Os queridinhos da geração atual de mountain bike - mtb especialmente os praticantes de XC, XCO e afins, os cassetes 12v caíram nas graças do público principalmente devido ao alto uso nas competições profissionais, especialmente pela chamada range oferecida pela amplitude de relações, que, ao eliminar uma ou duas coroas na frente, câmbio dianteiro e passador de marchas, ganha em minimizar o peso mas com a mesma qualidade para enfrentar subidas e planos com desempenho.
Responsáveis por oferecer uma amplitude de marchas semelhante ao uso de 2 ou até 3 coroas, os cassetes de 12 velocidades são uma excelente opção para o baixo peso e qualidade para quem pega firme nos treinos ou quer mais praticidade ao eliminar passador, coroas e câmbio dianteiro.
Não é somente nas bicicletas mais caras que é possível utilizar um sistema de câmbios com 12 velocidades no padrão 1X12V. Qualquer bicicleta sempre pode ser modificada, desde que atenda as configurações de relações entre as peças da bicicleta, assim como também o bom senso e preferência em relação ao que se pode investir.
Escolher o cassete 12v para sua bicicleta não é tão difícil, afinal, o que se deve tomar cuidado é com todas as peças que estão em conjunto à ele para um bom funcionamento, ou seja, câmbio, trocador e corrente devem ser compatíveis entre si, assim você não terá problemas quanto à compatibilidade, o maior cuidado é com certeza a capacidade do cassete em relação ao câmbio, assim, o câmbio traseiro da bicicleta será capaz de realizar a troca das marchas no escalonamento correto e com suavidade.
Fique atendo ao detalhe da compatibilidade entre a velocidade do câmbio traseiro, corrente, passador e até mesmo marcas, além é claro da capacidade de quantidade de dentes no cassete em relação à capacidade do câmbio em escalonar as velocidades.
Já comentamos acima sobre a verificação que se deve ter com as peças de bicicleta na transmissão ao realizar um upgrade de velocidades ou até mesmo a reposição, o que não é o caso do que falaremos aqui, já que a intenção é orientar sobre um detalhe fundamental ao se utilizar um cassete 12v - o cubo traseiro da bike.
É fundamental ficar atento à esse detalhe, independente da marca que seu grupo seja, a maioria dos fabricantes utiliza um free hub diferente para os sistemas de 12 velocidades, já que nos sistemas de 7/8 à 11 velocidades em geral o menor cog utiliza 11 dentes e em 12 velocidades, as tecnologias compensatórias da range utilizam 10 dentes, ou seja, o primeiro pinhão é menor e não cabe no encaixe de um free hub padrão, além é claro de uma velocidade a mais.
É preciso ficar ligado quanto ao free hub, já que com 10 dentes no menor pinhão e uma velocidade a mais, esse é o ponto que mais passa desapercebido na hora de um upgrade.
Os cassetes 12v para bike não são um grande problema quando o assunto é a manutenção e limpeza. As estruturas podem até possuir composições diferentes, já que podem mesclar alumínio, aço inoxidável e até mesmo aço carbono, mas em todos os casos, a capacidade de resistência à atritos e umidade é elevada, incluindo alguns compostos químicos - em especial dos desengraxantes e sabões.
Mas o mais importante é realizar a limpeza. A cada trilha ou estrada, ao final do seu treino bater uma água é importante, assim, como a cada 500 ou 1000 quilômetros rodados, fazer uma boa verificação das condições dos dentes e a limpeza mais profunda com a remoção do excesso de lubrificante, assim como analisar antes de cada pedal a quantidade de lubrificante na corrente, assim, a maciez e a proteção contra os atritos no cassete será muito maior.
O ideal para a limpeza são as escovas próprias para cassete, mas também é possível utilizar uma simples escova de dentes velha para a limpeza, o importante é remover toda a sujeira e sempre manter lubrificada a relação da bicicleta.
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