Os velocímetros com fio são a versão com melhor custo x benefício para você monitorar as suas atividades de ciclismo de forma instantânea. Se você precisa das informações com fácil visualização e na ponta dos dedos sem gastar muito, são uma ótima opção, já que possibilitam uma melhor visualização dos dados na hora em que se está pedalando e sem as neuras de dados coletados e planilhados para ajudar no rendimento durante os treinos, ou seja, é para você ter uma na bike para um deslocamento ou passeio. Mas nem por isso significa que não tenham funcionalidades suficientes para quem pedala todos os dias.
Ideais para quem não está preocupado com planilhas de treino e dados complexos, os velocímetros com fio são um excelente auxílio para pedalar com melhor custo x benefício.
Na dúvida entre comprar um velocímetro com fio e um sem fio? Com a quantidade de opções existentes dos dois modelos no mercado, a diferença primária entre possuir e não fio já é o primeiro fator. Mas o principal motivo para comprar um velocímetro é a necessidade em saber a distância percorrida e a velocidade com que se pedala, e para muitos ciclistas, só isso basta. Na hora de escolher o modelo ideal para o uso, as variações de preços podem confundir os ciclistas, por isso, tentar entender um pouco mais sobre o que cada um pode oferecer e os motivos dessa variação é importante para quem quer pedalar com dados e sem preocupações, confira alguns pontos para escolher de modo mais assertivo:
Dependendo da quantidade de dados que cada ciclista prefira ter a sua visibilidade, há modelos de ciclicomputadores com fio que podem oferecer uma série de dados quase tão completos como os gps de ciclismo e que podem chegar a até quase o valor de alguns modelos de entrada. Por isso entender quanto e quais são as informações que você deseja obter é o primeiro passo para escolher. Os modelos mais básicos oferecem velocidade instantânea, hora do dia e quantidade parcial que pode ser zerada a cada utilização, mas também possuem modelos com sensores de cadência e até mesmo conexão da base de dados para o computador para planificar se assim você quiser.
Muitas vezes a escolha por um velocímetro está na praticidade de utilização. Tanto para o uso e leitura das informações quanto para o funcionamento que é simples após a instalação. A grande maioria possui apenas um botão que troca as informações. As telas em geral mostram números maiores e informações claras - ideal para quem não quer nem saber de cadência ou potência.
Por possuírem fio, os velocímetros para ciclismo tem o contra da instalação - que nem é tão grande assim. Antes de ligar o velocímetro e rodar com ele, é importante testar o imã e o sensor, para então instalar a base. É sempre necessário verificar ao iniciar pela primeira vez a medida dos pneus e aros, já que diferente dos gps de ciclismo, é por meio da frequência de giro da roda que a velocidade e a distância são mostrados e é ai que os tamanhos de aros e medidas de pneus entram, afinal para cada velocímetro a medida inserida em sua memória é o valor referente à medida que sua roda faz em um giro completo, e com isso, é calculada a distância percorrida - física pura.
Em casos de dúvidas, basta verificar o manual do fabricante. É nele que normalmente fica contida a tabela com o formato de inserção e medidas em sua base de dados do pneu da sua bicicleta. Outro fator importante na instalação é o cuidado com o fio. Mantê-lo muito solto pode enroscar em algum lugar, como galhos ou estruturas de lugares mais fechados, assim como mantê-los muito esticados pode romper o fio em casos de quedas ou torções maiores do guidão da bicicleta.
Assim como os modelos de ciclocomputadores sem fio, os velocímetros também contam com o uso de baterias e em alguns casos até baterias recarregáveis. Os modelos mais top de linha possuem desligamento automático fora de uso para economizar bateria, favorecendo a durabilidade. Quanto à impactos e umidade, a maioria esmagadora no mercado possui resistência à poeira e umidade, favorecendo ainda mais a qualidade para o uso em qualquer clima, assim como os modelos sem fios. O cuidado nesse ponto fica por conta de não molhar os terminais de contato entre o sensor da roda (base que fica no guidão ou mesa da bicicleta) e do velocímetro.
A medida do aro e do pneu utilizado na sua bicicleta é de fundamental importância para a precisão na hora de mostrar os dados no velocímetro. No exemplo acima como o modelo Shimano Pro Scio interpreta os dados de diferentes medidas de pneus e aros.
Só aqui na Mx Bikes - a maior e melhor loja de ciclismo do Brasil você encontra a maior variedade de velocímetros para bike, sempre com os melhores preços e condições da internet, confira.