Os pneus para bicicleta podem ajudar muito o ciclista na hora de pedalar, pois dependendo do terreno, a tração e a aderência do pneu da bike podem variar melhorando ou prejudicando sua performance. Por isso que o mercado de pneus para ciclismo cresceu e desenvolveu uma quantidade variada de modelos para atender todo o tipo de situação, proporcionando maior rendimento e prazer ao ciclista na hora de pedalar.
Os pneus para bike merecem toda a atenção, pois eles melhoram a estabilidade, o poder de frenagem e consequentemente a segurança na hora de pedalar.Confira aqui tudo sobre os pneus para ciclismo e escolha o seu
O tamanho do pneu está diretamente ligado ao tamanho do aro em relação à circunferência. Quanto à largura, os pneus possuem diversos tamanhos em um mesmo tamanho de aro, além disso, o desenho dos cravos e riscos no pneu também pode ser diferente, o que permitem maior versatilidade em relação ao uso, independente da modalidade, mas que facilitam bastante em relação às necessidades de cada tipo de pedal, seja à passeio ou para maior performance.
A escolha do pneu da bicicleta é fundamental para o controle, conforto e segurança do ciclista, por isso separamos as 4 modalidades de ciclismo com os seus respectivos pneus, para ajudar na hora da escolha dessa tão importante peça de bicicleta.
O pneu de mtb é desenvolvido especificamente para pedalar em estradas de terra, pedra e trilhas. Um pneu de qualidade é uma peca de bicicleta que irá proporcionar ótima aderência, amortecimento e proteção contra furos, assim você pode aproveitar as trilhas e passeios com confiança. Os cravos altos de um pneu para mtb garantem aderência nas curvas e tração ao fazer força nos pedais em subidas, evitando que a roda patine e ocorra a perda de potência.
Um pneu de road bike - speed é desenhado especificamente para andar no asfalto, já que possuem um desenho mais liso e perfil estreito, além do volume relativamente baixo do pneu, capaz de proporcionar mais equilíbrio e aderência, com baixa resistência de rolagem, ganhando maior velocidade e conforto ao ciclista em menor distância e assim minimizando o cansaço com pedaladas mais fortes já que a resistência ao atrito com o solo é menor.
Um pneu de bike urbana é construído para ser aderente, durável e com ótima proteção aos furos. Os pneus urbanos são bem similares ao de speed, mas são mais largos e volumosos para oferecer maior aderência e conforto ao pedalar a bicicleta. Além disso, os desenhos nos pneus são propensos para melhor escoamento de água, facilitando a vida de quem utiliza a bicicleta no dia a dia.
Os pneus de cyclocross foram desenvolvidos para serem utilizados em rodas de speed, mas que permitem serem utilizados em estradas de terra e trilhas. Possuem uma largura entre 30mm e 35mm, com um desenho misto entre speed e mtb, o qual permite boa aderência em trechos de asfalto e off-road, mas com a intenção de aliar a leveza das bicicletas de estrada ao mountain bike.
TPI é a medida de fios por polegada ou seja, o revestimento do pneu de bicicleta, é formado por camadas de fios sobrepostos entre si, lado a lado e colocados em camadas perpendiculares umas às outras, estas camadas são medidas como thread per inch (TPI), ou, fios por polegada. Quanto menor o TPI de um pneu, mais espaço existe entre as camadas, e consequentemente mais borracha será adicionada ao pneu, preenchendo os espaços existentes, resultando em um pneu mais pesado e em alguns casos menos resistente. A borracha é um dos componentes menos importantes no pneu de bicicleta, segundo alguns especialistas. O talão, ou borda do pneu que prende no aro e a carcaça que faz o arco entre as duas bordas são o que realmente fixam o pneu na roda e mais importam na qualidade do mesmo.
O pneu tubeless é um modelo que permite ser montado direto no aro da bike e segura o ar, sem a necessidade de uma câmara de ar como nos pneus tradicionais. Para montagem é preciso de uma roda compatível com o sistema tubeless, onde as paredes do aro são construídas em um formato diferente, se acomodando perfeitamente e vedando com os pneus que tem sistema UST (Universal System Tubeless). Neste sistema o aro é totalmente vedado, basta montar o pneu, calibrar e pedalar. Para ficar mais seguro, pode-se adicionar um liquido selante dentro do pneu e que em caso de furo a própria pressão do pneu empurra o liquido para o local que perfurou e veda o vazamento de ar. Este sistema deve ser montado com uma válvula de ar própria para pneus tubeless.
Conheça mais sobre o sistema tubeless e os selantes de pneus clicando aqui, role até o final da página e escolha o seu.
O sistema Tubeless Ready pode ser montado sem a câmara de ar pois a vedação é garantida através do liquido selante, que deve ser adicionado dentro do pneu. È necessário uma fita de aro especial, para vedar a parte dos Nipples de raio e um bico para pneus tubeless. Outra vantagem do tubeless ready é que são mais leves que os convencionais, porém as paredes laterais do pneu não são tão resistentes. Este sistema consegue proporcionar a grande vantagem dos pneus tubeless e ter um preço mais acessível, pode ser adaptado com pneus de diversas marcas como Continental, Michelin e outros.
Só aqui na Mx Bikes a sua loja de ciclismo online você encontra as mais variadas marcas de pneus para ciclismo, com os maiores fabricantes e as melhores condições e preços. Conheça toda a linha de peças para bikes e pedale com tranquilidade e muita qualidade.