Então dá pra substituir a mtb pela gravel? Ai depende muito do seu uso.
Pode parecer que ela vá substituir a speed e até consegue para quem quer andar além da estrada, mas fora dela, não é bem assim.
A começar, a geometria dela não ajuda da mesma forma que uma bicicleta aro 29 mountain bike.
Como são mais parecidas em geometria com uma speed, a bicicleta gravel tem uma altura ligeiramente menor, o que faz com que o pedal em trilhas técnicas de single track por exemplo, quase enrosque no chão.
Além disso, a posição de pilotagem para quem está acostumado com as bicicletas aro 29 tradicionais também é mais incômoda, mesmo com bike fit, afinal, o posicionamento das mãos é diferente e para quem não está acostumado vai estranhar com certeza, especialmente pelas trocas de marchas e frenagens.
Para quem se acostuma, ter mais opções de pegada é excelente, especialmente para uso mais longo, ai sim a vantagem é da gravel.
Quanto ao desconforto do terreno, alguns modelos possuem sistemas de mini suspensões na caixa de direção e na parte posterior do quadro, que ajudam bastante nas trepidações dos estradões em geral.
Mas, para quem encara estradões mais esburacados, trilhas mais pesadas que possuem canaletas de chuva, de motocross e afins, a falta de alguns milímetros de curso pode doer as mãos, pulsos e até algo a mais nos impactos.