Fala pessoal, tudo bem com vocês?
Neste post vamos conversar sobre a escolha de uma bicicleta, abordando o tipo de bicicleta, curiosidades e algumas dicas na hora de escolher a sua. Se você já tem uma bike aproveite para compartilhar esse post com quem está a fim de começar no ciclismo, não custa dar aquela forcinha e contribuir com um mundo mais ativo.
Antes de tudo, vamos conhecer um pouco mais sobre a bike. Você já ouviu falar sobre a história da bicicleta? Ela foi criada há mais de 200 anos e os primeiros modelos eram pesadas, com rodas enormes, sem pedais, mas cheia de estilo. As primeiras bicicletas eram feitas de madeira e funcionavam com o impulso dos pés com intuito de ser um meio de transporte mais barato e mais fácil de manter do que os cavalos que eram utilizados na época.
Com o passar dos anos as bicicletas foram evoluindo a cada dia, ficaram mais sofisticadas e leves. Essa evolução não fica só na bike, mas de modo geral nos equipamentos para o ciclista e o legal disso tudo é que foi pensado para atender melhor o ciclista, que vai realizar seu deslocamento até o trabalho, usa a bicicleta para passear ou que é atleta e vai dar o seu melhor nos percursos com sua magrela.
Tipos de bicicletas
Existem diferentes tipos de bicicletas, darei foco nesta matéria em 3 modelos: as famosas mountain bike, as speeds e as bicicletas urbanas.
A bicicleta urbana é o tipo de bike que aguenta bem seu deslocamento para o trabalho, mercado... Talvez você pode estar pensando que a bicicleta urbana possui um estilo mais clássico com paralamas, guidão mais alto, deixando o ciclista em uma posição reta e confortável.
É interessante que você saiba que bicicletas urbanas possuem diferentes modelos, que vai desde as mais clássicas até as bikes especiais e de cargas. Ambas são indicadas para deslocamentos nas vias urbanas e até mesmo para passeios.
Já a mountain bike conhecida também pela sigla mtb são bicicletas indicadas para pedais na terra, percursos acidentados, trilhas, subidas inclinadas, descidas íngremes e muito mais.
A galera que curte esse tipo de bicicleta gosta mesmo é de pedalar no meio da natureza, entre árvores, com sol de rachar e até na chuva. Além disso, com a mountain bike é possível não apenas passear, mas pode se aventurar em competições também.
Quanto a esse tipo de bicicleta existem modelos que vai do iniciante até ao ciclista profissional, e as bikes diferem nas peças e no preço, ou seja, tem para todos os bolsos.
Por fim, a speed é um modelo de bicicleta indicada para pedais em asfalto, ou seja, o famoso ciclismo de estrada. Para a galera que curte velocidade é uma ótima opção de bike.
Além disso, bicicleta de estrada é desenvolvida para ser rápida e leve, possuem pneus estreitos e lisos o que proporciona ao ciclista menos atrito e maior aerodinâmica nas rodovias. Pedalar com uma speed é uma experiência diferente para quem está acostumado a pedalar com bikes urbanas ou mtb, a “pegada” é outra.
Já que o papo é bicicleta, uma curiosidade bem legal é que existem bicicletas com apenas “meio garfo” diferente das convencionais que possuem duas pernas. Esse garfo (suspensão)inovador se chama suspensão lefty. O atleta brasileiro Henrique Avancini e atual campeão mundial pedala com uma mountain bike que possui esse tipo de tecnologia.
Outra curiosidade é o tipo de material que os quadros de bicicletas são produzidos. O material de fabricação pode deixar a magrela mais leve, tornando o pedal um pouco mais fácil para o ciclista porque o menor peso melhora o rendimento do ciclista. Entre bicicletas de alumínio versus bicicletas de carbono, quem ganha são as de carbono por proporcionar cerca de 50 a 80% de peso a menos que as de alumínio. Mas neste caso, o preço das bikes difere também... sendo assim quem ganha nos melhores preços são as bikes de alumínio.
Para quem está começando escolha a bike ideal com base em suas características e necessidades.
Ao escolher uma bicicleta errada isso pode deixar o ciclista desanimando, desconfortável em cima da bike e ainda acabar abandonando a prática ao invés de aderir de verdade. Portanto, fazer a escolha correta ou incorreta acaba definindo se você continua ou não no ciclismo porque as primeiras experiências com a bicicleta contam muito.
Sendo assim, confira algumas dicas para escolher uma bicicleta:
1
Primeiramente, definir o tipo de bicicleta. Para isso você deve considerar a localidade onde mora e o tipo de pedal que pretende realizar, se vai pedalar para passear, porque gostaria de competir ou se vai usar ela para deslocamento no dia a dia. Lembre-se que existem: bikes urbanas (pedal passeio e deslocamentos em cidade), mountain bike (pedal na terra e montanhas) e speeds (pedal na rodovia).
Se quiser pedalar na terra e montanhas, você pode escolher ainda o tamanho das rodas. As rodas aro 26 e 27,5 permitem que o ciclista se mova com mais agilidade e as rodas aro 29 que é amais utilizada pelos ciclistas é ideal para percursos longos e maior velocidade. Além disso, você pode escolher uma mtb com uma suspensão ou dupla suspensão para pedais em percursos acidentados e com obstáculos.
2
Após definir a bicicleta, saiba escolher o tamanho correto da bike.
Saiba que os tamanhos diferem e que é necessário considerar a altura do futuro ciclista na hora de comprar uma bicicleta. Se você não sabe qual é o seu tamanho de bike, confira nossa matéria 6 dicas que todo ciclista iniciante precisa saber, aqui você vai encontrar todos os tamanhos de bicicletas (bike urbana, mtb e speed) de acordo com a altura.
Com essas dicas não tem erro ao escolher sua bicicleta.
Aproveite para conhecer nossa loja virtual Mx Bikes clicando aqui, você vai encontrar bicicletas para adultos e crianças e a maior variedade de equipamentos para começar com tudo no ciclismo.