Fala ciclistas de plantão
Você conhece sobre os pneus da sua bicicleta? Os tipos de pneus que existem no mercado? Bom, para cada situação de uso da bicicleta, existem modelos indicados e adequados diante do tipo de terreno.
O fato é que a mountain bike é utilizada muitas vezes como uma bicicleta urbana, além de ser indicada para o lazer e esportes em estradas de terra. E neste sentido, o pneu influencia o rendimento da pedalada. Portanto, a escolha do pneu ideal para sua bike é fundamental.
Vem comigo e fique por dentro desse assunto...
Os materiais existentes na composição e fabricação de pneus para bicicletas influencia na resistência, no peso e preços. Existem pneus com arrame na borda de encaixe com o aro, os pneus com aramida na borda que é conhecido por possuir a tecnologia kevlar (deixa o pneu leve e dobrável) e os pneus kevlar tubeless para usar com selante.
Além desses detalhes, outra característica interessante são os TPI. O TPI é a quantidade de fios de nylon por polegada quadrada presente no pneu, ou seja, são como fibras encostadas e então não há espaços para borrachas. Os TPI deixam o pneu mais flexível, se moldam no chão e nos obstáculos.
Neste sentindo, no pneu existe a descrição de quantos TPI. Quanto maior a quantidade de TPI mais leve e mais flexível será. Já no caso dos pneus com menos TPI, significa que há borracha entre os fios o que deixa o pneu mais pesado, porém mais resistentes a rasgos e a cortes.
Para pedalar em zonas urbanas escolha pneus que garantam melhor rolagem. Neste caso, são indicados:
O MTB na cidade, ou seja,quando se pedala em asfaltos a calibragem pode ser maior. No asfalto o pneu da bike da boa aderência e tem menos irregularidades então a bicicleta não vai ficar muito desconfortável. Além disso, com os pneus mais cheios a área de contato do pneu com o chão será menor o que favorece uma rolagem melhor, ficando mais leve para pedalar e rende muito mais.
No caso da prática do mountain bike mesmo em estradas e trilhas existem diferenças em relação aos pneus.
Para dias de terrenos secos e/ou com cascalhos é indicado pneus com cravos baixos e espaçados para maior rolagem, como por exemplo, em estradões.
Existe também o pneu para todos os tipos de terrenos com cravos inclinados, normalmente aparece o símbolo TT descrito no próprio pneu.
É interessante utilizar na roda da frente pneu com cravo alto, afinal é preciso ter mais grip ao entrar em uma curva e ter mais agressividade no pedal. Então ele irá segurar muito melhor...
Na traseira o ideal é um pneu mais rolado o que significa que ele tenha cravos baixos.
Em relação a calibragem dos pneus para pedalar na terra, deve ser baixa. Afinal, nos estradões sempre tem pedrinhas, areia e em uma curva é possível escorregar com uma calibragem maior.Utilizar uma calibragem baixa deixa a bike confortável, proporciona mais aderência e pula menos.
Em caso de trilhas com pedras e cascalhos, é necessário usar uma calibragem maior para não correr o risco de cortar ou rasgar o pneu.
Sobre a calibragem em trilhas enlameadas, ela deve ser baixa. Existem muitas partes que escorregam devido as raízes e erosões, assim com uma calibragem baixa no pneu é possível ter uma tração bacana o tempo todo.
Para encontrar a calibragem ideal a bike é preciso levar em consideração o peso do ciclista. Existem tabelas prontas na internet com indicação de peso e a quantidade de PSI (Pound Force per Square Inch) que se trata da unidade de medida utilizada no Brasil para a calibragem de pneus, mas não é indicado confiar em tabelas assim porque existem muitas influencias que vão desde o peso do ciclista, o material do pneu e até mesmo tipo de terreno que ele pedala.
A maioria dos ciclistas calibram o pneu entre 28 a 40 PSI, mas o ideal é que cada ciclista realize experiências com a calibragem encontrando a melhor para cada caso.
Espero que tenham gostado e a gente se vê por aí nos próximos posts, valeu. Há e não esquece de acessar aqui a loja virtual Mx Bikes e encontre tudo o que você precisa para sua mountain bike, a melhor loja de ciclismo do Brasil.