A relação que ainda é para muitos ciclistas como a mais precisa e perfeita no mountain bike - mtb amador e também no ciclismo de estrada. O famoso 2x10 das bicicletas foi quem abriu uma corrida no escalonamento das marchas e sistemas de transmissão nos últimos anos, mas nem por isso, essa relação caiu em desuso, aliás, é ela que enche os olhos de muitos ciclistas até hoje, já que conta com uma versatilidade única para encarar as trilhas e as estradas com performance e conforto.
Muito procurados pelos ciclistas amadores, o cassetes de 10 velocidades em seus sistemas de 20 marchas ainda é uma excelente opção em custo x benefício e versatilidade para qualquer modalidade.
Sistemas de câmbios com 10 velocidades nas bicicletas são consideradas de certa forma ainda um patamar intermediário no mountain bike e até mesmo nas bicicletas de estrada. Mas na verdade, são sistemas que permitem sim um uso em competições - talvez não as de alto nível ou em alta intensidade, pois isso muda muito de ciclista para ciclista também, mas ao mesmo tempo, essa configuração mantém a alta capacidade de uso em passeios simples e até mesmo para cicloviagens.
O foco ao escolher um cassete de bike com 10 velocidades está na compatibilidade que ele deve ter com os demais componentes da bicicleta, já que aqui a intenção não são os cassetes de alta amplitude, devido ao uso com coroa dupla que tende a equilibrar essa conta. Existem sistemas 1x10V? Sim, e nesse caso é necessário verificar a compatibilidade, assim como também o custo x benefício de se investir nesse tipo de relação, pois em geral, os cassetes de 10 velocidades possuem menor quantidade de dentes no pinhão maior que nos sistemas 11 e 12v.
Na hora de escolher o cassete de 10 v fique atendo ao detalhe da compatibilidade entre a velocidade do câmbio traseiro, corrente, passador e até mesmo marcas, além é claro da capacidade de quantidade de dentes no cassete em relação à capacidade do câmbio em escalonar as velocidades e trocas de marchas.
É sempre importante verificar as demais peças de bicicleta na transmissão ao realizar um upgrade nas velocidades ou até mesmo a reposição - que em geral não é o caso, já que para repor, é o caso de apenas observar a compatibilidade da quantidade de dentes com câmbio traseiro, mas para quem está saindo dos sistemas de 9 velocidades é interessante saber que há outras peças na bicicleta que devem ser analisadas antes da compra.
Por mais simples que pareça, analisar as peças já existentes na bicicleta para reposição ou para upgrade é fundamental para um bom funcionamento. Peças com diferentes especificações podem causar uma série de problemas, como enroscar as marchas, não funcionar parcial ou totalmente ou ainda diminuir a durabilidade do grupo inteiro devido aos atritos e mau funcionamento. Verificar os passadores de marchas, câmbio traseiro, corrente e até mesmo quanto às coroas da bicicleta. garantindo que não haja perda de uso das marchas e muito menos do desempenho e conforto tão esperados por qualquer ciclista.
É preciso ficar ligado quanto às peças que trabalham em conjunto com o cassete de 10V na bicicleta, como corrente, passadores, câmbio traseiro e até mesmo número de coroas na hora de um upgrade.
Assim como os demais cassetes de bicicleta, os cassetes de 10 velocidades não são um caso sério quando o assunto é manutenção e cuidados. Em geral, a grande maioria tem a composição com capacidade de resistência à atritos e umidade, incluindo alguns compostos químicos - em especial dos desengraxantes e sabões, o que facilita muito a limpeza e a manutenção dos mesmos, o problema maior .
Mas o mais importante é realizar a limpeza. A cada trilha ou estrada, ao final do seu treino bater uma água é importante, assim, como a cada 500 ou 1000 quilômetros rodados, fazer uma boa verificação das condições dos dentes e a limpeza mais profunda com a remoção do excesso de lubrificante, assim como analisar antes de cada pedal a quantidade de lubrificante na corrente, assim, a maciez e a proteção contra os atritos no cassete será muito maior.
O ideal para a limpeza são as escovas próprias para cassete, mas também é possível utilizar uma simples escova de dentes velha para a limpeza, o importante é remover toda a sujeira e sempre manter lubrificada a relação da bicicleta.
Só aqui na Mx Bikes você encontra as maiores marcas de cassetes de 10 velocidades para bicicleta, como: Shimano, Sunrace, Sram e muito mais, sempre com os melhores preços e condições da internet, confira.