Ter uma Câmara de Ar reserva é essencial para garantir um pedal tranquilo, pois seja no MTB, no ciclismo de estrada ou até mesmo dentro dos grandes centros urbanos, o risco de ter um pneu furado é muito grande e ninguém quer pedir carona para voltar para casa, nem ficar a pé no meio do mato ou em qualquer outra localidade longe de casa.
Produzidas atualmente em borracha sintética e outros compostos, as câmaras de ar foram itens acrescentados às bicicletas e cada vez mais melhorados, afim de garantir maior durabilidade e resistência, melhorando os pedais e otimizando os tempos e as dores de cabeça de quem compete ou quer treinar mais.
Por volta de 1880 as bicicletas havia recentemente evoluído do modelo velocípede onde as rodas eram de madeira ou ferro e possuíam em seu redor uma camada fina de borracha. Foi no final da década que John Dunlop inventou um modelo de pneu com ar interno para seu filho, mas pela falta de resistência, recobriu o mesmo com os até então utilizados pneus, nascendo assim o pneu para bike e a câmara de ar, praticamente ao mesmo tempo.
Foi a partir daí que o sistema de amortecimento de impactos se iniciou no mundo das bicicletas, já que os pneus com câmaras de ar, permitiam rodar mais confortavelmente, reduzindo os impactos para os ciclistas e permitindo que em casos de quebras as rodas não necessitassem mais de trocas, mas que os pneus e câmaras de ar fossem feitos para poderem ser substituídos nesses casos, facilitando a vida dos ciclistas.
Buscar pão na esquina de casa ou fazer um pedal de um dia todo de mais de 100 Km podem ter muitas diferenças, mas estar preparado para qualquer um dos dois momentos é muito importante. Mesmo estando perto da sua casa, é sempre importante possuir alguns acessórios e peças de bicicleta sempre à mão ou em quantidade extra, seja em casa ou junto da você e isto inclui as câmaras de ar.
Para quem não utiliza a tecnologia tubeless possuir uma câmara reserva é fundamental, seja ela em casa, na bolsa de selim ou amarrada no canote, afinal ao longo do trajeto que você irá percorrer existem materiais que podem furar o pneu e consequentemente sua câmara de ar.>
Pneus muito cheios (calibragem alta) no caso de quem pratica Mountain bike podem causar furos precoces devido à impactos em buracos, pedras muito finas ou grandes e pontiagudas e até mesmo espinhos e galhos podem cortar o pneu ou furar a câmara de ar, portanto rodar com a calibragem correta é de extrema importância, e quanto à bikes de estrada e urbanas, que só pegam asfalto, é ideal calibragens mais altas para minimizar os atritos, ganhar velocidade e impedirem a fixação de objetos cortantes junto aos pneus.
Mesmo possuindo um custo bem inferior aos pneus de sistema tubeless, as câmaras de ar ainda são uma excelente opção em relação ao custo x benefício para quem procura maior praticidade nas pecas bicicleta. Isso porque dependendo do tamanho do furo, as câmaras de ar podem ser consertadas, e atualmente, tanto as câmaras de ar, quanto os remendos são muito simples e práticos de serem feitos, diferente dos anos 90, onde era necessário esquentar, prensar e deixar por horas secando. Os remendos para pneus e as câmaras de ar, possuem constituições que permitem rapidez e praticidade para o uso, então se você não possui uma câmara reserva, pode ter um kit de reparos ou remendos, e assim sua câmara pode ser consertada mesmo durante os pedais, mas lembre-se, furos ou rasgos maiores que 4 cm comprometem bastante a resistência da câmara de ar e dificultam o remendo, além disso, uma câmara com mais de 8 furos já é um indicativo de baixa durabilidade da câmara de ar e do pneu e ai nesse caso, a verificação dos dois casos e a possível substituição de um ou ambos é ideal.
Para remendar a sua câmara de ar é muito fácil, acompanhe: 1. Remova a roda da sua bicicleta, termine de murchar o pneu e insira uma ou duas espátulas para remover um dos lados do pneu. 2. Retire a câmara de ar, e a encha, se estiver em um local com água mergulhe a câmara para verificar o local do furo, senão apenas tente identificar pelo vazamento de ar onde está o furo. 3. Abra um pouco mais o furo e lixe o local e uma área maior que o furo. 4. Passe a cola do remendo e verifique de acordo com cada fabricante o tempo aproximado de secagem. 5. Cole o remendo.
Antes de montar o pneu novamente, confira se o que furou sua câmara de ar ainda está no pneu, se puder, remova o pneu e verifique se ainda há algo que possa furar a câmara, tenha cuidado, pois vidro e outros objetos podem cortar sua mão ou dedos. Coloque a câmara com um pouco de ar, remonte seu pneu e continue seu pedal. Por mais que pareçam simples e iguais, as câmaras de ar possuem diferenças consideráveis, e não é somente pelo tamanho do aro à qual elas estão atreladas. Cada câmara de ar possui uma medida correta em relação à largura e ao tipo de válvula que ela possui, que é compatível com o aro da bike. Portanto na hora de escolher a câmara de ar ideal para reposição, verifique as medidas compatíveis com os pneus, por exemplo, as câmaras de ar podem ser compatíveis com diversas medidas em relação à largura do pneu, sendo o primeiro número relacionado ao tamanho do ar e os demais relacionados às medidas compatíveis - 29 X 1.95-2.10, ou seja, uma câmara de ar para pneus aro 29 com largura de 1.95 cm à 2.35, e se a válvula é Schrader® (bico grosso) ou Presta® (bico fino).
Aqui na Mx Bikes você encontra uma grande variedade de câmaras de ar das melhores marcas como: Continental, Rubena, Kenda, Maxxis e Pirelli, com os melhores preços e condições para pagamento e com uma equipe especializada para te atender quando necessário. Confira.Diferenças entre as câmaras de ar
Confira como trocar a sua câmara de ar
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