Uma das maiores empresas de produtos off road do mundo, a Fox, foi fundada em 1974, por Geoff Fox, que tinha como ideal produzir os melhores produtos. Ao longo de mais de quarenta anos, a empresa vestiu campeões nas mais diversas modalidades de esportes radicais, garantindo o sonho do seu idealizador.
Com diversos campeões e atletas que ajudam no desenvolvimento dos produtos para maior performance e qualidade aos ciclistas, a Fox conta com equipes profissionais nos principais campeonatos ao redor do mundo.
Se tem algo que a Fox se orgulha é em produzir e ver seus produtos sendo utilizados nos maiores campeonatos de ciclismo do mundo. Mas isso não é tudo. Vestir e equipar quem ganha os campeonatos é uma das maiores preocupações da marca, afinal quem não quer o mesmo capacete que os multi campeões Kirt Voreis e Claire Buchar?
Para cada modalidade, a Fox possui linhas exclusivas, afinal as práticas e necessidades em cada modalidade de ciclismo são completamente diferentes. Com isso, a qualidade do produtos é otimizada ao máximo, permitindo que as performances sejam elevadas, e consequentemente ajudando a surgirem novos campeões.
Você compra uma bike de um determinado estilo e pensa que está pronto para encarar qualquer modalidade de Mountain Bike? Saiba que atualmente existem diversas modalidades, e cada uma possui uma série de diferenças entre si, que vão desde o modelo de bicicleta utilizada, até mesmo o vestuário. Se você vai pedalar por trilhas, estradões que mesclam areia, terra e mesmo asfalto, você faz parte do grupo de Cross Country. Vale lembrar que existem duas especificações de Cross Country, o XCM e o XCO.
Com provas longas que mal completam um circuito ou volta, o XCM ou Cross Country Maraton, leva você por estradas de chão, um pouco de asfalto, uma descida no meio de pedras, uma subida mais ingrime na lama. O irmão mais novo dessa modalidade, o XCO ou Cross Country Olimpic, difere por ser um circuito fechado, ou seja, você completa voltas em situações semelhantes ao XCM, mas ao longo dos anos, as maiores competições de XCO introduziram itens como Rock Gardens, subidas e descidas por locais mais técnicos, fazendo do XCO literalmente um esporte técnico de alto nível, a ponto de ser colocado nas olimpíadas.
Já o DownHill é uma das modalidades mais extremas. Descer montanhas em single tracks rodeados por árvores, galhos e pedras, em alta velocidade? Claro, por que não? Essa é a ideia que o DownHill passa, adrenalina total, permitido controle único e técnicas mais avançadas que exigem o uso de joelheiras, cotoveleiras, caneleiras e até coletes, além dos capacetes fechados.
O misto entre a longevidade das provas de Cross e a adrenalina do DownHill é o Enduro. Com subidas mais duras e descidas técnicas. Literalmente é o meio termo entre as duas modalidades. Entre estas três principais existem mais modalidades, que fazem do ciclismo um esporte muito versátil. Nas demais modalidades, as diferentes técnicas exigem equipamentos diferentes, e a Fox trabalha incessantemente para atender todas as modalidades.
Diante dos três principais estilos de Mountain Bike algumas outras vertentes até com mais de vinte anos de existência aparecem por ai, mas são mais desconhecidos por parte de quem pedala, afinal o ciclismo de estrada e o MTB viraram febres, tendo as maiores fatias do mercado quando o assunto é comércio e marketing. O BMX tem bom público, principalmente por um motivo muito simples. As bikes são muito iguais as que se começa a pedalar quando criança. Para quem busca maiores desafios, realizar manobras com mais técnica e com uma bicicleta maior, o Bike Trial é uma boa pedida. Com sessões de equilíbrio e força, algumas bikes dessa modalidade nem possuem selim, facilitando as manobras.
Quais as principais diferenças entre elas? Servem apenas para a proteger as mãos?
As luvas são acessórios que geram muita controvérsia entre ciclistas. Mesmo alguns profissionais nos grandes Tours do ciclismo de estrada, não utilizam luvas. Alguns ciclistas sentem grande desconforto ao utilizar as luvas e têm a sensação de perderem a sensibilidade. Na verdade, as principais funções das luvas são de proteção às suas mãos em caso de uma queda, e proteger e aumentar a durabilidade do guidão, manetes, manoplas e passadores de marcha. Isso porque ao pedalar sem luvas o suor pode entrar pelos poros das fitas de guidão ou manoplas, e ao longo dos anos acabar causando o enfraquecimento dos metais devido a sais que saem junto do suor.
Para cada modalidade há um tipo ideal de luva. Em modalidades como o DownHill, a velocidade e os terrenos por onde ocorrem as provas e treinos, em caso de quedas podem causar sérios danos ao ciclista. Por isso as luvas são fechadas e normalmente possuem protetores nas articulações, impedindo que elas realizem movimentos contrários aos naturais, evitando assim lesões mais sérias como torsões ou fraturas.
No Mountain Bike e no ciclismo de estrada, as luvas são praticamente as mesmas, podendo ser utilizadas para o uso urbano. Para saber mais sobre as luvas para ciclismo confira nossa seção Luvas.
Com o constante desenvolvimento dos produtos, a Fox conta com todo o seu desenvolvimento voltado para a qualidade. O auxílio direto dos pilotos, trazem qualidade única, que visa o máximo em performance e conforto, independente da modalidade. Incorporando novas tecnologias para maior proteção, com tecnologias como Mips® em seus capacetes, Clarino® nas luvas, Kevlar® nas joelheiras e cotoveleiras, entre tantos outros, continuam fazendo da Fox uma das maiores marcas para as mais diferentes modalidades de ciclismo do mundo.
Aqui na Mx Bikes você encontra toda a linha de produtos Fox para otimizar a sua performance de forma única, com qualidade e garantia de uma das maiores marcas do mundo.