Seja nas estradas ou nas ruas da sua cidade, é essencial manter sua cabeça protegida sempre que sair para pedalar. Sendo assim, o capacete de ciclismo speed é um equipamento obrigatório, pois é a única peça no vestuário de um ciclista que é feita para realmente proteger em casos de eventuais quedas.
Os capacetes para bike Speed possuem um diferencial em relação aos modelos para MTB ou Urbano pois têm um características voltadas para melhorar a aerodinâmica e ventilação nas altas velocidades alcançadas nas estradas, como a leveza e uma grande quantidade de entradas e saídas de ar ou compostos dos mais variados materiais, para garantir maior segurança para você, ciclista. A ventilação ajuda à manter a cabeça do atleta resfriada, o que proporciona maior conforto. Com pesos muito leves, o que é um dos principais fatores para manter seu rendimento durante os pedais nas estradas, que costumam ter longa duração, pois ajuda à evitar esforços desnecessários na região do pescoço.
Confira aqui tudo sobre os capacetes Speed e escolha o seu
A diferença entre os capacetes de ciclismo não fica só no design, mas também na composição e quantidade de tamanhos/locais de proteção, já que muitos capacetes de enduro e down hill são full face ou maiores na parte posterior para mais proteção.
Andar de bicicleta não é tão generalista como antigamente, onde existiam poucas modalidades difundidas ou mesmo poucos estilos de bicicletas. Desde o início do surgimento de novas tecnologias, as bicicletas foram se modernizando e com isso, os equipamentos de ciclismo também se modificaram para atender os mais variados estilos de ciclistas em quaisquer modalidades. Por isso, alguns modelos de capacetes para ciclismo que são desenvolvidos com determinadas indicações para algumas modalidades, como é o caso de alguns capacetes para speed, mas a gente explica essas pequenas (porém importantes) diferenças entre os principais, confira:
Os tradicionais capacetes de speed são utilizados até mesmo em outras modalidades como o mountain bike - mtb e ciclismo urbano. Isso porque esse modelo não possui pala e normalmente são mais leves e com um formato ligeiramente aerodinâmico. Em sua grande maioria são capacetes compactos e com isso, mantém a leveza e o auxílio na performance. Normalmente seu design é voltado para o uso externo e de longa duração, favorecendo a respiração e de certa forma o conforto para pedalar.
Existem basicamente três tipos de capacetes aero. Um para estradas, mas que não chegam a ser capacetes voltados para contra relógio, ou seja, modelos muito utilizados no triathlon e na estrada, que possuem mais aberturas que os utilizados no contra relógio, inclusive com o formato bem menos aero em relação à estes. E os modelos totalmente aero, utilizados inclusive em pistas e circuitos fechados com viseiras e óculos, garantindo ainda mais aerodinâmica para o uso.
Nos modelos convencionais de estrada e nos aero de estrada, vale ressaltar a capacidade de respiração para a pele na hora de pedalar, afinal são provas normalmente mais longas e com isso, a necessidade de manter a refrigeração é de extrema importância. Já os modelos para contra relógio e de pista são praticamente modelos fechados, ou seja, para curta duração e onde a velocidade é de suma importância. Por isso na hora de escolher, levar em consideração por onde e quanto você vai pedalar é essencial para não dar um tiro no pé.
Cada pessoa possui um tamanho e um formato diferente da cabeça, por isso que os capacetes possuem uma regulagem posterior, que pode ser ajustada para que o encaixe junto à cabeça seja muito mais preciso, garantindo não somente segurança, mas também conforto. Os modelos top de linha possuem um tamanho de casco para cada medida, tendo neste caso o máximo de segurança e conforto ao pedalar. Também existem os modelos com tamanho único, e que geralmente se encaixam nos tamanhos entre 54 e 62 cm de circunferência da cabeça.
A fixação junto à cabeça de cada ciclista deve ser realizada da forma correta apenas pelo encaixe e ajuste do disco ou retentor interno, para ai então ser finalmente garantido pelas cintas jugulares.
Muitas vezes, quando começamos à pedalar, um dos erros mais comuns é o uso do capacete de forma incorreta, mas fique tranquilo, nós estamos aqui para te ajudar.
Para que o ajuste fique preciso e o principal: Seguro, o capacete deve ficar centralizado, utilizando as regulagens da parte de trás para dar fixação e os ajustes laterais justos na altura da orelha, deixando o capacete firme na cabeça. O engate rápido deve servir apenas como uma garantia de que ele não saia da sua cabeça.
Manter o capacete para pedalar ajustado corretamente junto à cabeça é fundamental para que a eficiência na segurança seja realmente o principal fator caso você sofra um acidente.
Só aqui no maior site de ciclismo do brasil - A MX Bikes - você encontra a maior variedade de modelos de capacetes para speed das melhores marcas do mercado como Giro, Uvex e Spiuk, proporcionando o máximo em conforto, performance e proteção para você.