Pedalar confortável e com proteção - Duas características que não podem ficar fora de qualquer equipamento de quem curte o máximo em adrenalina na hora de pedalar ao praticar por longas e técnicas descidas em modalidades como o downhill Por isso, as luvas para downhill possuem algumas características que diferem das demais luvas de ciclismo convencional, principalmente quando o assunto é proteção, afinal, passar por entre galhos em uma trilha fechada e bater com as mãos em algo pode ser muito mais que dolorido.
As luvas de ciclismo são por si só equipamentos que já garantem uma certa proteção para os ciclistas em casos de quedas, já que as mãos tendem involuntariamente a irem por primeiro em direção ao solo nas quedas. Por isso, qualquer ciclista despreocupado com a performance, ou seja, que busque realizar treinos ou passeios sem nem dar bola para os Koms da vida, tende a utilizar as luvas voltadas para o downhill ou enduro, justamente por estes modelos oferecerem conforto e proteção de forma praticamente sensível ao ponto de manter o controle, como se você nem estivesse utilizando uma.
Na hora de escolher um modelo de luva para pedalar algumas dúvidas podem surgir devido à quantidade de modelos existentes no mercado, mas as luvas de downhill possuem características que visam a proteção e que são visíveis já em seu design.
Escolher um equipamento de ciclismo relativamente simples pode não ser das tarefas mais fáceis. Vários fatores contribuem para que a escolha se torne difícil, principalmente pela quantidade de modelos existentes no mercado. Mas além do design visível, o que é necessário realmente é analisar a capacidade de alguns pontos, como proteção, conforto e os extras que a luva pode te oferecer. Por isso, analise os seguintes passos:
Cada luva de ciclismo pode conter uma série de características que fazem dela uma super luva para downhill, mas por outro lado para quem vai pedalar pela cidade e comprou a luva para pedalar devido às cores e design dela, pode ser muito ruim. Por isso, entender alguns pontos é tão importante para escolher corretamente.
Luvas que possuem detalhes em PU, TPU ou outros plásticos e borrachas são ideais para quem busca maior proteção. Nesses modelos as proteções com esses materiais tornam as luvas ligeiramente mais pesadas e consequentemente um pouco menos respiráveis que os modelos totalmente fabricados em malha no dorso.
Já para quem vai praticar downhill em essência, esses tipos de proteções são praticamente indispensáveis, já que garantem um menor risco ao ciclista ao passar por locais de mata fechada, onde galhos podem causar danos às mãos, ou proteger com mais eficiência contra quedas em locais cheios de adversidades no terreno, como troncos e pedras e que podem machucar muito ao cair.
Na hora de escolher uma luva para pedalar que ofereça conforto, é primordial que os tecidos que fazem parte dessa luva de ciclismo sejam conhecidos, afim de evitar que suas mãos sofram com superaquecimentos. Como no downhill a intensidade nas descidas e a velocidade são elevadas, a ventilação passa desapercebida. Mas para quem opta pela proteção em pedais mais leves, ou em outras modalidades de mountain bike ou mesmo no ciclismo de estrada, deve observar esses detalhes, que podem fazer a diferença entre o conforto e o incômodo de ter as mão suadas com desconforto e até mesmo chance de fazer aquela bolha/assadura dolorida.
O tipo do tecido é fundamental, afinal, ele pode ajudar na proteção, mas sem comprometer o conforto, ou ainda proteger contra os raios solares e manter a pele refrigerada para quem não vai praticar modalidades mais extremas.
A composição das luvas de ciclismo (assim como a grande maioria dos equipamentos de ciclismo) afeta diretamente na durabilidade da luva para pedalar. Materiais mais finos e que visam a performance tendem a sofrer mais com o atrito, por isso, a durabilidade acaba sendo afetada. No caso das luvas de downhill a tendência é que a durabilidade seja um pouco maior dependendo do uso e impactos que esse equipamento sofra, até por isso, vários ciclistas optam por esses modelos. Em contrapartida, a durabilidade também pode ter um custo superior, mas que ao longo do tempo acaba gerando um bom equilíbrio entre o custo x benefício.
Materiais mais resistentes = maior durabilidade? Dependendo do tipo de uso e conservação, o custo x benefício das luvas fechadas pode ser bem satisfatório.
Comprar o tamanho correto e ainda por cima ter aquele ajuste mínimo e um detalhe em silicone ou pad em gel na palma da mão para mais conforto? Imagina ainda com compatibilidade para telas touchscreen. Pois é. Esses detalhes chamam ainda mais a atenção na hora de escolher uma luva para pedalar fechada. E com razão, afinal, quem não quer pedalar protegido e com uma série de comodidades par ao conforto? Então na hora de escolher a luva para ciclismo tipo full finger, aproveite para verificar essas tecnologias, como fechamentos em Velcro®, conectividade, tecidos atoalhados para limpar lentes e suor, auxílio de remoção e por ai vai. Só fique atento, que pode acontecer de um modelo recheado de tecnologias custar bem mais do que você imagina.
Ampliar ainda mais a qualidade com outras características é algo que as luvas de downhill também oferecem para os ciclistas na hora da escolha.
Só no melhor site de ciclismo online do Brasil - a Mx Bikes, você encontra as melhores marcas de luvas para ciclismo de todos os tipos, luvas de downhill, luvas abertas, luvas fechadas, sempre com os melhores preços e condições da internet com grandes marcas, como Fox, 100%, Alpinestars, ASW e muito mais, confira agora mesmo.