Tamanho, peso e materiais de construção
Outro fator muito importante nas ferramentas bicicleta é o tamanho e peso delas, ou seja,
o quanto impactam no seu trajeto em relação peso x conforto.
Qualquer ciclista que se preza e que não tenha socorro deve levar alguns itens para não ficar pelo caminho, como ferramentas, água, comida, câmara extra e bomba de ar (se usar tubeless macarrão e CO2) e isso é fato, desde o pedal de 10 km até o longão de quantos quilômetros você quiser chamar o seu, mas o fato é, que passou de uma quilometragem que seja ruim, voltar a pé empurrando a bicicleta de sapatilha ou de tênis, é horrível.
Mas sair pedalar e levar uma mochila com um jogo de chave nas costas também não dá, é muito ruim o peso, o desequilíbrio que pode causar, o barulho das chaves batendo, simplesmente não rola.
Então surgiram os canivetes de chaves para bike. Compactos (alguns nem tanto) e multifuncionais. Pronto, resolvido. Ou não, afinal, alguns são feitos com materiais ruins, pesados, cheios de chaves desnecessárias e ferramentas inúteis para determinados grupos de ciclistas e bicicletas.
Daí olhar o que você precisa, e quando definido, olhar a qualidade da ferramenta de bike, afinal, se você sair e pegar uma chuva no meio do caminho e sua ferramenta molhar, daqui a 3, 4 dias quando você for pegar ela e ela estiver já começando a enferrujar é triste, ou ainda, as chaves enroscarem por causa do pó, ficarem travadas, descascando, entortar... dinheiro jogado fora.