A lubrificação é um dos principais itens de manutenção na transmissão da bicicleta, que é essencial para aumentar a durabilidade do cassete, coroas e corrente, garantindo ainda o bom funcionamento do conjunto, mantendo as trocas mais rápidas, as frenagens mais precisas e pedaladas suaves e sem barulhos.
Confira aqui tudo sobre os lubrificantes para bike e escolha o seu
Quando o ciclista pedala a corrente que está em contato com o cassete ou a catraca e coroas, o que provoca uma fricção ou atrito, que gera calor e causa o desgaste das peças da bike. O lubrificante é uma substância viscosa que é colocado entre as peças, para quando estiverem em movimento, reduzirem o atrito, proporcionando um funcionamento mais suave, diminuindo os ruídos e desgaste das peças, já que devido à viscosidade, fazem com as peças escorreguem, diminuindo o calor e os atritos.
Escolher o lubrificante ideal para sua bicicleta proporciona uma pedalada mais suave, trocas de marcha mais precisas e evita o desgaste prematuro da corrente, coroas e pinhões do cassete ou catraca. Existem algumas condições a considerar ou Bike de estrada, incluindo as condições climáticas, o terreno e o uso da bike.
Escolha já o seu
São lubrificantes que se mantém úmidos ao toque até que sejam removidos. São bastante oleosos, o que o torna resistente à água e ideal para dias chuvosos e ambientes com lama ou com muita umidade. No entanto, por causa da sua alta viscosidade, atraem muita sujeira em condições de clima seco, portanto, limpe qualquer excesso da corrente antes de pedalar e no caso de pedalar em ambientes secos, é aconselhável limpar e retirar o lubrificante úmido e utilizar um seco.
Úmidos durante a aplicação, este tipo de lubrificante secam logo após a aplicação e protegem as peças da bike antes de pedalar. São feitos com Teflon® ou politetrafluoretileno, que aplicados na forma líquida penetram nos elos da corrente e vãos das partes móveis, deixando uma película de proteção seca, que não atrai partículas como os lubrificantes úmidos. Por estas razões são ideais para terrenos secos onde sua bike terá bastante contato com areia, poeira e sujeira. Só observe que lubrificantes secos se desgastam mais rapidamente, necessitando aplicação mais frequente e nas chuvas são solúveis, ou seja, acabam sendo dissolvidos, e a necessidade de re aplicação é necessária.
Para pedalar por longas distâncias, é recomendável o uso de lubrificantes úmidos, que vão durar mais, mas também vão exigir que você limpe o sistema de transmissão com certa frequência, podendo ser a cada pedal, e se o terreno tiver muita poeira e areia, ainda é recomendado o uso de lubrificante seco, alternando os tipos de lubrificantes. Existem lubrificantes que podem ser utilizados nas duas situações, porém os componentes que repelem a umidade atraem muito pó e consequentemente a relação suja rapidamente, sendo necessário lavar a bike e remover todo o acúmulo de sujeira que fica nas roldanas, câmbios, cassetes, coroas e corrente, afim de garantir melhor absorção e eficiência na próxima lubrificação.
Na bicicleta existem muitas peças que não podem ser lubrificadas com óleos (spray) ou com lubrificantes normais, pois necessitam de uma viscosidade, aderência e resistência ao calor que os sprays e os desencravantes/desengripantes não conseguem oferecer, para isso existem vários modelos de graxas que lubrificam os rolamentos de cubos, pedivelas, caixas de direção, rolamentos e buchas da suspensão traseira (Shock), ou até como anti-corrosivo em peças como parafusos, blocagens e canote do selim. Vale lembrar que utilizar produtos que não são específicos para o local que você necessita ou ainda que não são para bicicletas podem prejudicar o funcionamento das peças, causar acidentes ou diminuir a vida útil das peças.
O fator decisivo neste caso, são as condições climáticas. Se você vai pedalar sua mtb em tempo seco, as chances são de que muita poeira e detritos irão parar na sua transmissão, portanto opte por lubrificantes secos ou com cera e em caso de dias chuvosos ou em terrenos com lama ou por onde você irá passar possui excesso de umidade, opte por lubrificantes úmidos. No caso das bikes de estrada é mais fácil, como você vai pedalar longas distâncias em estradas limpas, vai precisar de um lubrificante que dure, no caso o úmido, mesmo em condições de tempo seco, mas em contrapartida, eles devem ser limpos e repostos com maior frequência.
A maioria dos ciclistas mais experientes vai sugerir lubrificantes em gotas, que podem ser aplicados com precisão sobre os elos da corrente e evitar que lubrifique em áreas indesejadas como discos e sapatas de freio. No entanto, o spray, devido à pressão do ar, força o lubrificante para dentro de áreas mais difíceis de remover quando for limpar a corrente com um pano seco, além de abranger áreas maiores. Em todo o caso, é bom ter os dois tipos, assim, após um determinado pedal e um tipo de lavagem, você pode escolher por um deles, facilitando a lubrificação.
Em primeiro lugar, lubrificar a bike é simples e rápido. Após lavar a sua bicicleta, utilize um desengripante próprio para bicicletas. Deixe ele agir por uns 5 a 10 minutos. Utilize um kit de escovas para limpar os resíduos mais profundos e restantes. Feito isso, enxágue novamente a bike.
Aplique o lubrificante girando lentamente o pedivela. Se for de gotas, o ideal é uma gota por elo da corrente, se for spray, utilize o bico redutor e tente aplicar realizando pequenas pressões, preenchendo o máximo de elos possíveis. Repare que a aplicação é feita na parte de baixo da corrente, assim o lubrificante passa por todo o sistema de forma mais eficiente. Mantenha o pedivela e o sistema funcionando por 3 a 5 minutos e depois retire o excesso de lubrificante, assim você evita que mais sujeira se acumule na sua transmissão.
Com lubrificantes em spray é possível lubrificar outras áreas além da corrente, com bico redutor pode ser aplicado nos câmbios, e sem o bico diretamente no cassete ou catraca.
Evite usar WD40 (desengripante) ou outros desengripantes que não são específicos para bicicletas ou peças específicas de bikes. Eles possuem uma função diferente e são muito finos para lubrificar adequadamente a corrente, além de atraírem muita sujeira, desgastando com maior rapidez.
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