Nível de proteção da luva ciclismo
Um ponto muito importante, afinal, a luva ciclismo é para isso mesmo.
Mas em qual nível de proteção você se encaixa? Vamos falar da proteção contra impactos por primeiro.
Se você pedala por trilhas fechadas, faz downhill, enduro ou all mountain, sabe que uma luva fina e sem proteções extras não vão ajudar muito em uma queda ou ao se enroscar em um galho.
Por isso, as luvas de maior proteção contam com pontos emborrachados no dorso das mãos, afinal, contra os impactos diretos, a qualidade nesse fundamento é mais que necessária.
Nas luvas ciclismo mais tradicionais, a proteção se dá mesmo pelos tecidos mais grossos no dorso, especialmente nos modelos fechados, que são voltados para uma proteção ligeiramente maior.
Nos modelos de luvas ciclismo voltados para a performance, de forma bem simplificada, não há proteções e o tecido é leve e altamente respirável, ajudando a proteger em casos de quedas como uma segunda pele a ser gasta apenas, nada mais.
O outro nível de proteção é contra o frio, nesse caso, todas as luvas ciclismo são fechadas, e a diferença aqui é a forração que pode ser felpada e o tecido externo que pode ter tratamentos contra umidade, no mesmo estilo das jaquetas corta vento.
Ao lado você confere um bom exemplo de luva para frio e umidade, e que é perceptível a espessura ligeiramente maior, mas com os tecidos atuais, o controle e conforto para pedalar são quase iguais ao de uma luva convencional.
Na foto abaixo você confere exemplos de luvas de proteção, normais e de performance.