Por Camila Suota
É fato, as mulheres a cada dia mais estão interessadas em pedalar. Não importa o tipo de pedal elas sempre estão marcando presença na montanha, na rua, nas trilhas, nas rodovias, treinando ou a passeio elas vieram para ficar.
Elas sabem que pedalar é muito bom, mas estão sempre em busca das melhores experiências com a prática do ciclismo. Algumas inclusive fazem parte de equipes de ciclismo apenas com mulheres, grupos de pedais, compartilham seu dia a dia com a bike nas redes sociais e buscam incentivar outras mulheres a pedalar também.
Com tantas mulheres começando no mundo do ciclismo a ideia desse post é justamente ajudar as novas ciclistas a entender sobre as roupas de ciclismo femininas. E é lógico que existem variedades de roupas de ciclismo produzidas e pensadas exclusivamente para a melhor experiência da ciclista durante o pedal. Além disso, são produzidas levando em consideração a anatomia da mulher, que é diferente quando comparada com a do homem.
Mas a real necessidade do uso de roupas de ciclismo por mulheres é que nem toda roupa que é confortável para o dia a dia é indicado para uso em cima de uma bicicleta. Existem roupas apropriadas para o ciclismo como se fossem o uniforme dos ciclistas, e convenhamos, é sim o uniforme desse esporte.
Bom, se você é nova no mundo da bike ou conhece alguma mulher que está começando a pedalar, você precisa conhecer ou compartilhar essa matéria com ela sobre os tipos de roupas de ciclismo feminina. Agora vem comigo...
Bermuda de ciclismo feminina e bretelle feminino
A bermuda de ciclismo é diferente daquelas bermudas para realizar atividade física na academia, por exemplo. As bermudas para ciclismo possuem forro que protegem a região de maior atrito quando sentado sobre o selim (assento) da bike, ou seja, absorvem impactos na região do glúteo.
No caso do bretelle feminino ele possui a mesma função da bermuda, a diferença é que eles possuem alças como se fosse um suspensório e não possuem elástico na linha de cintura. Indicado para as pessoas que sentem o elástico da bermuda apertando na região do quadril.
Vale lembrar que esses dois tipos de roupas não são unissex, mulheres tem um tipo específico de forro. Na bermuda e bretelle feminino, o forro é menor em comprimento e mais largo na parte de trás. Em relação as alças do bretelle feminino, são desenvolvidos para que não apertem a região do peito.
Calça de ciclismo
A calça é uma ótima opção para quem pedala em dias mais frios. Esse tipo de roupa também possui forro e não são unissex. Falando em forro, eles seguem o mesmo padrão da bermuda e do bretelle feminino.
Com uso da calça de ciclismo você não vai sentir frio nas pernas e também pode utilizar essa peça para não ter marcas do sol no corpo, afinal muitas mulheres se incomodam com isso quando vão usar um vestido ou outro tipo de roupa que mostra as famosas marcas de ciclista.
Camiseta de ciclismo feminina
A camiseta de ciclismo produzida para a ciclista possui bolsos na parte de trás da camiseta, alguns modelos inclusive possuem bolso impermeável capaz de proteger objetos que não podem ser molhados. Esses bolsos são úteis para carregar ferramentas, barrinha de cereal, celular, além de outros itens indispensáveis em um pedal.
Existem camisetas com zíper que vai até a linha da cintura e aqueles que não abrem totalmente. Vai da opção de cada mulher.
Outro detalhe nas camisetas é que normalmente elas possuem elástico na barra da cintura e até mesmo nas mangas para evitar com que se mexam e apareça o corpo da mulher. Existem diferentes grafismos e cores, tudo para deixar as mulheres lindas em cima da bicicleta.
Macaquinho de ciclismo feminino
O macaquinho feminino é uma peça única. O tipo de roupa que as mulheres adoram porque ele fica muito bonito no corpo e não precisa combinar, porque ele mesmo já combina. Além disso, ele é o tipo de roupa confortável e que possui forro assim como a bermuda, bretelle e calça de ciclismo.
Outro detalhe nesse tipo de roupa é que ele não possui elástico na linha da cintura, ou seja, fica muito mais confortável porque não aperta.
Resumindo, os maiores benefícios são: máximo de conforto ao pedalar, modelo acinturado proporcionando caimento perfeito, possui bolsos para transportar objetos necessários em um pedal, é lindo devido os diferentes grafismos e cores diversificadas.
Jaqueta de ciclismo
A jaqueta de ciclismo é ótima para aqueles dias em que está muito frio e você não quer deixar de pedalar. Elas são leves, mas ao mesmo tempo garante a proteção térmica do seu corpo em dias mais frios.
Outra opção, são as jaquetas corta vento. É uma jaqueta que mantem a ciclista com menor incidência de vento gelado no corpo, isso ajuda a manter a temperatura do corporal e é muito mais reconfortante pedalar assim.
Além disso, algumas jaquetas que cortam vento podem ser utilizadas em diferentes climas, não apenas no frio intenso. Existem jaquetas finas e leves voltadas para a atleta que busca maior desempenho em cima da bike e praticidade, pois essas jaquetas mais finas podem ser dobradas e guardadas no próprio bolso da camiseta. Legal, né?
Pernitos e manguitos
Você deve estar se perguntando: Mas o que é esse tipo de roupas?
Bom, o manguito é como uma manga de uma camiseta de manga longa. Ele é utilizado para proteger os braços do frio ou do calor. Além de ser um tipo de roupa que proporciona praticidade,pois é possível retirar os manguitos e guardar no bolso de trás da camiseta de ciclismo.
Já o pernito tem a mesma função que o manguito, mas é lógico na região das pernas. Muito utilizado em dias frios ou quando não quer pegar aquelas marcas de ciclista nas pernas.
Existem manguitos e pernitos que são específicos para dias frios, os quais possuem tecidos felpados. Já os específicos para dias quentes possuem tecidos que garante maior frescor e proteção UV.
Meias e bandanas
As meias de ciclismo não são iguais as meias convencionais. Mas por quê?
Pelo fato de proporcionar melhor conforto para as ciclistas e solucionar possíveis situações, como por exemplo,o inchaço nos pés.
A meia de ciclismo ajuda a não inchar os pés durante a prática do ciclismo, pois é normal que isso possa acontecer devido o aumento da circulação sanguínea. São meias apropriadas para usar com a sapatilha de ciclismo, são resistentes nos calcanhares e ponta dos pés, região que pode causar mais atrito. Além disso, proporciona maior liberação e absorção de umidade.
Já as bandanas são bastante utilizadas como uma forma de proteção na região da cabeça e orelha em dias frios contra aquele vento gelado e em dias quentes ajudando a absorver o suor e proteger do sol.
Bom, agora você já conhece o guia completo com as roupas femininas para pedalar e entendeu que existem diferenças em relação as roupas de ciclismo feminina e a masculina. Se você ainda não tem roupa de ciclismo, aproveita e acesse AQUI a loja virtual Mx Bikes – lá você encontra variedades e o melhor custo benefício do mercado. Não esquece de compartilhar esse post com aquela amiga que está começando agora nos pedais ou tem dúvidas sobre as roupas para ciclismo.