Para os apaixonados e apaixonadas pela prática do mountain bike e que pratica a algum tempo tem consciência da intensidade e desafios que o esporte de aventura na natureza, o mountain bike, proporciona. E para quem não conhece o esporte ou está começando, é importante ficar atento(a) em algumas dicas e conhecer melhor sobre o que esse esporte tem para dar.
O mountain bike é um esporte que conquista os corações daqueles que gostam de um estradão ou aqueles que gostam de trilhas e obstáculos, e é lógico tem a galera que curtem de tudo um pouco.
Neste post o foco é que você conheça quais são os equipamentos básicos para pedalar em uma trilha com sua bicicleta mtb e ao mesmo tempo conhecer sobre o que você pode encontrar nas trilhas. Vamos lá?
No mundo do mountain bike, existem diferentes tipos de trilhas que vai desde o iniciante, intermediário e o avançado na prática, ou seja, o que domina bem das técnicas e desafios que vão desde retas, descidas e subidas com obstáculos. Vamos começar a entender, primeiramente sobre os tipos de trilhas.
Na trilha em lugares mais fechados, como em matas, você vai encontrar-se em um percurso de mão única, ou seja, partes da trilha que são estreitas, com aproximadamente a largura da bicicleta. Esse tipo de percurso faz parte da pista e exigem habilidade e precisão para pedalar.
A trilha é larga o suficiente para apenas um ciclista. Para entender melhor, basta imaginar que um ciclista deve ceder a trilha a outro para passar. Sendo assim, são trilhas individuais e que são percorridas em fila única.
Trilhas single-track (pista única) mais difíceis são as mais estreitas, ou seja, a largura da pista é um fator de classificação de dificuldade da trilha.
Já a double track, conhecida como pista dupla, tem dois caminhos que forma criados a partir das rotas dos veículos. Na verdade, muitas vezes esse tipo de percurso é fechado para veículos motorizados e é fácil de encontrar em estradas antigas, estradas de trilhas de jipe e por ai vai, desde que duas bicicletas possam estar uma do lado da outra durante o trajeto.
No single track e doubletrack não precisa de muita habilidade para pedalar. Apenas se encontrar naspistas algum obstáculo desafiador.
Como o mountain bike é um esporte de intensidade e exige pilotagem mais apurada nas trilhas, é importante considerar quando ir para as trilhas o uso das luvas de ciclismo.
Ao pedalar, diante dos obstáculos e demais desafios que nas trilhas são proporcionados o suor acaba sendo inevitável. Diante disso, para que você consiga manter sua bike na trilha e controlar a pilotagem com êxito você preciso estar com as mãos firmes no guidão.
Invista em luvas de boa qualidade para que tenha uma ótima condução da bicicleta e para evitar machucados devido ao constante atrito, seja pelo fato de ficar o tempo todo com as mãos no guidão ou sofrer uma queda.
O caminho das pedras no mtb, conhecido também como rock garden é um obstáculo que pode ser (natural ou artificial) e é temido por ciclistas que não têm uma técnica muito aprimorada. A técnica é fundamental para se atravessar com segurança as muitas e diferentes pedras pelo caminho.
A dica neste contexto é:
De fato, é importante treinar para pegar o jeito. Sendo assim, comece em rock garden mais suave para ganhar confiança e então se aventurar nos mais difíceis.
Atenção para a dica: use capacete de ciclismo
Vale lembrar que quedas ou compras de terreno, podem ocorrer com qualquer tipo de ciclista. E para evitar situações indesejáveis é importante que todos façam o uso do capacete de ciclismo, o qual considero como o primeiro equipamento que todo ciclista deveria ter seja para pedalar com a bicicleta na trilha ou em outro tipo de percurso.
O down hill, conhecido como colina ou montanha abaixo é o queridinho de muitos ciclistas. Lembrando que esse tipo de percurso pode acontecer em single track.
As descidas podem ter obstáculos e irregularidades e o objetivo é descer com maior velocidade possível. Quando se trata desse tipo de descido, sempre é muito íngreme e costumam exigir bastante conhecimento e noção de pilotagem do ciclista para que assim passe ileso dos diferentes obstáculos (pedras soltas, buracos, raízes, pontes, além de outros).
A dica para descer é: manter os braços e joelhos flexionados para amortecer os choques, assim o corpo será um tipo de suspensão e ficará mais fácil para descer.
Não esqueça de usar os óculos de ciclismo. Como vocês podem perceber a prática do mountain bike é vivenciar obstáculos e como bem sabemos entre eles estão: aterra, a lama, a poeira, galhos e insetos. Para evitar que qualquer um deles acerte seu olho durante a trilha, é extremamente necessário e importante o uso do óculos.
Não esqueça de usar óculos apropriados para a prática do mountain bike ou ciclismo de modo geral, porque eles foram desenvolvidos para o ciclista. Confira diferentes modelos na loja virtual para ciclista Mx Bikes, clicando AQUI você será direcionado aos melhores produtos do mercado.
Mx Bikes o maior e melhor site de ciclismo do Brasil.