Touca/Gorro, legionário, pirata e lenço
As formas que podem exigir um pouco mais de cada ciclista na hora do uso, envolvem a cobertura da cabeça.
Isso acontece para não deixar um volume muito grande e incômodo do uso conjunto com o capacete ciclismo, mas nem por isso, são tão complicadas assim a ponto de não permitirem o uso de forma confortável.
O gorro ou touca é a maneira que oferece de uso de forma mais grossa em conjunto com o capacete ciclismo, já é que utilizado pela dobra do tecido, mas como em geral são tecidos mais finos não atrapalha em nada o uso.
Para a utilização no sistema legionário, a proteção na nuca é o ponto chave, fazendo com que nos dias de sol, as queimaduras possam ser minimizadas, assim como na cabeça.
A utilização no estilo pirata é bem similar ao do modo legionário, mas com aquele ar mais fino na parte posterior, com o nó típico de pirata, que cobre a cabeça mas que não chega a proteger tão grande a nuca como no legionário.
Por fim, o lenço é mais utilizado pelas ciclistas, onde ao passar pelo cabelo, deixa o restante da bandana protegendo os cabelos, mantendo tudo em ordem contra raios solares, frio e na proteção contra sujeira.