Pedalar clipado é um dos maiores desafios de qualquer ciclista iniciante. Pedalar com pedais de mtb é com certeza um dos auxílios que qualquer iniciante utiliza quando começa a pedalar clipado, já que são esses modelos de pedais para bicicleta que são ligeiramente mais fáceis de aprender a utiliza o sistema de pedal clip para que não somente o desempenho, mas todo o processo de segurança e equilíbrio do ciclista também seja aprimorado com o uso dos pedais clip de mountain bike.
Os pedais de mountain bike oferecem uma maior praticidade no uso para quem está iniciando os treinos com pedal clip, já que são menores no encaixe do clip e em geral a desclipagem é mais simples e prática que os pedais de estrada, além de vários modelos de enduro terem plataforma para melhor apoio dos pés ou ainda serem duplos para uso clip/plataforma.
Independente do nível de cada ciclista, escolher um bom pedal clip de mountain bike é fundamental para que você tenha mais qualidade e segurança ao utilizar o sistema de pedal clipado ou só pedalar sem dores de cabeça com plataformas de boa qualidade. Para os ciclistas que já utilizam o sistema de pedal clip a escolha é um pouco mais exigente, afinal, o peso e composição para maior desempenho ou durabilidade são dois fatores que interferem muito para qualquer ciclista que se preocupe um pouco mais com seus treinos.
Basicamente, para escolher seu pedal clip de mtb, é necessário que cada ciclista defina o que pretende extrair do seu pedal, afinal, se a preocupação é somente estar clipado para ajudar um pouco mais no pedalar em questões de segurança e performance, mas sem estar tão focado no desempenho, o direcionamento em relação à durabilidade (composição e manutenção) do pedal clip é fundamental. Para os aficionados pelo desempenho e que competem, materiais mais leves e que garantam mais segurança para estabilidade e força, além de uma desclipagem rápida devem ser o ponto principal a ser visto na hora de escolher essa tão importante peça de bicicleta.
Escolher o pedal clip para mtb deve ser sempre relacionado ao seu uso e necessidade, afinal, existem muitos modelos no mercado que variam a faixa de preço em grandes proporções dependendo das tecnologias, marcas e composições.
O mountain bike surgiu há algumas décadas, e no decorrer desse tempo todo, várias modalidades dentro dessa principal acabaram surgindo, e ao contrário do que muitos ciclistas pensam, nem todo mundo que pratica uma determinada modalidade de mtb está afim de utilizar a mesma coisa que os prós utilizam, por isso, várias marcas que fabricam pedais para bicicleta ou outras peças para bicicleta que tem em sua linha também pedais, lançam diferentes modelos, não somente em relação à composição, mas também em relação ao tipo de pedal.
Os tipos de pedais de mountain bike mais comuns de se ver por ai são os de clip, mas existem também modelos plataforma voltados para modalidades mais extremas - mas que nada impede de serem utilizados por quem não tem a segurança ou vê necessidade de utilizar uma sapatilha de ciclismo.
Nem só de pedal clip vive o mountain bike, afinal, com tantas modalidades, as variações de modelos e necessidades para cada uma delas sempre mudam com os avanços dos esportes e tecnologias, além é claro, da preferência de cada ciclista.
Por mais incrível que pareça, os pedais clip ou não exigem um cuidado para que o funcionamento seja não somente eficiente, mas para que a durabilidade também seja maior, afinal, uma peça de bicicleta tão simples e fácil de ser cuidada, já ajuda a evitar custos desnecessários tão cedo como pode acontecer em casos de maus cuidados - independente da modalidade de mtb praticada, afinal, tanto nos estradões quanto nas trilhas, a poeira e a lama ajudam a detonar os rolamentos e até mesmo a funcionalidade.
Realizar a limpeza do pedal (independente de ser clip ou plataforma para mountain bike) é fundamental, assim, a durabilidade e a funcionalidade podem ser muito melhores do que se imagina.
Realizar a manutenção do pedal de mountain bike na bicicleta é bem simples. Independente de ser pedal clip ou plataforma, não tem muito segredo. O primeiro passo é realizar a limpeza com água e sabão mesmo, sem muito mistério, apenas para retirar o excesso de poeira ou barro. Em um segundo passo, é lubrificar bem o pedal e nesse ponto é preciso tomar cuidado. A rosca no pedivela deve ser lubrificada com graxa e o pedal (cachimbo e molas) devem ser lubrificados com lubrificantes ou desengripantes específicos que não entrem em contato com a relação da sua bicicleta e é claro, devem ser utilizados os recomendados (tanto de marca quanto de especificações técnicas) pelo fabricante do pedal ou um mecânico especializado.
Fique ligado nas lubrificações, cada pedal (ou fabricante) especifica um determinado tipo de produto ou especificação para o uso tanto no encaixe do pedivela (graxas) quanto nas molas dos taquinhos (lubrificantes e/ou desengripantes).
Só aqui na Mx Bikes você encontra a maior variedade de marcas e modelos de pedais para mountain bike como Shimano, Crank Brothers, Look, Wellgo e muito mais, sempre com os melhores preços e condições, confira.