Ter que ficar em casa e deixar de treinar nos dias mais frios ou mesmo na chuva é uma das maiores frustrações de todo o ciclista. Seja por precaução em relação à visibilidade, seja por motivos como pegar uma gripe e ter que deixar de treinar por mais tempo, muitos ciclistas acabam ficando em casa em condições mais adversas de clima, e que se o mau tempo se estender por muito tempo, o rendimento pode demorar alguns treinos para ser retomado.
O que poucos ciclistas não sabem é que atualmente, os materiais empregados na confecção de roupas para ciclismo são de alta tecnologia, e mesmo nas peças de vestuário de entrada, as qualidades que auxiliam os ciclistas em diferentes condições climáticas são muitas e oferecem mais que proteção contra o frio e chuva.
Escolher a indumentária correta para treinar é ideal para a performance e/ou conforto independente da modalidade e do clima. Isso porque pedalar com as roupas inadequadas pode ser ruim para a performance, conforto e até mesmo a saúde (confira aqui porque pedalar com as roupas adequadas).
Tecidos com tratamento hidrofóbico (que repele ou demora para absorver a água), são amplamente utilizados nos dias atuais em peças de roupas como camisas de ciclismo, calças para ciclismo, bretelles de ciclismo, e até mesmo meias e sapatilhas para ciclismo, garantindo que os pedais nas chuvas mais fortes sejam confortáveis e com garantia de performance.
Pedalar no frio, já não é um problema tão grande quanto na chuva, afinal, sob fortes chuvas, outros riscos como diminuição da aderência dos pneus com o solo, raios, e menor visibilidade podem atrapalhar o treino e terminar em acidentes mais sérios e graves. Mas vestir muitas blusas também não ajuda em nada, afinal moletons e jaquetas para inverno, minimizam a perda do ar quente para manter a pele aquecida, mas para pedalar são desconfortáveis, pois além de causarem superaquecimentos, retém o suor e a umidade, gerando aquela famosa sensação de desconforto, quando o tecido frio toca a pele quente.
Muitos ciclistas antes dos treinos apenas se preocupam com o trajeto, tempo e performance, mas esquecem de um fator chave - as condições climáticas. Pode não parecer, mas verificar o clima atual e o desenrolar dele ao longo do dia ou do tempo aproximado do seu pedal é de extrema importância. Afinal, o excesso de vento e a chuva podem diminuir a performance, o sol muito forte pode causar queimaduras graves e o frio em excesso pode te deixar de cama e sem treino por alguns dias.
Por mais que a as previsões do tempo nem sempre sejam as mais precisas, verificá-las é importante para escolher o que levar ou o que vestir, afim de proteger e garantir que seu pedal seja otimizado ao máximo. Afinal, sair somente com camisa e bretelle e bater aquele vento gelado e chuva, além de desagradável, pode fazer mal para a saúde. O mesmo pode acontecer com o excesso de roupas. Sair com blusas, jaquetas e peças pesadas em um dia que vai sair aquele sol pesado, além do incômodo gerado por ter que tirar tudo e às vezes nem ter onde carregá-las, pode gerar superaquecimentos, desidratação e um desconforto enorme.
Seja pelo frio, chuva ou se esquentar, utilizar um material mais versátil, com certeza irá ajudar (e Muito) nos seus pedais, afinal, as jaquetas são confeccionadas com materiais que permitem excelente controle térmico e de resistência à água. Entenda um pouco mais sobre a confecção dessas importantes peças de roupa:
Leves e confortáveis, as jaquetas de ciclismo, utilizam materiais que permitem que o ciclista pedale com maior conforto e com proteção nas condições mais adversas de clima. Ao contrário das jaquetas de inverno, as jaquetas específicas para o ciclismo contam com composição praticamente 100% em poliéster, que permite maior capacidade de respiração para a pele, torna a jaqueta mais leve em relação ao peso e tem secagem mais rápida ou impede que a água entre em contato com o interior da peça, tudo vai depender do modelo e da tecnologia empregada pelo fabricante e a que for de sua necessidade ou preferência. Mesmo em dias que o sol pode aparecer mais forte, os materiais permitem que a pele respire e o conforto seja mantido.
Mesmo nos modelos mais simples, o controle térmico é uma das principais características das jaquetas para ciclismo. Isso porque elas devem proteger do frio, manter a pele aquecida, mas permitir que a pele respire normalmente. Além disso, o controle de umidade é um fator que auxilia ainda mais esse fator, já que ele absorve e libera a umidade mais rapidamente, evitando que o suor ou o excesso de umidade causem desconfortos. Jaquetas corta vento e de chuva possuem entre as gramaturas de tecido, confecções diferenciadas, que impedem a entrada de água e de vento garantindo conforto. Somando ainda mais tecnologia, tratamentos anti bacterianos, inibem a proliferação de microrganismos e de mau cheiro.
Ainda existem características que fazem desses itens indispensáveis no seu aparato de roupas de ciclismo. Isso porque não pedalar na chuva ou no frio não pode ser um empecilho para manter o ritmo, ou cuidar da sua saúde, por isso, manter pelo menos um item desses em seu conjunto de roupas é fundamental para se precaver contra qualquer adversidade de clima e manter o ritmo de treinos.
.Só aqui na Mx Bikes, a sua loja de ciclismo online, você encontra as maiores marcas e a maior variedade de modelos de jaquetas de ciclismo para você completar o seu conjunto de roupas e garantir seus pedais embaixo de chuvas ou no frio, com as melhores condições e preços. Confira.