Fala ciclistas de plantão
Você já pedalou longas distâncias? Já fez aquele desafio de superar os cem quilômetros com a bike?
Muitos ciclistas desejam realizar o primeiro longão de 100 quilômetros com a bike, mas não conseguem ou acham que não conseguem. O fato de realizar o primeiro 100 quilômetros de bicicleta é um desafio muito instigante diante da superação dos seus próprios limites, cumprir com objetivos desafiadores e conhecer lugares com a bicicleta que nunca explorou antes.
Para esse tipo de pedal (longa distância) é necessário ficar ciente de algumas dicas que irão ajudar você na realização desse desafio e te mostrar que é capaz.
Pedais de longa distância exigem uma certa preparação para enfrentá-los. Muitos ciclistas buscam a orientação de um profissional de Educação Física para um treino específico,seguindo planilhas de treinos.
Se você não tem um treinador,uma dica para preparar o seu corpo para pedaladas de longa distância é começar com pedais de pequenas distâncias. É fundamental para conhecer melhor seu próprio corpo.
Comece com 20 quilômetros e vá aumentando a quilometragem aos poucos. Será possível notar que seu corpo vai criando mais resistência com os pedais... Conforme vai ficando confortável e se sentindo melhor, aumente mais os quilômetros de 20, 40, 50, 60 quilômetros e assim continue.
Os pedais passeios ou treinos devem ganhar intensidade de forma gradual e com isso é possível ganhar experiência com a bike e conhecer melhor seus próprios limites. Portanto, comece com calma.
É normal o cansaço chegar e começar a sentir dor no corpo quando está realizando seu primeiro 100 quilômetros. Afinal, a quilometragem e horas de pedais vão aumentando e começamos a cansar fisicamente e mentalmente. Portanto, utilize a imaginação e mentalize coisas positivas.
Conforme ocorre a preparação física aos longos de pedais de curta distância para a de longa, você começa a preparar sua mente também. É um trabalho de corpo e mente sempre, até porque o nosso corpo não é fragmentado, ele é único.
Sendo assim, não desista na primeira dificuldade, encare aquela subida ou aquele restante que falta para concluir o tão desejado 100 kms, ou seja, só pare até conseguir. Seu corpo vai doer, é normal depois de tantos kms e horas de pedal. Não deixe aquele pensamento negativo de querer desistir te dominar. Se for preciso, pare e descanse um pouco e não esqueça de levar esse pedal como uma diversão. E é assim que tem que ser, né?
Uma dica é fazer um pedal longão com seus amigos(as) ciclistas. Quando pedalamos em grupo, todos estão comprometidos a realizar o objetivo juntos, um motivando o outro e você não vai querer desistir e deixar eles sozinhos nessa. É uma forcinha a mais.
Para um pedal longão é importante usar roupas apropriadas para pedalar e relacionar a escolha da roupa de ciclismo com o clima da região que você mora, se é uma região com dias muito quentes ou frios.
Opte sempre por roupas leves e coloridas para que possa ser visto de longe, afinal serão muitos quilômetros na estrada e poderá garantir mais segurança. Outra dica fundamental é na escolha da bermuda de ciclismo, verifique qual é o tipo de forro e para quantas horas de pedal ele é indicado. Na loja virtual MxBikes existem diferentes modelos e informações sobre o forro e sua densidade, clique AQUI e confira. Fazer a escolha certa da bermuda, ajudará a evitar dores, desconfortos e assaduras durante o pedal.
Além de realizar uma boa alimentação e hidratação um dia antes do pedal, é necessário planejar como manter a alimentação e reposição hídrica durante o pedal para não ter problemas com a desidratação e a falta de energia para aguentar os 100 quilômetros.
Faça um planejamento,considere os locais que poderá parar para descansar e se alimentar. Coma alimentos leves e que possam repor os carboidratos, sódio, além de outros nutrientes que produzem energia para realizar atividade física. Portanto, não fique sem ingerir alimentos.
Além disso, com base na matéria sobre hidratação e reposição hídrica no ciclismo, quando o pedal ultrapassa 3 horas, é necessário o consumo de 500 a 1000 ml por hora de líquidos, contendo 8% de carboidratos, 20 a 30 mEq/l de sódio e 3 a 5 mEq/l de potássio. Visa prevenir a desidratação excessiva e melhora no desempenho esportivo. Portanto, a dica é ingerir: água, bebidas isotônicas e gel energético durante o pedal.
Um acessório que pode ajudar na hidratação em pedais longos é a mochila de hidratação. Com ela é possível carregar diferentes quantidades de litro de água ou outras bebidas.
Antes de sair pedalar, não esqueça de calibrar os pneus e lubrificar a corrente. Observe se está tudo ok com os freios e verifique se não tem nada solto. Depois disso, prepare um kit de equipamentos essenciais para um pedal de longa distância com câmara para o pneu, bomba de ar, espátula e remendo. Isso vai ajudar se caso acontecer de furar o pneu no meio do pedal. E lógico, levar sempre dinheiro para comprar algum alimento durante o pedal e o celular caso precise se comunicar com alguém e para registrar aquela foto, afinal não dá para ficar sem nenhum registro do primeiro longão.
Para sugestão/dúvida comenta aqui embaixo. E se você conhece alguém que está querendo fazer aqueles 100 quilômetros de bike, compartilhe essa matéria.