Uma das peças de bicicleta mais cobiçadas nas bicicletas atuais, os câmbios traseiros para bike são responsáveis por mudar o posicionamento da corrente junto aos cogs (pinhões) do cassete da bicicleta, tornando a relação mais leve ou mais pesada de acordo com a necessidade ou preferência de cada ciclista, confira mais sobre essa importante peça da bike.
Fundamentais em qualquer modalidade fora das pistas ou fixas, os câmbios traseiros de bike tem uma importância enorme para quem pedala.
Realizar as trocas de marchas, simples assim. Porém nem tanto, já que só trocar de marcha é uma tarefa relativamente simples e não necessitaria de uma estrutura tão complexa como um câmbio traseiro de bicicleta possui.
Na verdade, além de trocar de marcha, o câmbio traseiro da bicicleta retransmite a energia proveniente do pedivela para a corrente que é então repassada ao cassete ou catraca da bicicleta. Em bicicletas fixas, essa relação é direta com o cubo da bicicleta, mas nos sistemas de marchas, essa força é melhor distribuída com o uso dos câmbios traseiros, que ajudam tensionando e afrouxando a corrente de acordo com a necessidade ou preferência de cada ciclista por meio do acionamento do trocador dianteiro direito.
Além de trocar as marchas, o auxílio na distribuição da força no sistema de transmissão e suavidade na passagem da corrente entre os cogs são responsabilidade dos câmbios traseiros de bike.
O primeiro passo para escolher o câmbio traseiro da bicicleta é a compatibilidade em relação à quantidade de velocidades (marchas) existentes no sistema de cassete ou catraca da bicicleta, e estes variam de 6 à 12 velocidades atualmente. Para contar é simples, a quantidade de pinhões é equivalente à velocidade, caso esta não esteja expressa no trocador dianteiro direito.
Atualmente no mountain bike - mtb é muito comum de se ver cada vez mais, cassetes com tamanhos maiores, o que exige com que os câmbios traseiros das bicicletas sejam cada vez mais exigidos em sua funcionalidade, e com um detalhe sem comprometer o desempenho de quem pedala.
Com a evolução do mtb, os câmbios traseiros passaram as ser mais exigidos, apesar que no ciclismo de estrada, a forte tendência das gravels e as duras montanhas, já transformaram a dinâmica de uso dessas peças de bike.
O funcionamento dos câmbios traseiros da bike é bem simples. Por meio de um sistema com mola, ao acionar o passador de marcha direito da bicicleta, a tensão da mola é ajustada para abrir ou fechar, alongando ou fechando o braço do câmbio traseiro da bicicleta. Essa movimentação faz com que o câmbio traseiro empurre para cima ou para baixo a corrente, realizando as trocas de marchas na bike.
Além da mola, a gancheira também influencia no funcionamento mais correto do câmbio da bike. A velocidade é o fator primário para escolher o câmbio traseiro da bicicleta, mas conforme a imagem acima, a gancheira participa dessa operação ajudando na mobilidade do câmbio da bicicleta. Mas há mais um detalhe que é fundamental - a quantidade máxima e mínima de dentes compatíveis. Cassetes maiores demandam uma abertura maior do braço do câmbio traseiro da bike e consequentemente uma abertura maior da mola. Em alguns casos isso faz com que a corrente fica muito tensionada e pode arrebentar em situações de maiores trepidações, assim como quebra da gancheira e até mesmo do câmbio traseiro. Sistemas de transmissão de marchas da bicicleta com cassetes incompatíveis entre si ou que não respeitem os limites de tensão entre correntes, câmbios e gancheiras ocasionam uma enorme dor de cabeça e no bolso também em vários casos. Diferente do câmbio dianteiro da bicicleta, os câmbios traseiros possuem estruturas a mais para serem cuidadas. Não é algo relativamente difícil de ser feito, mas é sempre bom estar atento. Os pontos a serem cuidados são a limpeza e a lubrificação. Limpar o câmbio traseiro da bicicleta é simples, assim como a corrente e o cassete. Ao lavar a bicicleta, o ideal é realizar uma lavagem mais profunda com aplicação de desengraxante a cada quinhentos ou mil quilômetros, dependendo das condições de uso de terreno e da bicicleta, assim, remover a sujeira em excesso diminui os atritos e possíveis falhas na hora de trocar de marchas na bicicleta. Limpar a bike é algo fundamental, mas tomar cuidado com a limpeza do cassete, correntes e câmbios é ainda mais para ajudar na durabilidade e qualidade nas trocas sem afetar o desempenho. A lubrificação é muito importante para que o câmbio traseiro funcione corretamente. Por isso, manter a região da gancheira e roldanas com lubrificação pode fazer muita diferença na eficiência e suavidade das trocas de marchas em sua bicicleta. Aliás, as roldanas devem ser sempre observadas. Dentes finos e pontudos, são um sinal de desgaste extremo. Quanto mais retos os dentes das roldanas, melhor o encaixe junto à corrente, que, sem folgas, oferece maior capacidade de transmissão da energia para maior performance e qualidade ao pedalar. A manutenção é simples e bem básica, mas é sempre um sinal preocupante, já que não cuidar do seu câmbio dianteiro afeta todo o sistema em durabilidade e desempenho. Só aqui na Mx Bikes você encontra grandes marcas de câmbios traseiros para bicicleta, como: Shimano, Sunrace, Sram e muito mais, sempre com os melhores preços e condições da internet, confira.
Como cuidar do câmbio traseiro da bicicleta?
Confira como ajustar o câmbio traseiro da bicicleta com a Park Tool
CADASTRE-SE E RECEBA OFERTAS EM SEU E-MAIL
Acesso rápido
- Trocas e devoluções
- Meus pedidos
- Meus dados
- Atendimento ao cliente
- Termos e condiçoes de uso Institucional
- É confiável comprar na MX Bikes?
- Empresa
- Política de privacidade
- Política de compra | Fidelidade
- Política de trocas, entrega e devoluções
- Black Friday
Para se manter sempre atualizado com os lançamentos das melhores marcas, dicas de pilotagem, uso ou manutenção, criamos o Blog da Mx Bikes, um portal feito por ciclistas para ciclistas abordando temas relacionados a nossa paixão: o mundo das bikes
Copyright © 2016-2022 mxbikes.com.br. Todos os direitos reservados.
Segunda-feira a sexta-feira das 08:00 as 17:30
Este é o nosso horário de atendimento.
Nossos atendentes devem estar acelerando neste momento 😏!
Mas a qualquer instante você pode enviar um email para:
atendimento@mxbikes.com.br.
Um de nossos especialistas irá re responder o mais rápido possível.
Se a janela do Whatsapp não abriu, clique aqui para tentar novamente.
Nosso atendimento é de:
Segunda-feira a sexta-feira das 08:00 as 17:30
Aceitamos as seguintes bandeiras: Visa, Mastercard, Diners, Hipercard, Hiper, Amex e ELO.
Se preferir ainda pode pagar via PagSeguro, só fique atento que o parcelamento no PagSeguro tem juros.
Ahhh vários produtos tem desconto para pagamentos via boleto ou depósito/transferência, aproveite e economize! 😉
Basta acessar a opção "Fazer login" abaixo, informar seu e-mail ou CPF e sua senha, logo após continuo o atendimento, nos vemos já já ok?
Use a opção "Fazer login" abaixo, informar seu e-mail ou CPF e sua senha, assim que você fizer o login eu já te encaminho pra solicitação de troca
Temos as seguintes opções de entrega: