Até pouco tempo atrás, imaginar que as bicicletas poderiam utilizar discos de freio, era impensável. Até então as pastilhas para freios de bikes eram somente as chamadas sapatas, ou seja, aquelas produzidas em borracha mais rígida e utilizada nos mais diversos sistemas de freios, independente da modalidade ou estilo do freio da bicicleta, o que as tornaram um mercado promissor no munda das peças de bicicleta.
Mesmo chamadas de sapatas de freio, essas peças de bike são na verdade pastilhas de freio, que têm a função de substituir as pastilhas já desgastadas pelo uso. Independente do sistema de frenagem que a sua bike possua, é ideal realizar a verificação da situação das pastilhas, afinal, são elas que auxiliam nos momentos de maior necessidade para parar a bicicleta mais rapidamente.
As diferenças entre as sapatas de freio para bicicletas e as pastilhas para freio à disco, já começam na composição de cada uma delas. Isso ocorre principalmente porque as sapatas possuem uma área muito maior de frenagem, que é o aro inteiro, o que faz com que elas precisem ser maiores, aumentando assim o atrito e consequentemente a frenagem. Em contrapartida podem esquentar e se o material utilizado for de baixa qualidade ou estiverem muito desgastadas, podem ficar moles e não funcionarem.
Já nas pastilhas de freio à disco, o processo é diferente, já que a área de ação é muito menor, pois ao contrário de qualquer aro utilizado, as pastilhas possuem ação somente no rotor (disco de freio), e estes tem tamanho mínimo de 160mm, ou seja o comparativo de tamanhos de área de frenagem é muito menor.
Por isso, as pastilhas de freio à disco são produzidas em material orgânico, ou cerâmica, que permitem atritos eficientes, e que não riscam o disco. Já as sapatas de freios para bicicletas, têm composições que vão desde borracha sintética, borracha termoplástica (TPR) materiais específicos para aros de carbono, que não podem sofrer com altas temperaturas e riscos, pois podem trincar e até quebrar.
Na hora de trocar a sapata de freios da sua bicicleta é de extrema importância verificar algumas situações, confira:
Para garantir boa qualidade de frenagem e durabilidade, é necessário verificar se a sapata tem materiais de qualidade para suportar aquecimentos e evitar o desgaste prematuro no caso dos atritos com o aro. No caso das bicicletas de estrada (speed), se certificar se a sapata é de qualidade é muito importante, já que descer de uma montanha em alta velocidade e perder os freios por má qualidade da sapata pode terminar em acidentes gravíssimos. Outro detalhe importante, é escolher as sapatas de freio adequadas para o tipo de bicicleta, ou seja, não utilize sapatas de Mountain bikes em road bikes (speed), afinal, cada uma tem compostos específicos para suportar calor, atritos com sujeiras diferentes e até mesmo em relação à umidade.
Da mesma forma que as sapatas de freio possuem diferentes composições, os aros não fogem a esta diferenciação. Isso porque dificilmente em um treino se utilizam equipamentos e componentes mais caros e frágeis que garantem maior performance em uma prova. Por isso, verificar a qualidade do aro também é importante, afinal sapatas de freio convencionais em aros de carbono, esquentam demais, podem riscar e até trincar o aro, além de não frearem corretamente, ainda podem causar acidentes e prejuízos. Da mesma forma na hora de escolher a sapata, verifique a compatibilidade com o sistema de freios. Sapatas para freios side pull ou ferradura, não são compatíveis com freios cantilever ou V-Brakes, e se forem cuidado, pois modalidades diferentes, possuem necessidades diferentes em relação à frenagem.
Se a sua bike utiliza freios à disco, é bom saber que a qualidade das pastilhas e alguns outros detalhes podem influenciar na frenagem e até mesmo na durabilidade de todo o seu sistema de freios, prejudicando seus pedais, acompanhe algumas dicas sobre as pastilhas para freios à disco de bikes:
As pastilhas de freios à disco podem ter dois tipos de composições. Diferentes das sapatas que precisam ser específicas para um determinado aro ou tipo de freio, as pastilhas para freios a disco contam com composições diferentes, mesmo nos sistemas de freios mecânicos e hidráulicos. As pastilhas orgânicas ou resinadas, utilizam resinas sintéticas ao invés de partículas metálicas, o que permite que este tipo de pastilhas esquente menos, garantindo maior regularidade em frenagens mais longas e otimizando a vida útil do rotor. Em contrapartida, a durabilidade é inferior, e necessitam de uma queima maior, para gerar toda a eficiência. Indicadas para Mtb leve e estrada com pouca chuva ou lama.
São pastilhas que em sua composição utiliza-se pó de metais ou cerâmica, que são compactados. Altamente duráveis, essas pastilhas permitem que o ciclista utilize o freio de forma mais abrupta e por longos períodos com boa eficiência, graças ao atrito realizado entre os metais presentes em sua composição com os rotores (discos). Justamente por isso, conseguem ter melhor capacidade de frenagem em terrenos ou climas mais adversos, garantindo melhor performance em chuvas ou com excesso de lama entre as pastilhas. Em contrapartida, os cuidados devem ser maiores, afinal devido as altas temperaturas podem causar queimaduras se tocadas logo após o uso, além de que se não houver manutenção, pode riscar os rotores, diminuindo a sua vida útil
Na hora de adquirir pastilhas de freios para a sua bike, é necessário realizar a verificação de alguns pontos específicos, além dos já listados acima, como o tipo de aro e materiais empregados na confecção, sejam das pastilhas para freios à disco, sejam para as sapatas de freio. No caso das sapatas, por utilizarem sistemas mais simples, a escolha é mais fácil, basta observar o tipo de freio (cantilever, V-brake, side-pull ou ferradura, entre outros), o tipo de aro (alumínio ou carbono), o material empregado, a modalidade escolhida e as condições do clima de maior uso.
Já no caso das pastilhas para freios à disco, alguns fatores são iguais aos das sapatas, como o material da pastilha, e as condições de clima. Mas o que mais deve ser levado em consideração para os freios à disco são o tamanho do disco de freio (rotor) e até mesmo o peso do ciclista, que faz aumentar ou diminuir a distância de frenagem, graças à inércia.
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