Guia para a compra da Bermuda de Ciclismo
Todo ciclista que está iniciando fica em dúvida se realmente precisa de uma Bermuda de Ciclismo, seja por achar um investimento desnecessário ou até mesmo por um preconceito das bermudas para ciclistas serem bem justas, como uma bermuda feminina. Mas uma vez que realize um pedal mais longo irá sentir a necessidade de adquirir um roupa para ciclismo realmente, tanto a camisa como a bermuda.
Por que utilizar uma Bermuda para Ciclismo?
O ciclista tem três pontos de apoio na bicicleta, os pedais, o guidão e o selim, sendo o último onde concentra o maior peso, por isso é tão importante uma bermuda de ciclismo de qualidade, que tenha um forro confortável para que evite dores, assaduras, machucados e incômodos. Mesmo com um selim apropriado para corpo do biker, uma bermuda com forro de baixa qualidade pode tirar toda a motivação em pedalar, deixando de ser prazeroso o pedal e apenas sofrimento. Portanto se ao pedalar você está com muitas dores, a sua bermuda pode ser a resposta.
Custo x benefício da Bermuda para Bike
As roupas de ciclismo não são baratas, mas são um dos itens que terão maior impacto no prazer na hora de pedalar, por isso vale o investimento. Uma bermuda de bike que incomoda irá fazer o ciclista pensar o tempo todo na dor, mas bermudas de bicicleta com qualidade permitem que se concentre apenas em melhorar o seu rendimento ou ir mais longe, aproveitando ao máximo o tempo em cima da bicicleta. Entre ter duas bermudas de baixa qualidade, é preferível ter apenas uma, mas o modelo correto para o seu pedal.
Uma boa bermuda é fabricada com tecido tecnológico que ajuda na transpiração das pernas e melhora a circulação sanguínea, isso devido ao material que é confeccionada e o sistema de compressão das pernas. O forro acolchoado evita as dores causadas pelo contato e pressão no selim da bike, que é a sensação de fadiga e dormência nos músculos.
Conheça as características das Bermudas de Bicicleta
Tecido
Os modelos atuais das bermudas para bicicletas utilizam na sua confecção poliamida e elastano, que oferecem a regulação do calor, eliminação do suor e elasticidade para a movimentação das pernas, isso ainda com algumas características essenciais como tratamento que evita mal odor, possibilidade de lavar na máquina e secagem rápida.
Costura
A costura pode ser apenas um detalhe, mas é importantíssima pois se for costurada da forma errada a bermuda irá provocar assaduras e machucados durante o pedal. O ideal é que a costura seja realizada lado a lado com o tecido, mantendo a distribuição do contato com a pele junto ao tecido, não apenas nos pontos de costura.
Forro da bermuda
A forração da bermuda vai na parte interior da mesma e é ela que garante a absorção dos impactos com o selim da bicicleta, por isso é uma das características mais importantes do shorts para ciclismo. Atualmente existem forros acolchoados de diversos materiais, sendo os mais encontrados em espuma, gel ou até uma combinação dos dois. O que irá variar de um modelo para o outro é a densidade que ele oferece e o seu desenho. As bermudas de bike top de linha utilizam apenas espuma por ser mais leve, mas no desenho do forro possui densidades diferentes em cada região de contato. A escolha do forro ideal vai depender que pedal irá realizar, mais curto e com maior desempenho ou mais longo e confortável.
Modelo
O modelo de construção das bermudas de ciclismo são extremamente importantes, pois deve ter um formato que encaixe no corpo do ciclista sem atrapalhar a movimentação das pernas e prender a circulação na região abdominal ou das coxas. A construção ideal possui a parte de trás mais alta e a frente mais baixa, não ficando com a sensação que a bermuda está caindo e não apertando os órgãos da região abdominal.