Fala ciclistas de plantão
Você já ouviu falar sobre as diferenças entre os guidões de bicicletas? Sim? Não? Bom, essas diferenças podem melhorar consideravelmente o conforto e desempenho do ciclista independente da modalidade e categoria.
O que o(a) ciclista precisa entender é que o material, modelo, comprimento, formas de instalação, empunhadura e acessórios são características que devem ser consideradas ao escolher um guidão para sua bicicleta.
O guidão, conhecido também como guidom é uma peça da bicicleta que se encontra no sistema de direção da bike. O sistema de direção é fundamental pois garante ao ciclista o controle para equilibrar-se e manobrar a bicicleta. Sendo assim, o sistema de direção, além do guidão, é composto pela mesa, pela caixa de direção e garfo.
Já que nossa atenção nesse post está no guidão, precisamos entender que sem ele não conseguimos controlara bike para diferentes direções. O guidão é acoplado na bicicleta através da mesa que une o garfo também, que por sua vez é montado na caixa de direção no quadro.
Para conhecer melhor sobre os tipos de guidões você precisa entender que existem diferenças nas modalidades e até no tamanho do aro da bicicleta. Uma bicicleta mtb 29, por exemplo, utiliza um guidão muito maior do que uma aro 26 isso porque é necessário o(a) ciclista ter maior alavanca na hora de desviar, de fazer esforço em uma trilha mais fechada ou em qualquer ação com a mountain bike fora de estrada.
As bikes com guidões menores são observadas nas bikes de passeio. Já as bikes com guidões maiores encontramos nas de cross country, all mountain, enduro, downhill e biketrial, as quais utilizam tamanhos bem maiores de extensão minimizando o esforço durante o pedal.
Guidões mais largos exigem mesas mais curtas proporcionando mais agilidade e respostas nas trocas de direções e controle em terrenos mais acidentados. Em bicicletas mais novas, as características são guidões maiores.
Mas qual a diferença no uso de mesa curta ou larga? A diferença está na resposta rápida da roda em relação ao solo. Já a mesa mais longa vai te projetar para frente e deixar essa resposta mais lenta e o guidão mais travado. Por exemplo, em trilhas que é necessário muitas vezes uma resposta rápida ao mudar de direção, com o uso de mesa larga a resposta não será tão imediata quando comparada com a curta.
Em relação aos guidões, existem dois termos que explicam muito bem os ângulos de cada modelo: o back sweep e o up sweep. O back sweep é o tipo de guidão com um ângulo voltado para trás, proporcionando conforto a evita dores e inflamações na região do punho (nervos e tendões). Já o up sweep é quanto o guidão tem as pontas voltadas para cima, ou seja, elevada.
Modelo guidão Flat (reto)
Esse tipo de guidão é muito popular entre os ciclistas de mountain bike. Por ser um guidão reto ele é uma boa opção para encarar as subidas íngremes e convenhamos no mountain bike tem muitas. Sua característica é uma barra direta, sem curva, simplesmente reta.
Diante de sua simplicidade no formato, pedalar e comandar a bike com esse guidão é muito mais preciso. Escolher o tamanho desse guidão depende do tamanho do(a) ciclista.
Modelo guidão Riser (elevado)
No caso desse guidão, ele possui cursas e é elevado. Esse tipo de guidão ajuda o(a) ciclista com mais conforto ao pedalar e indica o tipo de modalidade que o ciclista pratica dentro do mountain bike.
Outro detalhe interessante nos guidões de mountain bike é o material. Existe guidão de carbono e alumínio, mas qual é as vantagens e desvantagens entre eles?
No caso do guidão de carbono muitos ciclistas o preferem por ter menos peso, maior absorção de impactos fazendo o ciclista não sentir tanto, mais conforto, porém a necessidade de maior cuidado com quebras por ser um material mais frágil do que o alumínio. Se você é o tipo de ciclista que cada grama conta, então ele é o mais indicado.
Já no caso do guidão de alumínio ele não precisa cuidar tanto com quedas como o de carbono, ele é confortável e mais pesado, mas a diferença é baixa. Se você é o tipo de ciclista que não se incomoda tanto com o peso, ele é uma ótima opção.
Agora que você já sabe sobre os guidões de bicicletas de mountain bike o que acha de dar uma passadinha na loja virtual Mx Bikes e olhar as variedades de guidões disponíveis, assim como outros equipamentos indispensáveis a qualquer ciclista? Clique aqui e confira.
Para sugestões e dúvidas é só comentar aqui embaixo. Até breve.