Por Camila Suota – Profissional de Educação Física e ciclista
Você deve ter escutado nos últimos dias a frase fica em casa com muita frequência. Para quem não sabe, ficar em casa agora é a recomendação indicada para prevenção contra a pandemia do Covid-19 que está devastando muitos países.
No Brasil, a doença já chegou em muitos locais e os casos do Coronavírus aumentam a cada dia. Vivemos em um momento que cuidarmos um dos outros é de extrema importância.
Contudo, a melhor mensagem para você ciclista neste momento é fique em casa e continue seu treino em casa. E é o que a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte orienta para o atual momento em que vivemos, esclarecendo o seu posicionamento em relação a prática dos exercícios físicos através de uma nota divulgada no dia 22 de março de 2020. Explica que nos locais do território brasileiro onde foi orientada o distanciamento social, a prática não deve ser realizada ao ar livre ou em academias e similares. A nota ressalta ainda que “a manutenção de atividade física é muito importante, com o exercício devendo ser adaptado para a realização na própria residência”.
Mas para quem é ciclista ficar em casa é algo bem ruim, porque estamos acostumados a viver em meio às trilhas, estradões e rodovias com sol/chuva sentido aquele ventinho no rosto e a sensação de liberdade. Outro fato que incomoda sobre ficar em casa é como manter o condicionamento físico conquistado.
Pensando nisso vamos conversar sobre o rolo de treinamento, um equipamento excelente para manter e melhorar seu condicionamento físico treinando em casa. Vem comigo...
O rolo de treinamento é um acessório utilizado para pedalar dentro de sua casa ou até mesmo nos estúdios de treinamento indoor, simulando uma pedalada na rua. É uma ótima alternativa para não deixar de pedalar em dias frios e chuvosos, quando já está muito tarde e sair pedalar sozinho pode ser perigoso, para um aquecimento antes de uma competição ou simplesmente naqueles dias em que não dá para sair de casa.
Atualmente, os rolos de treinamento estão sendo grandes aliados para manter os ciclistas pedalando e melhorando seu condicionando físico dentro de suas casas, já que agora o distanciamento social é necessário devido ao vírus Covid-19.
O interessante do rolo de treinamento é que você usa sua própria bike para treinar e não precisar das bikes ergométricas.
Existe dois tipos de rolos de treinamento no mercado, e eles se diferenciam por uma série de características. Entender sobre os tipos de rolos, vai ajudar você ciclista a compreender as diferenças entre cada um deles e decidir qual é o melhor para você na hora de adquirir este acessório.
Rolo de treinamento Livre
O rolo de treinamento Livre como o próprio nome já diz, trata-se de deixar a sua bike em cima do rolo de forma livre sem estar fixada no rolo. Esse rolo é conhecido como rolo do equilíbrio também, pois exige do ciclista equilíbrio durante o uso, realizando o treino de performance e técnico de postura ao mesmo tempo, além disso, proporcionam maior praticidade para o uso, já que a bicicleta só é colocada sobre ele, sem a necessidade de retirar parafusos ou realizar fixações mais complexas que precisam remover a roda. Em contrapartida, são mais simples e oferecem menos tecnologias para o uso, sendo a força controlada somente pelo ciclista.
O rolo de treinamento livre não é indicado para iniciantes, justamente por precisar de equilíbrio o que pode ocorrer possíveis acidentes. Caso você opte por este rolo, coloque ele próximo a uma parede para se apoiar e subir/descer da bike com segurança.
Rolo de treinamento Fixo
Nesse modelo, a bike fica fixa junto ao rolo, e, dependendo do modelo, isso pode ser feito diretamente no cubo da roda, fazendo com que o sistema do rolo identifique o percurso predefinido e altere sozinho a resistência, tornando os pedais indoor mais fiéis aos tradicionais percursos de rua. São modelos que normalmente possuem tecnologias mais avançadas, que permitem utilizar o rolo com caráter voltado à performance.
Os novos modelos de Rolos de treinamento Fixo são os Smart, trazendo interatividade e diversão para realizar seu treino em casa. Nesse tipo de rolo, você pode se conectar com um simulador online de ciclismo conhecido como Zwift. Este recurso permite que você pedale com pessoas de todo o mundo, combinando a diversão dos videogames com a intensidade de um treinamento sério ajudando você a ficar mais rápido.
O Rolo de treinamento fixo smart, é um modelo capaz de “conversar” diretamente como Zwift, eliminando a necessidade de sensores de velocidade ou medidores de potência na bicicleta. Alguns deles são capazes de simular mudanças de terreno como subidas, descidas e até a trepidação de paralelepípedos. Os modelos mais avançados costumam ter um medidor de potência embutido. Já os mais simples apostam em um sensor interno de velocidade e em algoritmos que calculam a potência.
Mas é possível utilizar o simulador de ciclismo online com outro tipo de rolo de treinamento que não seja smart. Para isto, é necessário criar uma conta e de:conexão com a internet, instalar o programa no seu computador, sensor de velocidade e cadência, stick USB ANT+, televisão ou projetor. Assim, você consegue ter uma estimativa no jogo, mas impede algumas funções durante o uso e é só o rolo de treinamento smart que é capaz de proporcionar.
Depois de adquirir seu rolo de treinamento que é o fundamental prepare o ambiente em que você vai realizar seu treino, segue algumas dicas:
Toda a linha de Rolos de Treinamento você encontra lá no site da MxBikes e ainda encontra todos os acessórios necessários para completar seus treinos de bike indoor. Para conferir é só clicar AQUI.
Preparado? Então, bora treinar.