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MTB ou Gravel? Quais as diferenças entre os dois?
06/07/2022
Curiosidades
Elas tem ganhado mais espaço no mercado fora do Brasil em uma onde muito similar ao que o mountain bike tem sido em nosso país, mas por aqui ainda tem gente que torce o nariz ou não entende o que é uma gravel bike.

Por isso, nesse post nós vamos falar um pouquinho mais delas e da diferença para as mountain bikes, afinal, a tendência é de que cada vez mais você cruze por alguém nas trilhas e estradões usando uma, bora lá.

Cara de speed, funcionalidade de mtb?

Há quem olhe para ela e já pense - uma speed que anda na terra, isso é uma gravel. Mas não é bem por aí.

Assim como as mtb, a gravel bike é uma bicicleta pensada na versatilidade, ou seja, que permite uso urbano, em estradas, pelos estradões e até mesmo algumas trilhas.

Há várias diversificações de uso, especialmente lá fora no uso de bikepacking ou cicloviagens para nós, basicamente, o cicloturismo tem uma boa parcela de comércio fora do país, especialmente com as competições de ciclocross cada vez mais cheias de fãs e com nomes como Wout Van Aert, Mathieu Van der Poel, Tom Piddcock e muitos outros grandes nomes do ciclismo atual que competem e que são derivados dela.

O foco delas quando fora de estrada para quem vai fazer uma cicloviagem ou ainda vai encarar aquela mistura de final de semana nos estradões, rodovias e cidades, como se estivesse de mtb, é oferecer uma maior rentabilidade da relação tempo x quilômetros.

Não que isso signifique performance, mas por serem mais leves e terem uma condução fácil, conseguem ganhar aquele tempo a mais para uma pausa para admirar a natureza, tomar um café ou ainda montar a barraca para descansar e seguir viagem no outro dia.
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Então dá pra substituir a mtb pela gravel? Ai depende muito do seu uso.

Pode parecer que ela vá substituir a speed e até consegue para quem quer andar além da estrada, mas fora dela, não é bem assim.

A começar, a geometria dela não ajuda da mesma forma que uma bicicleta aro 29 mountain bike.

Como são mais parecidas em geometria com uma speed, a bicicleta gravel tem uma altura ligeiramente menor, o que faz com que o pedal em trilhas técnicas de single track por exemplo, quase enrosque no chão.

Além disso, a posição de pilotagem para quem está acostumado com as bicicletas aro 29 tradicionais também é mais incômoda, mesmo com bike fit, afinal, o posicionamento das mãos é diferente e para quem não está acostumado vai estranhar com certeza, especialmente pelas trocas de marchas e frenagens.

Para quem se acostuma, ter mais opções de pegada é excelente, especialmente para uso mais longo, ai sim a vantagem é da gravel.

Quanto ao desconforto do terreno, alguns modelos possuem sistemas de mini suspensões na caixa de direção e na parte posterior do quadro, que ajudam bastante nas trepidações dos estradões em geral.

Mas, para quem encara estradões mais esburacados, trilhas mais pesadas que possuem canaletas de chuva, de motocross e afins, a falta de alguns milímetros de curso pode doer as mãos, pulsos e até algo a mais nos impactos.
Outro ponto bem favorável além do peso e da versatilidade para as mãos das gravel bike são as retomadas. A aceleração com ela é muito mais rápida e a resposta da força nos pedais surpreende bastante e ajuda muito nas subidas principalmente.

Por serem mais leves (em geral), montar bolsas e mochilas é uma ótima pedida, mantendo maior a capacidade de carga para a cicloviagem, já que não possuem shock e vários modelos nem suspensão dianteira, onde podem ir mais um suporte caramanhola e bolsas no garfo.

A segurança no uso para quem está desacostumado com a geometria de uma bicicleta mais leve e menor é no mínimo questionável, afinal sair de uma bicicleta aro 29 para uma bicicleta gravel ou speed, é a mesma impressão de descer de um trator para um fusca em relação à sensação de tamanho.

Mas em relação à isso, é só questão de costume mesmo. A grande maioria dos modelos possui freios à disco, pneus mais largos e com cravos que ajudam nesse quesito.

Claro que todos esses pontos de costume são válidos para terrenos menos técnicos, afinal, estamos falando de uma bicicleta versátil, mas que em uma trilha técnica não funciona da mesma forma que um bicicleta mtb aro 29, seria o mesmo que comparar uma bike 29 com uma bike de downhill, ou seja, não tem como.
Em relação às marchas e grupos, já existe no mercado grupos específicos para atender as bicicletas gravel, como o Shimano GRX, que inclusive possui até mesmo design diferente da posição das manetes e tem até sistema 1x como nas bicicletas mtb 29 mais atuais.

Claro que o cassete é também o mesmo das bikes 29 mtbs, com uma amplitude bem alta, ideal para realizar subidas facilmente.

Quanto à manutenção e custos, nada de se assustar, afinal, o que muda realmente são os trocadores que nesse caso são combinados com as manetes de freios, aí sim o valor é realmente mais alto.

Os demais componentes como coroas, cassete, corrente e afins não mudam muita coisa, nem na mecânica e nem no preço.

Em relação à pegada e ao grupo Shimano GRX, as manetes do STI são ligeiramente mais abertas e tradicionalmente mais altas para melhor conforto e uso sem afetar e causar dor nos pulsos, especialmente pelos impactos dos terrenos mais acidentados, ou seja, é mais ergonômico.

O preço não muda muito em relação à um grupo intermediário/top de linha da marca e tampouco menos que um Sram.


Depois de ver tudo isso, você deve estar se perguntando: Vale a pena ter uma gravel bike? 

A resposta é simples. Vale. Se você curte pedalar de speed e de mtb e quer ter uma bicicleta só, mas se não tem preocupação com treinos de velocidade e anda por trechos mais técnicos.

Se você curte trilha (mato na cara, canaleta, empurra bike e afins), continue com sua bicicleta mtb aro 29.

Quer versatilidade de ter uma multifuncional que não fique fazendo barulho de pneu no asfalto e não se preocupa com a média de velocidade do pelotão e quer sair da beira da BR e ir para uma estrada de chão leve dar um ar pra cabeça? 

Sim, nesse caso, a bicicleta gravel é uma ótima opção para você.
Gostou? Conta pra gente se você trocaria sua bike por uma gravel aí nos comentários.

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