os melhores equipamentos para seu pedal. Confira.