A principal diferença entre os pneus convencionais e os tubeless é que o
segundo modelo não necessita de câmara de ar para rodar. Nesse modelo o pneu
vai preso diretamente ao aro, é vedado e segura o ar sem a necessidade da
câmara.
O selante líquido é injetado dentro do pneu tubeless e é
responsável por protegê-lo em caso de algum furo de ate 3mm. Quando o objeto
fura o pneu, a pressão do pneu empurra o líquido selante através do furo,
vedando o local.
Como comentamos acima, 98% das vezes você nem percebe quando o pneu fura - pois a camada de selante irá proteger seu pneu e evitar que ele murche. Mas, se o rasgo for muito grande (acima de 3mm), o selante não vai aguentar veda-lo sozinho e aí você vai precisar de um plano B.
É muito raro rasgar o pneu de forma que o selante não consiga dar conta de vedá-lo. Mas, caso isso aconteça, o seu plano B é utilizar um kit reparo como o Thumbs Up. Esse tipo de kit vem com reparador de plástico, solução de borracha, ferramenta de punção e ferramenta agulha - todas para auxiliarem na hora do remendo. Além disso é sempre bom incluir uma câmara de ar reserva para fazer o reparo mais simples e seguir em frente.
Conforme você vai girando, o selante vai acabando naturalmente e o pneu
degradando. Quanto mais você usar sua bike, mais rápido vai ter que repor o
selante dos pneus - o mesmo vale para trocar o pneu.
Em linhas gerais, a partir do terceiro mês de uso você precisa ficar atento para perceber se existe muitos furos cobertos pelo selante no pneu. Eles deixam uma ligeira elevação para fora e é fácil ver quantos furos já foram cobertos. Se você perceber muitos desses pontos certamente já é hora de trocar de pneu ou verificar o selante.
Caso você não perceba furos, é aconselhado trocar o selante em no máximo 6 meses de uso. Lembrando que mesmo que você não esteja usando muito sua bike essa manutenção precisa ser feita, pois se a bicicleta está a muito tempo parada o selante pode ter secado e não vai ter a mesma eficácia.
Para trocar o selante é simples: basta abrir o pneu, raspar o selante antigo e colocar um novo.
A primeira coisa a ser observada se você quer fazer a conversão do seu
pneu normal, é verificar se o seu aro é compatível com o tubeless. Se ele for,
basta tirar câmara e o pneu antigo e trocar pelo novo modelo de pneu.
Para fazer a troca você vai precisar colocar a válvula própria para pneus tubeless - como essa 51mm da Crank Brothes - no lugar onde estava a câmara de ar. Após posicionar a válvula, você deve passar a fita de aro por todo o diâmetro interno do aro.
Depois de passar a fita você posiciona o pneu no aro, coloca a dose de selante e enche ele com pressão - você pode utilizar tubos de CO2, um pressurizador ou um compressor (como esse Shimano Pro Team). Você não pode utilizar uma bomba de mão ou bomba de pé normais pois elas não possuem a pressão necessária para encher esse tipo de pneu.
Para colocar o selante no pneu você pode optar por duas formas
diferentes: pela lateral do pneu, com ele ainda vazio, ou pela válvula depois
de estar montado.
Lateral: antes de terminar de fechar o pneu, coloque o selante pela lateral dele. Você pode ter como base as seguintes medidas: 100ml (no caso do notubes é 60ml por roda) de selante caso sua bike seja aro 29, ou de 80 a 100ml por roda caso sua bike seja aro 27,5. Para ser mais preciso você precisa saber mais informações sobre o tamanho do aro e marca do selante - consulte um especialista para ter mais precisão. Encha com o jato de pressão e espalhe o selante balançando e rodando o pneu depois do processo.
Colocar selante pela válvula: Você precisa primeiro desrosquear o núcleo da válvula e colocar o líquido com o aplicador de selante, injetando lá dentro. Se a válvula não tem núcleo removível, você precisa utilizar uma seringa - Você pode usar uma seringa como essa OKO 60ml. Quando você rosquear a válvula, é natural que um pouco do ar saia - complete novamente o ar.
É recomendado na hora da montagem fazer a aplicação de selante pela lateral, e na hora de uma reposição pela válvula.