Os ciclocomputadores sem fio (incluindo os gps de ciclismo) são a melhor opção para obter todas as informações que o ciclista irá precisar para saber sobre sua performance na ponta dos dedos e com fácil visualização. Seja um pedal à passeio, um treino leve ou pesado, você poderá obter informações como a velocidade, quantidade de quilômetros pedalados (ou quanto falta), a média de velocidade ou até mesmo a cadência de pedaladas, ritmo cardíaco e mapa de navegação em alguns modelos mais avançados.
Um dos grandes diferenciais dos modelos sem fio, é claramente a ausência dos mesmos, evitando que fiquem enroscando ou com aquele monte de fio enrolado pelos cabos de freios e câmbios da bicicleta, além de torná-los ainda mais leves. Possuem resistência contra a água para que seus treinos não parem nem com a chuva, e vários modelos possuem retro iluminação para maior visibilidade para pedalar à noite. Na hora de escolher o modelo ideal é importante verificar uma série de informações que podem ser úteis para seus treinos, confira a seguir algumas delas.
Disponíveis no mercado em uma quantidade enorme de modelos e marcas, escolher o ciclocomputador ideal para pedalar pode até ser um pouco difícil, mas com o foco certo a escolha se torna mais rápida.
Independente da modalidade, ter um ciclocomputador para treinar e competir é fundamental, mas ainda tem a turma do passeio, que não precisa ficar sem as informações sobre quanto pedalou, por onde passou ou vai passar. O que vale em relação aos modelos com fio é que os modelos de velocímetros para bicicleta sem fio são práticos de serem instalados e permitem um visual mais limpo na bicicleta. No geral o tamanho dos modelos em relação aos com fios não muda muito. O que altera bastante é a quantidade de informações que cada um oferece e conectividade com outros sensores e aparelhos.
O primeiro passo para escolher o ciclocomputador ideal é a quantidade de informações que você necessita para seus treinos ou quer ter para um melhor monitoramento das suas condições durante o uso. Em todos os modelos é possível encontrar as informações mais simples, como velocidade atual, tempo transcorrido, hora dia e odômetro total. Verificar a conectividade para planilhas e aplicativos online onde é possível acompanhar esses dados é muito importante para quem busca um melhor auxílio na hora de pedalar, então a quantidade de dados e para onde eles podem ser carregados é fundamental para escolher um ciclocomputador funcional para ciclistas que buscam melhorar seus treinos ou que competem.
Para os ciclistas que não acompanham seus dados, a conectividade é importante pelo uso com aplicativos ou com o próprio celular, facilitando a visibilidade de alguns dados ou situações sem a necessidade de ficar com o celular à mão durante os treinos.Além disso, a confiabilidade dos dados em sua grande maioria também é maior que as dos aplicativos de gps de ciclismo, principalmente nos modelos que possuem acelerômetro e barômetro em seu interior, facilitando ainda mais a precisão na hora de pedalar em diferentes modalidades de ciclismo.
Conferir a quantidade de funções que você julga necessárias para seus treinos e conectividade é o primeiro passo para determinar o que realmente é ideal para seus passeios, treinos e/ou provas com um ciclocomputador.
Além da conectividade com celulares e aplicativos, vários modelos de ciclocomputadores sem fio possuem a capacidade de realizar conexões com outros aparelhos e acessórios que ajudam ainda mais na qualidade da coleta de dados para pedalar, como por exemplo, cintas cardíacas, sensores de velocidade e cadência, rolos de treinamento interativos, entre outros.
Além da quantidade de informações e conectividade, a qualidade de informações e a precisão delas também é muito importante. Por isso, vários aparelhos de velocidade possuem sensores que captam e geram demais fatores para quem pedala e que podem ajudar bastante. Mas um dos principais da atualidade é a capacidade de navegação que os modelos top de linha oferecem. Os ciclocomputadores com gps ou gps de ciclismo como são chamados pelos ciclistas, contam com diferentes sistemas de mapas, que podem ser do tipo simples, no estilo ponto a ponto (com um caminho de início e o ponto final de chegada) e até mesmo mapas convencionais que mostram as ruas paralelas e até mesmo estabelecimentos.
Mapas de navegação. Dos mais simples aos mais complexos com muitas informações - esse é um fator que faz muitos ciclistas optarem na hora por um determinado modelo.
Só aqui na Mx Bikes - o maior e melhor site de ciclismo do Brasil você encontra as melhores marcas em ciclocomputadores para pedalar do mundo, sempre com os melhores preços e condições, confira.