As fitas de guidão são exclusivas paras o uso das bicicletas de estrada, também conhecidas como Speed ou Road Bikes. Fixadas no guidão para oferecer maior conforto, aderência e amortecimento ao ciclista enquanto pedala, estes itens proporcionam muito mais qualidade para quem pedala na estrada, e ainda por cima auxilia a proteger outras peças de bike, garantindo além da qualidade para o ciclista durabilidade para a bicicleta.
Antes de comprar uma bicicleta é normal cada ciclista buscar algo que chame mais a atenção e que atenda as expectativas do que se pretende fazer com a bike. Se quiser pedalar somente no asfalto e com maiores velocidades, as speed são as melhores opções com certeza. Se quiser ir para o meio do mato, se isolar do mundo, mtb. Quando se pensa em versatilidade para um uso misto, normalmente se pensa em adquirir uma mountain bike, que acaba servindo para rodar em estradões e no asfalto, permitindo que o ciclista descubra o que é mais preferível em um futuro.
Mas as bikes de estrada evoluíram e passaram a ter configurações que podem rodar nas estradas de chão, ideais para um cicloturismo e até mesmo para uma nova modalidade, o cyclocross. Mas além do gosto, existem diversos pontos que agradam muitos em cada uma das modalidades. Vale lembrar que cada uma dessas modalidades exigem diferentes adequações do ciclista, seja em relação ao posicionamento do corpo, seja em relação à própria bicicleta.
Bicicletas de estrada, não possuem manoplas e isso pode parecer um pouco estranho. Isso porque o design dos guidões das bicicletas de estrada é diferente, devido à aerodinâmica que é necessária nessa modalidade. Aliás, toda a mecânica da modalidade do ciclismo de estrada é muito diferente do Mountain bike, bem como algumas peças da bicicleta, que são voltadas para menos peso, posição que favorece o ganho e a sustentação da velocidade e conforto. Vale ressaltar que esse último quesito é normalmente deixado em último lugar mesmo, afinal nessa modalidade a ideia é realmente bater grandes distâncias em menor tempo possível e com isso obter maiores velocidades.
Ao comparar o posicionamento dos ciclistas de estrada para os de mountain bike pode parecer que em uma descida a resistência do ar seja vencida de forma equivalente, porém, o atrito com o solo devido à largura dos pneus (além do tipo do terreno) e o peso das speed bikes é bem menor, ganhando mais velocidade em menos tempo e por maiores períodos.
Peças e até mesmo alguns acessórios comuns nas bicicletas de mountain bike são deixados de lado no caso das speed. A começar pelo sistema de transmissão, que para os iniciantes pode ser confuso no caso das speed, o guidão que permite mais posições das mãos, mas que ao mesmo tempo mudam constantemente a posição do corpo, pode gerar alguns incômodos em ciclistas que iniciam nessa modalidade, mas que se com posicionamento correto e prática, permitem pedais extremamente longos sem problemas.
Pedivelas e cassetes também passam por algumas mudanças, no mountain bike, três, duas ou uma coroa auxiliam os ciclistas a vencer subidas íngremes com relações de pinhões no cassete que vão de 11 até 50 dentes, facilitando a vida nos morros e serras. Já na estrada, um cassete com 34 dentes já é considerado muito grande e duas coras é o suficiente para se ter velocidade e maior versatilidade em relação às subidas com maior aceleração em locais planos.
Na hora de escolher a sua modalidade favorita, leve em consideração o tipo de treino que você quer realizar. Pedalar fora da estrada é relaxante, mas exige um pouco mais das pernas dos ciclistas, devido ao peso total (bicicleta mais acessórios e equipamentos), arrasto dos pneus por serem mais largos, tipo do terreno e inclinações. Se você quer cobrir grandes áreas rapidamente, não se importa com barulho e busca treinos mais aeróbicos, então uma road bike é uma boa pedida. Independente da escolha, cada uma vai ter suas vantagens e desvantagens em relação à algo da outra modalidade, ficando a escolha um critério bem pessoal, mas se possível tente as duas modalidades antes de se decidir efetivamente ou pratique ambas, as técnicas de uma podem ser aplicadas facilmente na outra para melhores treinos.
Funções parecidas e constituições muito diferentes. Se uma speed não utiliza manoplas, porquê uma mountain bike não utiliza fitas de guidão? Entenda as diferenças entre as duas peças de bicicleta.
Encontradas nas bicicletas com guidões riser ou flats, as manoplas são pecas bicicleta fabricadas com diversos materiais que permitem que as mãos tenham maior aderência e melhor absorção dos impactos durante os pedais. Assim como as fitas, auxiliam a manter a umidade longe dos guidões, minimizando possíveis oxidações, além disso, possuem um certo padrão, que permite o uso em apenas uma posição junto ao guidão, não permitindo posicionamentos diferentes das mãos.
Se estendem do início do guidão e seguem por toda a curvatura até a parte reta do guidão, garantindo que a textura seja a mesma em qualquer posição e sendo muito mais flexíveis. Fabricadas com materiais que permitem melhor respiração para as mãos, são menos duráveis já que abrangem áreas maiores de contato com as mãos e com a umidade externa. Assim como as manoplas, conferem excelente aderência e impedem que excessos de umidade fiquem retidos junto ao guidão.
Na Mx Bikes, a sua loja online de ciclismo, você encontra uma grande variedade de fitas de guidão, com diversas cores e materiais como, EVA, couro e microtex, tudo para personalizar a sua bike e pedalar com os melhores componentes para ciclismo.